0 comentário(s)

[FIERN] Comissão Temática de Inovação da FIERN articula ações com Ecossistemas do Nordeste

Os representantes das Comissões de Ecossistemas de Inovação dos Estados do Nordeste, vinculados às Federações das Indústrias, se reuniram nesta quarta-feira (18), para discutir, mapear e articular ações conjuntas. A iniciativa foi do presidente do Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (COINCITEC/FIERN), Djalma Barbosa Júnior, que organizou a 1a Reunião do Ecossistema de Inovação do Nordeste. A ideia é a construção conjunta de um Plano de Ações compartilhado, com foco em negócios relacionados à temática Inovação, Ciência e Tecnologia.

O encontro, realizado de forma remota, teve a participação de interlocutores do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, também participou da reunião.

Djalma Barbosa Júnior destacou que essa reunião abriu um diálogo para uma articulação entre os responsáveis pelos ambientes de inovação da região que deve impulsionar os projetos que são desenvolvidos nessa área e são importantes para impulsionar a modernização da indústria. Com essa aproximação, afirmou ele, haverá uma troca de experiência e parcerias para fortalecimento em aspectos nos quais cada estado tenha avançado e colaboração em pontos nos quais um ecossistema se desenvolve, mas outro que precisa de apoio.

“A ideia é evoluir na região com essa integração e o potencial possa se desenvolver conjuntamente em colaboração para que os projetos possam avançar com cada contribuindo mais no que está mais desenvolvido”, disse o presidente da  COINCITEC/FIERN.

Ele informou também que houve, ao longo do encontro desta quarta-feira, a apresentação e exposição de ações de inovação desenvolvidas por cada representante dos estados da região.

Gestora do NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação), Susie Macêdo, explica que ficou definida a realização de encontros mensais do “Grupo de Trabalho de Inovação Nordeste”.

Além disso, será elaborado um documento para definir “propósitos, objetivos, indicadores e metas, com participação dos representantes do Sistema Indústria” para essa articulação dos Ecossistemas de Inovação da região. Está em planejamento também a realização de encontros e workshops sobre temas relacionados com os programas de inovação.

 

Fonte: FIERN 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *