0 comentário(s)

Pesquisa aponta segunda menor taxa de desemprego desde março de 2002

Os números da Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de novembro, divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam a abertura de novas vagas de emprego formal no país. A taxa de desocupação foi estimada em 4,9%, a menor para o mês de novembro desde o início da série, em março de 2002, e também a segunda menor de toda a série – perdendo apenas para a de dezembro de 2011, que ficou em 4,7%.

A taxa de novembro representou uma queda de 0,4% em relação a outubro. A população desocupada (1,2 milhão de pessoas) caiu 0,8% em relação ao mês anterior, com menos 106 mil pessoas procurando trabalho. Na comparação com novembro de 2011, a variação foi de 2,8%, o equivalente a mais 634 mil pessoas ocupadas.

Na última quarta-feira (19), dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também demonstraram que, apesar do cenário de crise econômica internacional, o país manteve, até novembro, um saldo positivo na criação de novas vagas de trabalho com carteira assinada, com 46.095 novos empregos, representando um crescimento de 0,12% em relação a outubro. No acumulado do  ano até novembro, foram abertos 1.771.576 postos de trabalho, expansão de 4,67% no nível de emprego, ainda segundo o Caged.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *