0 comentário(s)

RN tem 154 casos de microcefalia no ano com suspeita de relação com zika

Do G1

 

O Rio Grande do Norte já registra 154 casos confirmados de microcefalia em 2015 com suspeitas de relação com o zika vírus, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (29) pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados do Ministério, o RN é o 4º estado do Brasil em número de casos confirmados.

 

Ainda de acordo com o Ministério, foram registrados casos de microcefalia 43 municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério, o maior número de casos de microcefalia registrado em um ano foi em 2012, quando quatro casos foram registrados.

 

Além do alto número de casos notificados, o RN ainda se mantém, ao lado da Bahia, como o estado que registrou o maior número de óbitos suspeitos de serem ocasionados por microcefalia, com 10 casos. O número representa 25% das mortes suspeitas investigadas no país.

 

Microcefalia

 

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 33 centímetros. A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *