FIERN participa da inauguração do Laboratório de Melhoramento Genético Animal
Uma oportunidade para, com recursos tecnológicos modernos, melhorar o rebanho, e garantir resultados na competitividade dos produtores de gado leiteiro e de corte do Rio Grande do Norte. Assim o diretor da FIERN, Edilson Trindade, resumiu o significado da inauguração do Laboratório de Melhoramento Genético Animal, o IBS GEN. O espaço é uma parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte com o Instituto BioSiostêmico (IBS) e foi inaugurado oficialmente, em Natal, na manhã de ontem (1º)
O Laboratório possibilita, aos produtores de bovinos do estado, o acesso a biotecnologias de reprodução, como Fertilização In Vitro (FIV), e vai ajudá-los a enfrentar a estiagem, repovoando o rebanho de corte e leite potiguar. A sede do laboratório está localizada na Rua Francisco Aires de Carvalho, no bairro de Neópolis.
Esse laboratório deve facilitar os atendimentos aos produtores. Há quatro anos, o Sebrae coordena, juntamente com o IBS, as ações Gene Leite e Gene Corte, por intermédio do Projeto Leite e Genética, levando para o homem do campo a tecnologia da FIV através da Vaca Móvel, Rufião Móvel e Agromóvel. O laboratório em Natal vai facilitar o acesso a esse serviço, que agora está disponível em Natal.
O projeto tem o objetivo de desenvolver a produção leiteira e de corte, melhorar a gestão econômica rural, promover o manejo nutricional e sanitário do rebanho. De acordo com o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de cinco milhões de propriedades rurais.
Fonte: FIERN
0 comentário(s)