Programação Sebrae na Festa do Boi aborda temas ligados à fruticultura e horticultura
A técnica de cobrir as plantações com plástico, conhecida como plasticultura, pode ser uma excelente solução para aumentar a produtividade em pequenas propriedades de fruticultura irrigada. Isso porque essa técnica chega a aumentar a produção em cerca de 30% e reduz os custos com insumos produtivos, como água e energia elétrica, da ordem de 50%. A utilização da plasticultura na fruticultura será um dos destaques da programação desta quinta-feira (13) do Espaço Empreendedor Rural, montado pelo Sebrae na 54ª Festa do Boi. O evento prossegue até o sábado (15) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).
A técnica será apresentada pelo consultor Vercélio Lima com a palestra ‘Cultivo Protegido e Plasticultura na Fruticultura Irrigada’, prevista para começar às 14h, no auditório 2 do espaço. Outras áreas da fruticultura também serão contempladas na programação como é o caso da cajucultura. O consultor Hélio Andrade vai proferir a palestra ‘Processamento de Castanha – Como agregar valor ao produto’, especialmente voltada para quem cultiva cajueiros e quer beneficiar a castanha. O consultor também vai falar sobre o processamento de frutas de maneira geral e as formas de agregar valor ao produto em outra palestra: ‘Processamento de Frutas – Como agregar valor ao produto’. Essa última prevista para às 11h30 e a primeira às 17h20.
Durante a programação, o gestor do projeto de Fruticultura e gerente do Escritório Regional do Sebrae no Médio Oeste, Franco Marinho, fará uma apresentação dos resultados obtidos com o Projeto Agroindústrias de Polpa de Fruta. A iniciativa do Sebrae atende hoje a produtores em várias região do Rio Grande do Norte. O projeto beneficia 800 fruticultores potiguares e estimula a implantação de unidades de processamento de polpas – já são dez unidades no Oeste e Médio Oeste.
0 comentário(s)