0 comentário(s)

Parnamirim intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti

A força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti,transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus chegou esta semana ao bairro de Boa Esperança. No início do mês, 80 agentes de endemias de Parnamirim e cerca de 150 soldados da Força Aérea Brasileira iniciaram as ações de prevenção e combate nos bairros do Parque Industrial e Centro.

 

De segunda a sexta, 80 agentes de endemias e 40 soldados disponibilizados diariamente pela FAB estão percorrendo as ruas, a fim de realizar uma varredura para evitar que o surto de dengue e zika vírus aumente com o período chuvoso.

 

Cada equipe é composta por um agente epidemiológico e dois militares, sendo responsáveis por identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt. "A nossa média é vistoriar cerca de 20 casas diariamente. Com esse reforço da FAB, nós estamos conseguindo até um pouco mais", disse o agente de endemias, Pedro Junior.

 

Apesar do caráter educativo, os agentes encontram dificuldades em realizar o trabalho focal em residências. "Encontramos muita resistência de moradores que não abrem suas portas, talvez pela questão da insegurança. Nesses casos nós notificamos as residências e seus proprietários e repassamos para a Secretaria de Saúde entrar em contato para serem tomadas as devidas providências", destacou Pedro.

 

Para a realização do trabalho focal, a Prefeitura disponibiliza todo o material. Os agentes e Soldados são munidos de protetor solar, pesca-larva, pranchetas, picadeira, lanterna, larvicida e tubos de vidro.

 

Na próxima semana, a força-tarefa chegará aos bairros de Jardim Planalto e Liberdade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *