0 comentário(s)

Hermano promove Audiência Pública sobre a crise da cajucultura no RN

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) será o propositor nesta quarta-feira (27) da Audiência Pública que tem o objetivo de discutir "A crise e a necessidade de revitalização da cajucultura. O evento será realizado a partir das 14h no auditório Cortez Pereira (Plenarinho) e contará com a presença de vereadores, prefeitos, secretários de agricultura de municípios, representantes do Estado do Rio Grande do Norte, produtores rurais, Federação da Agricultura (FAERN), entre outros.

 

A pior seca dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte está devastando as plantações de caju, uma das principais atividades econômicas do estado. No município de Serra do Mel, um dos maiores produtores de castanha de caju do país, a estiagem também tem sido implacável. Sem água, as plantas desidratam e morrem.

 

O Rio Grande do Norte é o principal exportador de castanha de caju do país. Para se ter noção do tamanho do prejuízo ano a ano, em 2011, último ano que se registrou boas chuvas no estado, 5,7 mil toneladas de castanha de caju fresca e sem casca foram vendidas para o exterior. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No ano de 2014, já em emergência por causa da seca, o RN mandou para fora do país pouco mais de 3,3 mil toneladas. Em 2015, de janeiro a outubro, pouco mais de 1,7 mil toneladas foram exportadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *