Comentário do dia: Clima de tensão política traz tropas federais ao RN
A eleição do Rio Grande do Norte será uma das mais seguras do país. Pelo menos é o que informam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no que diz respeito ao pedido de ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança.
Até agora 119 dos 167 municípios do RN receberão tropas federais em seu território para garantir a ordem no dia da votação. Isso representa mais de 70% do estado. Cidades como Caicó, Macau, Guamaré, Mossoró, Pau dos Ferros e Assu estão entre as listadas.
Basta acompanhar o noticiário das últimas semanas para entender o por quê de tamanha cautela no que diz respeito à segurança de moradores e candidatos nessas cidades. O acirramento político, em alguns momentos, ultrapassa a discussão ideológica e chega à violência física, inclusive com ameaças contra a vida.
Mas não basta só a segurança. É necessário o trabalho investigativo e preventivo, pois há casos onde a disputa política mascara rivalidades e desavenças anteriores ao pleito. O direito ao voto e ao exercício da cidadania precisa – e deve – ser garantido ao eleitor sem que se sinta coagido ou temeroso em depositar seu voto nesse ou naquele candidato.

0 comentário(s)