Em Natal, audiência apresenta benefícios de ônibus com piso baixo
A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã da última sexta-feira (12) uma audiência pública para debater a inserção de ônibus de piso baixo no sistema de transporte público da cidade.
A audiência, proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC) reuniu vereadores entidades que representam as pessoas portadoras de necessidades especiais e defendeu a emenda apresentada pela parlamentar ao Projeto de Lei 04/2014 que regulamenta o sistema de transporte público da capital que obriga os ônibus e micro-ônibus a ter piso baixo, iniciando em 10% da frota e mantendo-se esse percentual de aumento de forma gradativa até completar 100% da frota ao longo de 10 anos.
Após a audiência foi apresentado um ônibus com piso baixo aos presentes que foram convidados a participar de um passeio por algumas ruas até o bairro de Mãe Luíza,zona Leste da capital. O modelo apresentado tem um sistema de ajoelhamento (knelling), o qual sob comando do motorista, rebaixa alguns centímetros do ônibus, facilitando o embarque/desembarque.
O impacto na tarifa para um ônibus com essas características, segundo foi apresentado na audiência, é de 4 centavos ao ano. Com isso, a vereadora Eleika ressalta que os dois argumentos para o veto à sua emenda perdem o sentido já que, com o sistema de ajoelhamento, é possível trafegar em ruas desniveladas e o impacto financeiro não seria alto.
Fonte: CMN
0 comentário(s)