Pronatec ressocializa através da profissionalização de detentos no RN
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc investe na ressocialização e profissionalização dos internos do Sistema Penitenciário do Estado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). É uma oportunidade para os internos que cumprem pena nos regimes aberto, semiaberto, fechado terão a oportunidade de voltar a estudar e se especializarem em uma área técnica.
De acordo com a gestora de educação da Sejuc, Aderleth Bezerra, “O Pronatec além de garantir a profissionalização e certificação, o reeducando conquista o benefício da remissão de pena pelo estudo”.
Na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, sete apenados do sistema semiaberto estão matriculados no curso de mecânica de motor à diesel, ministrado para uma turma mista com pessoas privadas de liberdade e pessoas não privadas de liberdade.
Na unidade prisional de Parnamirim, 25 internos do regime fechado estão estudando Revestimento Cerâmico. Uma turma também foi aberta na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde mais 25 internos estão participando do curso de pedreiro de alvenaria estrutural. Em Parnamirim, 25 Internos iniciaram as aulas do Pronatec, em março, e estão estudando para se profissionalizarem como aplicadores de revestimento cerâmico. A prática do curso será o revestimento cerâmico da enfermaria e na unidade de Nísia Floresta, será a construção de canil.
0 comentário(s)