0 comentário(s)

Frente debate retirada de veículos de tração animal das ruas

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais se reuniu nesta manhã (06) na Câmara Municipal do Natal para discutir o Projeto de Lei que institui a política municipal de retirada de veículos de tração animal das ruas da capital. Do debate, participaram representantes de secretarias municipais, de entidades de defesa dos animais, Ministério Público, legislativo e carroceiros. A reunião foi coordenada pelo presidente da Frente, vereador Sandro Pimentel (PSOL).

 

Segundo o parlamentar, o projeto que prevê a retirada dos veículos de tração animal das vias urbanas encontra-se na câmara desde o ano passado e tramita na comissão de Justiça, tendo ainda que passar pelas comissões de Finanças e de Planejamento para chegar a plenário. "Creio que, se tudo ocorrer dentro do cronograma, em pelo menos seis semanas estaremos votando. O projeto ainda enfrenta a resistência dos carroceiros que temem pelo futuro deles, mas nós estamos pensando na vida e saúde dos animais, que se reflete também na saúde da população", disse.

 

A promotora de justiça, Rossana Sudário, autora de uma ação civil pública contra os maus tratos com animais que resultou no projeto de lei em questão, disse que já foram realizadas audiências públicas com os carroceiros e que o projeto retira os animais da rua porque na situação em que se encontram também oferecem risco sanitário.

 

A procuradora do município, Cássia Bulhões, explicou que o projeto enviado à Câmara não trata da retirada dos carroceiros da rua, que podem usar as carroças com outro tipo de tração, como a de bicicletas, mas que a intenção é coibir os maus tratos aos animais, criando uma politica que possibilitasse a formação sócio-produtiva dos condutores, melhorar a mobilidade e a segurança do trânsito e evitar o acúmulo irregular de resíduos nas vias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *