ATÉ O PAPA ESTÁ AVISANDO!
Até o papa está avisando…
O Papa Francisco criticou o nacionalismo por conduzir a guerras e acredita que o populismo não reflete a cultura popular. disse isso em uma entrevista publicada no jornal “La Stampa”, em meio à crise política deflagrada na Itália pela extrema direita de Matteo Salvini, em situação semelhante ao que vem ocorrendo no Brasil e em outros países.
De acordo com o Papa, “O nacionalismo é uma atitude de isolamento. Estou preocupado, por ouvir discursos que lembram os de Hitler em 1934. ‘Primeiro nós. Nós… Nós…’: Estes são pensamentos aterrorizantes”.
Isso me faz lembrar da embaixadora dos EUA na ONU. Aliada de primeira hora de Trump, concordava com mais américa para americanos, mas não com américa só para americanos. Demitiu-se do cargo.
Nessa linha, o Papa Francisco também mencionou preocupação com a Europa: “A Europa não deve ser desfeita, devemos salvá-la. Ela tem raízes humanas e cristãs.
Em vários países no mundo a onda extremista de direita vai provocando movimentos separatistas e de ataque às instituições e à democracia, e desestabilizando regiões, como na Europa. Exemplo, o Brexit, o movimento separatista da Catalunha na Espanha, turbulências na América Latina e agora, do outro lado do mundo, Hong Kong entra na dança. Quem ganha com isso?
Segundo o Papa Francisco, “um país deve ser soberano, mas não fechado. A soberania deve ser defendida, mas as relações com outros países e com a comunidade europeia também devem ser protegidas e promovidas. O nacionalismo é um exagero que sempre acaba mal: Leva às guerras”.
Vejam o tipo de comportamento que no Brasil, Bolsonaro tem tido em relação à política externa. Um filho do presidente provoca os homens bomba do Hamaz, o pai quer alinhamento automático com EUA e impor seu filho como embaixador, se recusa a abastecer um navio do Irã, parado em nosso porto e entrar na briga entre Israel e Jerusalém, provoca pé de guerra ideológico com a China, o nosso maior parceiro comercial, esnoba na relação com países como a França e agora se mete na política do país vizinho, a Argentina, provocando o grupo que poderá ser eleito pra governar o país, que é outro parceiro comercial fundamental para o Brasil. Tudo isso, traz consequências para todos nós.
O Papa Francisco explicou na entrevista, que esse tipo prática “Fecha as nações. Os populismos nos levam ao nacionalismo: Esse sufixo, ‘ismo’, nunca faz bem”.
O Papa externou também a sua preocupação com a Amazônia, com os índios e com meio ambiente, mencionando várias catástrofes. Coisa que aqui no Brasil, infelizmente, exemplos não faltam.
Pois é… Até o Papa está avisando. Aleluiaaaaaméééém!
CONFIRA O VÍDEO: Boa Tarde Cidadão.
0 comentário(s)