Em Mossoró, alvorecer no Museu comemora abolição da escravatura
O Museu Municipal Lauro da Escóssia realiza uma programação especial nesta quarta-feira (30) em comemoração pela abolição da escravatura em Mossoró. A partir das 6h, uma alvorada festiva contará com a reinauguração do Panteão dos Abolicionistas, apresentações culturais e memória da libertação dos escravos, que ocorreu na cidade cinco anos antes da Lei Áurea.
Isolda Dantas, secretária da Cultura, explica que o Panteão dos Abolicionistas é um local onde são guardados restos mortais de figuras que contribuíram com a abolição em Mossoró. “É uma forma de homenagear essas pessoas ilustres que foram importantes nesse capítulo da nossa história. O panteão estará disponível para visitação no museu”, explicou a secretária.
A solenidade também contará com descerramento da placa que nomeia a praça do museu como Praça Pastor Manoel Nunes da Paz e apresentações da Banda de Música Artur Paraguai e convidados.
Após a cerimônia, os pesquisadores Geraldo Maia e Kyldemir Dantas conduzem uma roda de conversa na praça do museu sobre a libertação dos escravos no município com estudantes e público em geral. Confira aqui os horários de visitação do Museu.
Fonte: Prefeitura de Mossoró
2 comentário(s)