Projeto do Sebrae incentiva economia criativa nos bairros
O potencial cultural, artístico e criativo de algumas localidades da capital potiguar receberá estímulos para se desenvolver e gerar novos negócios com o projeto Territórios Criativos. A iniciativa foi, idealizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e conta com o apoio técnico e pedagógico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). O projeto será lançado hoje nas Rocas e, amnhã, na vila de Ponta Negra. Esses bairros foram escolhidos em função da diversidade cultural, turística e gastronômico das duas comunidades.
O projeto faz parte da estratégia do Sebrae para criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos territórios onde atua, incentivando o empreendedorismo, ancorado em processos produtivos de base criativa. A ideia do projeto é, ao longo de um ano, trabalhar fortalecer a economia criativa da localidade, com capacitações e apoio à qualificação para o desenvolvimento de produtos e serviços criativos pelos agentes locais.
A solenidade de lançamento do Projeto Rocas Território Criativo está marcada para as 19h, na quadra de esportes do colégio estadual Café Filho. Na ocasião, serão detalhadas as ações previstas para o bairro e também haverá apresentações culturais. Artistas e grupos das Rocas vão mostrar o que o local tem de melhor em termos criativo. Já o lançamento do Projeto Vila Território Criativo será no Centro Pastoral da Vila de Ponta Negra, a partir das 18h. Assim como nas Rocas, estão programados o detalhamento das ações a serem desenvolvidas na área e apresentações culturais, como uma mostra da potencialidade cultural e criativa do local.
De acordo com a gestora do projeto no Sebrae-RN, Cátia Lopes, incentivar a expansão da economia criativa é uma estratégia fundamental para o empoderamento socioeconômico dos territórios. “Isso se consegue através da promoção da expressividade como uma dimensão básica da dignidade, da inclusão social e do pleno exercício das liberdades”. Para Cátia Lopes, o fomento de negócios criativos inclusivos e com foco na sustentabilidade contribui para inserção socioprodutiva de pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
0 comentário(s)