Câmara abre discussão sobre valorização profissional dos jornalistas
Jornalistas de Natal participaram de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (26) para debater sobre a valorização da carreira dos profissionais no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os jornalistas discutiram sobre as condições salariais e de trabalho, e ganharam o apoio do vereador Cabo Jeoás (PCdoB), propositor da audiência, na luta pela valorização. Também apoiou o movimento dos profissionais o vereador licenciado George Câmara.
Participaram do debate representantes do Sindicato dos Jornalistas (Sindjorn) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seccional RN. De acordo com Breno Perruci, presidente do Sindicato, as principais lutas da categoria são por um piso salarial compatível com a realidade econômica do Estado, contra o Assédio Moral e a favor de melhores condições no ambiente de trabalho.
Atualmente, o piso salarial do jornalista no RN é de R$ 1.370 reais, o segundo mais baixo de todos os estados brasileiros, perdendo apenas para a Paraíba. “Sem dúvidas essa audiência foi uma oportunidade de debatermos a ‘caixa preta’ que existe no mercado da comunicação. Os empresários são muito fechados à negociação com os jornalistas. Sempre alegam que estão no vermelho, mas nunca nos apresentam números”, afirmou Breno Perucchi, presidente do Sindjorn.
“Muitos jornalistas do nosso Estado precisam manter uma jornada excessiva de trabalho, com um, dois, três empregos, que lhe garantam o mínimo de qualidade de vida. Será que nosso trabalho não vale mais do que R$ 1.370?”, destacou Breno.
“Abraçamos essa causa porque se trata da realidade de trabalhadores que têm dificuldades de diálogo com as empresas de comunicação, as quais muitas vezes impedem que os jornalistas exerçam seus direitos de expressão. Nosso mandato defende a democracia e não existe democracia sem o trabalho dos jornalistas”, comentou o parlamentar.
Fonte: CMN
0 comentário(s)