Sethas sedia reunião técnica com representantes de nove municípios do RN
A Secretaria do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), sediou, na manhã de hoje (11), uma reunião técnica com gestores e conselheiros dos municípios que não finalizaram o demonstrativo 2009 ou o plano de ação 2010 dos recursos solicitados junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Dos 167 municípios norte-rio-grandenses, nove não conseguiram concluir o processo dentro do prazo estipulado pelo MDS, encerrado no dia 30 do último mês. Apesar do trabalho de capacitação desenvolvido pela Sethas, os municípios de Bodó, Caiçara do Rio dos Ventos , Extremoz, Janduís, Jardim de Angicos, Pedro Velho, Pilões, Serra Caiada e Touros não conseguiram finalizar o processo de apresentação dos dois aplicativos, revela o coordenador da assistência técnica da Sethas, Antônio Galdino Sousa Neto.
Dentre as dificuldades citadas pelos representantes dos municípios para a não finalização da tarefa em tempo hábil, foram recorrentes os problemas com a conexão da Internet e com o manuseio de senhas do portal WebSUAS. A não apresentação dos dois processos pode resultar em sérias conseqüências para os municípios, como a desabilitação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, conseqüentemente, grandes perdas de estimo financeiro.
Na ocasião, ficou definido que os municípios terão de apresentar, até a próxima sexta-feira (13), um relatório circunstancial das razões que os impediram de cumprir com os prazos de demonstração dos aplicativos. A secretaria terá o papel de intermediar, junto ao MDS, uma solução conciliatória para que as populações beneficiárias dos programas sociais não sejam prejudicadas. A Sethas comprometeu-se a buscar por todas as formas possíveis uma solução satisfatória para esse caso, finalizou Gercino.
0 comentário(s)