0 comentário(s)

Artes plásticas são tema de palestra na CMN

A Câmara Municipal do Natal prosseguiu com as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de março. Nesta quarta-feira (7), durante a programação do evento "Mulher Potiguar – Pioneirismo e Atualidade", elaborada pela Escola do Legislativo Miguel Arraes e da Fundação Djalma Maranhão, ocorreu no plenário Érico Hackradt a palestra "A Mulher e as Artes Plásticas", ministrada pela professora e artista plástica Socorro Evangelista. Alunos que participaram do programa Escola na Câmara participaram da palestra.

Antes de conhecer as instalações do Legislativo Municipal e a função dos vereadores, como ocorre durante as visitas do Escola na Câmara, os alunos do 1º ano do ensino médio do colégio CDF acompanharam o lançamento do livro "Tecendo Papéis", de Socorro Evangelista, antes da palestra da autora sobre o destaque que as mulheres tiveram no desenvolvimento das artes plásticas dentro da sociedade potiguar.

Professora do curso de Artes Visuais da UFRN, mestre em Ciências Sociais e artista plástica com exposições no Brasil e exterior, Socorro Evangelista encontrou uma forma diferente de enaltecer o papel exercido pela mulher na sociedade. Com tom poético em suas palavras, a palestrante conseguiu manter os participantes do debate atentos à sua fala, que tratou desde expoentes da arte plástica até a forma como as mulheres conseguem tirar vantagem na percepção artística.

"O olhar da mulher é capaz de perceber o que outros não são capazes. A arte é um trabalho cansativo, mas não sentimos esse cansaço devido ao amor pelo que fazemos", disse Socorro Evangelista, que também cedeu algumas de suas obras para a exposição no memorial Djalma Marinho.

A programação do evento "Mulher Potiguar – Pioneirismo e Atualidade" prossegue na quinta-feira (8), às 9h, quando é comemorado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. A doutora em Antropologia Elizabeth Nasser vai ministrar a palestra  “Mulheres na Câmara”, ressaltando a participação feminina no Poder Legislativo. Além da palestra, haverá uma apresentação do grupo de dança do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Núcleo Beira Rio/ Casa da Juventude, e a exposição “Mulheres e a arte Popular”, apresentando cordel, artesanato, poesia e moda no memorial Djalma Marinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *