Em Parnamirim, programa dá assistência e medicação a hipertensos e diabéticos
O programa Hiperdia, criado pelo Ministério da Saúde, destina-se ao cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Parnamirim, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sesad).
A gerente do Hiperdia em Parnamirim, Gerlane Alves explica que o município oferece todo o suporte para o acompanhamento dos pacientes. "Quando o paciente é atendido nas Unidades de Saúde do município e é identificado o problema, os mesmos são encaminhados para o Hiperdia. Aqui, nós oferecemos toda a estrutura necessária e a medicação gratuita", conta.
O Hiperdia é desenvolvido em dias específicos em todas as Unidades de Saúde, onde 46 equipes de profissionais se reúnem semanalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, que visam acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo programa. Além disso, o programa foca no bem estar social dos usuários, com a realização de atividades lúdicas, passeios, rodas de conversas, entre outras.
Conforme o último censo do IBGE de 2010, Parnamirim apresenta uma população de 235.983 habitantes, o que representa 47 mil hipertensos e 11 mil diabéticos.
0 comentário(s)