0 comentário(s)

Copa abre oportunidade para indústrias de fardamentos

A realização do Campeonato Mundial de Futebol no Brasil deve gerar negócios da ordem de R$ 580,4 milhões para as empresas do setor têxtil do país. Um dos nichos desse mercado que se beneficiará com as cifras é o de fardamentos profissionais. Para tornar as indústrias de pequeno porte desse segmento mais competitivas e aptas a aproveitar as oportunidades, o Sebrae no Rio Grande do Norte reuniu um grupo de 25 microempresas e empreendedores individuais da região Metropolitana de Natal no projeto Sebrae 2014 Uniformes Profissionais. O primeiro diagnóstico de competitividade das integrantes do projeto foi apresentado nesta quarta-feira (29).

As empresas foram avaliadas na área da gestão empresarial e também na capacidade de aproveitar as possibilidades de negócios que serão geradas pela Copa de 2014. O intuito da avaliação foi classificar as integrantes do projeto a partir de empresa referência e incentivá-las a atingir um melhor patamar de competitividade. Atualmente, o projeto Sebrae 2014 beneficia 420 micro e pequenas empresas (MPE) no Rio Grande do Norte e 11% delas são do setor têxtil, no qual estão inseridas as atividades da bonelaria e da confecção de uniformes e fardamentos.
 
O diagnóstico revelou que 30% das empresas atendidas apresentam um nível de maturidade elevada, o que favorece a efetivação de negócios futuros. A maioria das participantes do projeto foi avaliada positivamente nos critérios de liderança, comprometimento com a sociedade e também nos processos produtivos. O item crítico comum a todas as empresas é parte de estratégias e planos. Por isso, as primeiras ações do projeto serão voltadas para melhorar a parte de planejamento do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *