Câmara Municipal recebe iluminação roxa em atenção às pessoas com Lúpus
A Câmara Municipal de Natal (CMN) está com iluminação roxa durante todo o mês de maio. A mudança no visual é em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, lembrado nesta terça-feira (10). O objetivo da campanha é esclarecer os natalenses sobre os sintomas e tratamento da doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico, que atinge atualmente cerca de 200 mil brasileiros.
A ideia partiu da vereadora Júlia Arruda e é apoiada por médicos, especialistas e ativistas da causa. “O lúpus ainda é uma doença pouco conhecida e cercada de mitos. Por isso, entendemos que a conscientização da sociedade é uma arma fundamental que poderá levar a um melhor entendimento sobre doença”, destacou Júlia, que está apresentando na CMN Projeto de Lei para criar o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus.
O Lúpus está relacionado à predisposição genética, que atinge vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração, e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos. Além disso, os sintomas desencadeados pela doença podem impedir atividades simples, como a prática de atividades físicas e também a rotina de trabalho.
“A exemplo de outras causas que abraçamos em nosso mandato, nosso foco está no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer. E apesar de não haver cura, é possível controlar e conviver normalmente com a doença, desde que haja assistência e um acompanhamento médico regular”, explicou a vereadora Júlia Arruda.
0 comentário(s)