[COMENTÁRIO] REINOU O BOM SENSO NA ASSEMBLÉIA.
O clima político, que estava tenso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e já estava quase respingando na relação Governo-Assembleia-Servidores, arrefeceu.
Que o nosso estado passa por uma grande dificuldade financeira, todos já sabem. O que muitos ainda não sabiam é que o servidor do poder executivo do estado estava correndo o risco de ter mais salários acumulados, sem o Governo poder pagar, no ano de 2019.
O detalhe desta vez, é que o Governo já contava com dinheiro em caixa para pagamento dos salários de dezembro e décimo terceiro dos servidores, mas, orçamentariamente, não poderia pagar, sob risco de cometer uma pedalada fiscal, que era o que desejavam alguns Deputados. Precisava assim, da autorização da Assembleia Legislativa, de um crédito suplementar e o Governo não tem maioria na casa.
Diante da resistência, após articulação do Governo, pressão dos servidores e empenho do presidente da casa, Deputado Ezequiel Ferreira, reinou o bom senso na Assembleia e estão desfeitas as amarras orçamentárias para que a Governadora Fátima Bezerra possa efetuar o pagamento dos servidores.
Segundo a Governadora, “o calendário do pagamento dos servidores para dezembro de 2019 está mantido, e o pagamento do décimo terceiro será realizado até dia dois de janeiro, a depender da liberação dos recursos da cessão onerosa da Petrobras. e, com o bônus dos royalties de petróleo, vamos quitar a folha de novembro de 2018.”
É uma notícia importante, tanto para o alívio dos servidores, quanto para o setor da indústria, comércio e serviços no estado, que terá uma expressiva injeção de recursos circulando na economia. Quando o bom senso reina, e as picuinhas político-partidárias ficam de lado, todos ganham, inclusive a imagem das instituições, dos políticos e da própria política perante a sociedade. Pois, a crise onde nos encontramos atualmente foi gerada pelos caminhos da política. E é somente pelo caminho da política e do respeito à democracia que dela sairemos.
0 comentário(s)