Fornecedores do consórcio que vai construir aeroporto serão capacitados
Uma parceria entre Sistema FIERN, SEBRAE, Banco do Nordeste e Governo do Estado vai assegurar a capacitação técnica, profissional e financeira dos potenciais fornecedores para o consórcio Inframérica, que venceu o leilão para construir e operar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “A idéia é atuar de forma articulada e conjunta para que as micro e pequenas empresas do Estado tenham condições de atender os critérios definidos pelo consórcio nas contratações”, destacou o presidente da FIERN, Amaro Sales, após a reunião desta quarta-feira, na Casa da Indústira, com representantes do Consórcio Inframérica e demais representantes das instituições que vão integrar o convênio.
Por intermédio do SENAI, SESI e IEL — que integram o Sistema FIERN — serão oferecidos cursos, treinamentos e orientações para empresários e outros profissionais que possam aproveitar as oportunidades que vão surgir com o novo aeroporto. O objetivo é assegurar que eles estejam preparados e atendam as exigências do consórcio.
Amaro Sales destacou que essa iniciativa é importante, porque o Estado não pode perder a chance de gerar empregos, negócios e incrementar sua atividade econômica, ao receber um investimento tão significativo. “Em uma região tão sofrida como essa que vai receber o aeroporto, é necessário potencializar as oportunidades de desenvolvimento”, disse o presidente da FIERN.
Durante a reunião, ficou definido que a próxima etapa da parceria será a definição do papel de cada instituição. Depois os representantes dos parceiros farão uma visita ao local onde será erguido o terminal para, mapeada as oportunidades de negócio, elaborar um termo de intenção que especifique os programas a serem executados em cooperação.
O vice-presidente da Infravix, braço brasileiro do consórcio, Antônio Droghetti Neto, destacou, no encontro, que a parceria vai ser fundamental para que as empresas prestadoras de serviço estejam aptas, do ponto de vista da qualificação técnica e financeira, para que possam firmar contratos durante as obras.
O Inframérica já entregou o projeto básico de engenharia à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ideia, de acordo com informações publicadas em jornais locais, é começar a erguer os alicerces do novo terminal em junho. O anteprojeto foi apresentado à Anac no dia 18 de janeiro, mas entregue oficialmente no dia 26.
O consórcio pretende concluir as obras em maio de 2014, a tempo do terminal ser utilizado para a Copa do Mundo em Natal. A concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi leiloada em agosto do ano passado, assegurando ao Inframérica o direito de concluir as obras e de administrar o empreendimento por um período de 28 anos. O mesmo consórcio venceu o leilão do aeroporto de Brasília.
0 comentário(s)