Parnamirim reafirma participação em programa Transformando Destinos
Os secretários de Parnamirim participaram na manhã de ontem (1º) na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), I Seminário de Políticas sobre Drogas do RN – Transformando Destinos. O evento foi aberto por Rinaldo Reis Lima, procurador-geral de Justiça.“Estamos aqui hoje para reafirmar a parceria entre o Ministério Público, Judiciário e Executivo no sentido de combater as drogas em nosso estado”, disse.
O chefe de gabinete civil, Márcio César Pinheiro, representou o prefeito Maurício Marques. Parnamirim, Mossoró e Natal serão as primeiras cidades do estado potiguar a ter implantado o programa Transformando Destinos.
O psiquiatra Leon de Souza abordou sobre a política de drogas no Brasil que despenalizou o uso de droga, a partir da Lei 11.343 de 2006. O palestrante traçou um perfil do sistema prisional brasileiro.
De acordo com os dados apresentados, há atualmente no País, 600 mil presos. Quarenta por cento dos presos estão no regime provisório; 56% tem idade entre 18 a 29 anos; 67% são negros; 80% não chegaram ao ensino médio e 35% estão presos por tráfico de drogas.
Leon de Souza disse ainda que o problema com as drogas lícitas é muito mais preocupante, tendo em vista que o álcool atinge de 6% a 12% da população adulta enquanto o crack 0,8%. Apesar dos números alarmantes, o psiquiatra defende o tratamento com base comunitária e coloca a internação apenas para casos que realmente necessitem.
0 comentário(s)