Sesap recomenda cuidados com excessos alimentares
As tradicionais festas de fim de ano – Natal, Ano Novo e confraternizações -, com a possibilidade que oferecem de excessos alimentares e de bebidas, aliadas à chegada do verão, quando as temperaturas sobem acima da média, devem servir como um alerta para que as pessoas aumentem os cuidados com o corpo.
A advertência é da nutricionista Michelli Nascimento, do Núcleo de Alimentação e Nutrição, da Subcoordenadoria de Ações de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), acerca dos excessos que devem ser evitados neste período, a fim de preservar a saúde, principalmente, do fígado, um dos órgãos mais atingidos com os “comes e bebes”.
"Por esta época, há um aumento sensível no consumo de comidas mais gordurosas e ingestão de bebidas alcoólicas, com isto, há uma sobrecarga no fígado. Como no verão a gente perde muito líquido, um desequilíbrio no consumo de bebidas leva a um estado de desidratação preocupante. Daí que deve ser uma preocupação nossa, permanente, evitar ingerir muita gordura, além de consumir muitas frutas, legumes e verduras. São alimentos mais leves e de fácil digestão”, explica.
0 comentário(s)