CORES/FIERN discute água e sustentabilidade
A importância da água e a sustentabilidade foi o tema central da reunião da Comissão de Responsabilidade Social da FIERN, na tarde desta quinta-feira (20), que aconteceu no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria. A abordagem foi feita pela Assistente Social da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Roberta Borges, e contou com debate aberto para os participantes.
A palestrante fez uma exploração geral sobre a distribuição da água na Terra, subsolo, consumo mundial de água por habitantes, consumo no Brasil, onde citou ser de 187 litros por pessoa. “A água doce no Brasil é abundante, mas não tem boa distribuição, se concentrando mais na Região Norte”, disse. Além disso, explicou sobre a água no Rio Grande do Norte, e sobre utilização, distribuição e fatores poluentes. “A produção de energia elétrica, por exemplo, tem seus impactos sobre o meio ambiente, ambientais e sociais. Soma-se a isso o consumismo, os esgotos e os resíduos”, enfatizou.
Durante o debate a ênfase foi para a participação da presidente da CORES, Maria da Conceição Tavares, “A Comissão se coloca à disposição para novas parcerias para levar as ideias da sustentabilidade para o máximo de empresas”. O presidente do SINDRECICLA e Diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz falou da importância do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos no Estado, sobre o trabalho do Sindicato e das empresas de reciclagem. “É imprescindível o engajamento de todos para a implantação do Plano, porque ainda não está implantada a coleta seletiva completamente em nosso Estado, proponho a união das instituições parceiras”, afirmou.
A Diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália foi receptiva à parceria. “Gostaria de propor que essa palestra seja levada aos alunos do CTGAS-ER e também para todas as escolas do SENAI”; também participaram do debate vários representantes de instituições parceiras. O Superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, elogiou a apresentação. “Parabenizo as ideias sobre redução do desperdício e sugiro que sejam levadas aos jovens para que se crie a cultura da sustentabilidade e redução do desperdício da água desde cedo na vida das pessoas”.
O evento também contou com a apresentação do Projeto Bancos Sociais, pelo Superintendente do SESI-RN. Esse projeto foi visitado no Rio Grande do Sul pela presidente da CORES, acompanhada do superintendente do SESI-RN e da Diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo. A Comissão aprovou a criação de dois bancos sociais, um voltado à água e outro para livros. O próximo passo é apresentá-los ao presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales. O evento contou ainda com palestra do Consultor de Meio Ambiente do Sistema FIERN, Bhaskara Canan, sobre “Água e Indústria no Semiárido”.
0 comentário(s)