Vendas do Dia das Mães têm menor crescimento em 7 anos, indica Alshop
As vendas para o Dia das Mães deste ano tiveram o pior desempenho dos últimos sete anos, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Até o final do últim domingo (10), segundo sondagem feita pela associação, o crescimento real das vendas (descontando a inflação) ficou entre 0,5% e 1%, em comparação a 2014.
A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) era de que o Dia das Mães em 2015 registrasse o pior volume de vendas desde 2004. “O Dia das mães é o Natal do primeiro semestre. É disparada a maior data do varejo no começo do ano. E ela vem no momento em que o varejo tem o seu pior período desde 2003”, explicou Fabio Bentes, economista da conferederação.
Pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada na semana passada mostrava que o preço dos principais produtos e serviços que costumam ser ser escolhidos como presentes para a data subiram, na média, menos do que a inflação. Os destaques são os aparelhos de TV que tiveram queda de preço de 5,08%. Na sequência, celulares e cintos e bolsas, que estão 4,61% e 0,84% mais baratos, respectivamente.
Nem todos os itens da lista, entretanto, subiram abaixo da inflação. Para os filhos que quiserem levar suas mães para passear, o custo dos serviços estão mais salgados neste ano. Nos últimos 12 meses, o valor do ingresso de shows musicais subiu 21,88%. Já os serviços de salão de beleza e os restaurantes ficaram mais caros, em média, 10,88% e 8,73%, respectivamente
Fonte: G1
0 comentário(s)