Caern e Igarn discutem parceria para fiscalização de poços clandestinos
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) realizaram uma reunião, na manhã desta terça-feira (31), para discutir uma parceria interinstitucional para a fiscalização de poços irregulares. De acordo com o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, atualmente, somente em Natal, existem cerca de 1500 poços que estão sem outorga, ou seja, irregulares. Vale ressaltar que apenas em 2015, o órgão concedeu outorga para 1200 poços em todo o Estado.
A proposta apresentada pelo Igarn é um instrumento chamado de denúncia qualificada. Através desta ferramenta a CAERN passa a ter condições de apresentar ao Instituto denúncias de quem está com poço sem ter a liberação. O procedimento vai agilizar o trabalho e visa assegurar a regularidade do uso da água.
"Hoje, precisamos ter o controle da distribuição de água. Quem dispõe de poço clandestino passa a usar um bem precioso sem o devido controle", explica Maria Helena Cortez, diretora comercial e de atendimento da Caern. A parceria é importante para o Igarn, para a Caern e, principalmente, para a população do RN que passa a ter garantia de que a água do Estado está sendo utilizada de maneira racional. Diante da importância do assunto, nos próximos dias, os dois órgãos darão encaminhamento aos trâmites para firmar a parceria.
0 comentário(s)