0 comentário(s)

MPRN adere ao ‘Setembro verde’ e realiza ação para estimular doação de órgãos

Uma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores, um ato que pode salvar muitas vidas. Com este objetivo, é realizado o "Setembro verde", tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado no próximo dia 27. Este ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é um dos apoiadores da campanha.

 

No dia 15 de setembro (quinta-feira), a Instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos. "É importante levantar o tema. Vamos levar folders explicativos e quem quiser poderá nos passar os dados para fazer a carteira de doador", explicou a diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa.

 

Embora a carteirinha não tenha valor jurídico, ressaltou Raquel Barbosa, é pertinente para que os familiares tomem conhecimento do posicionamento do parente. "A decisão vai ser sempre da família, no caso dos doares falecidos. Então, é mais comum que respeitem o que foi definido pelo parente ainda em vida", declarou.

 

Atualmente, no Rio Grande do Norte, há 142 pessoas esperando por um transplante de córnea, 155 por um transplante de rins e 35 por uma doação de médula óssea, segundo dados da Central de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

 

A negativa familiar, inclusive, é justamente um dos maiores problemas enfrentados, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Raíssa Marques.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *