0 comentário(s)

Dispositivo traduz documentos para o Braille em tempo real

Um dispositivo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com apoio do Banco do Nordeste, permite a tradução de documentos em tempo real para o Braille, tradicional sistema de leitura com o tato, utilizado por deficientes visuais. O “Projeto PORTÁCTIL – Dispositivo portátil óptico-mecânico de tradução Braille” contou com R$ 180 mil não reembolsáveis, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), cujos recursos são geridos pelo BNB.

O kit composto por um mouse braille e um tablet baseado no sistema Android permite aos usuários redigir e criar seu próprio conteúdo, com o auxílio de uma máscara de silicone, com recursos acessíveis para leitura e escrita. Ele também possibilita o acesso a diversas mídias, como cardápios, materiais pedagógicos, documentos públicos, jornais, revistas, informativos técnicos, integrando equipamentos distintos de eletrônica, como câmeras de vídeo, a subsistemas inovadores, como microsensores elétricos para impressão em Braille.

Segundo o gerente do Ambiente de Fundos Científicos, Tecnológicos e Desenvolvimento do BNB, Allisson Martins, já foram encomendados 200 kits, que serão utilizados por alunos deficientes visuais matriculados na rede de ensino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *