0 comentário(s)

[COMENTÁRIO] INÉRCIA DE ÁLVARO DIAS MANTÉM AS PRAIAS DE NATAL INACESSÍVEIS.

 

Um dos sinônimos de cidadania é o acesso.

Acesso às escolas, postos de saúde, aos bares e restaurantes e a um dos maiores ambientes públicos de convivência gratuita entre os cidadãos, que são as praias.

Todas elas deveriam por obrigação do poder municipal serem acessíveis a todos e todas. Nem vou entrar no comentário de hoje nas questões sanitárias, de higiene ou de coleta de lixo e dos banheiros públicos, pois até isso fica acessível à população, à exceção dos deficientes físicos e portadores de alguma necessidade especial.

Estamos tratando aqui do direito constitucional de ir e vir dos cidadãos e vale a pena destacar que promover o acesso às praias, no mínimo às urbanas, não custa caro e é mais barato do que se possa imaginar. tanto o acesso às praias, quanto o acesso ao próprio mar.

A cidade de Maceió, ontem, foi destaque na Folha de São Paulo justamente por garantir este direito a todos os cidadãos, tanto os daquela terra, bem como os turistas que a visitam, com um orçamento irrisório.

Aqui em Natal, e em outras praias do Rio Grande do Norte, “aqui e acolá” o que encontramos são algumas louváveis iniciativas periódicas e pontuais, da SADEF e da ORTORIO, mas nada, absolutamente nada de iniciativa pontual, ou permanente do poder público.

Mas, como justificar esta ausência do poder público, se os custos são tão baratos e não chegam nem de longe a se aproximar do que a prefeitura gasta anualmente com os malfeitos calçadões que são rotineiramente destruídos pelo mar?

Trata-se, meus amigos, do fato de que, no poder municipal, repousa em berço esplêndido o que se classifica como o que há de mais arcaico à frente de sua gestão: um consórcio Alves x Maia, das forças políticas mais antigas deste estado, personificadas na figura do Prefeito de Caicó, Álvaro Dias.

Falta oxigenação, falta vontade, falta iniciativa, falta o olhar para os cidadãos como um todo, o que reflete a acomodação de grupos que estão no poder há mais de setenta anos e, até o momento, sem despontar com perspectivas de renovação, talvez pela falta de oposições mais firmes, vigilantes e com feições mais explícitas e definidas.

Fica registrado o nosso protesto e a nossa cobrança ao Prefeito de Natal (ou seria de Caicó?) Álvaro Dias por acessibilidade nas praias da nossa cidade, por uma questão de justiça e de cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *