0 comentário(s)

Parceria permite troca de experiências no combate às doenças negligenciadas

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu nesta quarta-feira (19) a visita de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) para apresentação do Programa Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, aplicado com sucesso em 108 municípios pernambucanos prioritários para o combate a sete doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas.

As doenças negligenciadas são assim chamadas por apresentarem baixo investimento dos laboratórios na produção de medicamentos, em sua maioria estão concentradas nas populações de baixa renda e, geralmente, não são priorizadas pelos gestores em saúde. São elas: tracoma, tuberculose, Doença de Chagas, hanseníase, esquistossomose, geohelmintíase e filariose.

De acordo com Juliana Araújo, Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, uma parceria entre Sesap e a SES/PE permitiu a vinda dos técnicos de Pernambuco para apresentar suas experiências com o Programa Sanar e, em contrapartida, a Sesap enviou 10 técnicos para auxiliar na busca ativa de pacientes com Tracoma daquele estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *