0 comentário(s)

Influenza A não é mais considerada pandemia

Na última terça-feira (10) a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o fim da fase de pandemia da gripe H1N1, o que significa que o vírus não sofreu mutações mais graves e tem se comportado de forma mais amena do que o esperado, circulando no mundo como o vírus da gripe comum.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foram confirmados em todo Rio Grande do Norte 354 casos de gripe suína em 2009. Neste ano foram apenas oito, sendo o último caso registrado no mês de maio.

A redução dos números, entretanto, não deve diminuir os cuidados com a saúde. A população deve tomar as precauções padrão e lavar as mãos com freqüência, não compartilhar objetos de higiene pessoal e não se automedicar caso esteja doente.

O processo de vigilância e monitoramento do vírus não será interrompido. “A vigilância não acaba ainda que a doença entre em declínio, por isso a Sesap continuará cumprindo seu papel já que não sabemos as modificações que o vírus poderá sofrer”, explicou Stella Leal, técnica da Vigilância da Influenza da Secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *