[COMENTÁRIO] PARA VARIAR, MAIS UM SÍMBOLO DO BRASIL É ATACADO.
Educação precisa ser melhorada e não atacada. Mas, infelizmente, a educação vem sendo atacada de todas as formas. Por todos os lados. E o pior, da maneira mais baixa e mais mal-educada possível.
Se não bastasse a vergonha que temos passado mundo a fora com a destruição das políticas ambientais e da postura do brasil em relação ao meio ambiente, mais um símbolo nosso sofre duros golpes a partir do próprio Presidente da República. Como se não bastasse a permanência de um Ministro que está esfacelando o que sobrou de nossa educação, ataca uma das pessoas mais respeitadas no mundo inteiro.
O Educador Paulo Freire. É triste ver esse comportamento e ouvir o depoimento da viúva de Paulo Freire em defesa do seu eterno companheiro: “Bolsonaro é nefasto, sem caráter, sem pudor e tem inveja de Paulo Freire; jamais conseguiria ser a pessoa que ele foi”.
O mais incrível é ver que boa parte dos muitos pais que endossam críticas do Presidente pagam caríssimos pela para manter seus filhos em escolas que aplicam o Método Paulo Freire e mais, muitos disputam vagas a tapas em determinadas escolas Freireanas, simplesmente por serem as de melhor referência.
O grande pecado de Paulo Freire foi fazer as pessoas entenderem que educação não é instrução militar, mas uma forma de fazer as pessoas pensarem e compreenderem o mundo ao seu redor. De possuírem, exercitarem e desenvolverem algo que incomoda – e muito aos governantes autoritários – o livre exercício do pensar e, principalmente do pensar crítico, sendo acessível a todos. Do filho do empresário ao filho de quem coleta lixo nas ruas.
Pluralidade para diminuir a brutalidade entre os homens: o papel do educador na educação não é apenas o de ensinar, mas de proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem-estar em um ambiente cheio de pluralidade.
O Método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Por fim, meus amigos, o pior é que todos os ataques a tudo o que aí está, não vêm sequer acompanhados de qualquer proposta do que deva ser colocada no lugar, já que este seria teoricamente a obrigação de quem foi eleito. É simplesmente a pura destruição, o elogio à ignorância, sem nenhum projeto que possa vir a melhorar a educação no Brasil.
É triste e lamentável que, para desviar o foco dos principais assuntos de interesse da nação que merecem ser discutidos com seriedade e profundidade, o Presidente Bolsonaro continue a escolher alvos para atacar e provocar cortina de fumaça, independente das consequências que isso causa ao país. Reitero aqui, todo o meu respeito à vida, à memória e obra de Paulo Freire.
0 comentário(s)