0 comentário(s)

Câmara debate implantação do Lacen Municipal

A Câmara Municipal de Natal debateu nesta manhã (26), através de uma proposição do vereador George Câmara (PC do B), sobre a implantação do Laboratório Fiscal de Vigilância em Saúde Pública (Lacen) do município. A audiência contou com a presença de representantes da saúde pública da cidade que relataram sobre a importância e as dificuldade para a implantação deste centro.

 

O coordenador da vigilância sanitária de Natal, José Antônio de Moura, explicou que já existe um prédio disponível, no anexo da Unidade de Saúde São João, na Avenida Romualdo Galvão, além de equipamentos comprados desde 2011 que hoje custariam mais de R$ 1 milhão.O centro deverá realizar estudos e diagnósticos laboratoriais de interesse à saúde pública para promoção, prevenção e recuperação da saúde da população.

 

A secretária adjunta de saúde de Natal, Terezinha Rego, relata que o centro deve atuar junto às vigilâncias em Saúde, Sanitária, Epidemiológica e Ambiental realizando procedimentos de alta complexidade para complemento de diagnóstico e realizando exames de controle da qualidade de produtos para consumo humano, compreendendo alimentos, medicamentos, imunobiológicos, cosméticos, insumos farmacêuticos, drogas, produtos de higiene e meio ambiente.

 

Para o vereador George Câmara, levar o debate para legislativo mostra o esforço e interesse para que a cidade entre nessa rede de prevenção. "Temos o Lacen estadual, mas precisamos somar esforços para dotar a sociedade, via poder público, para monitorar e Natal trabalhar em sintonia com essa rede de vigilância porque o ganho é para a saúde do trabalhador, visto que a análise é feita de forma abrangente, e para toda a população", destaca o parlamentar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *