Dia C de Combate e Prevenção ao Calazar acontece sexta-feira, em São Gonçalo
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Comunicação e Eventos, vai realizar o Dia “C” de Combate e Prevenção à Leishmaniose Viceral – Calazar. A ação se tornará possível a partir do projeto piloto: “São Gonçalo no combate ao Calazar”, desenvolvido pela Coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares e o educador e jornalista, João Pedro, aprovado pelo Ministério da Saúde.
A aprovação trouxe para o Rio Grande do Norte a contemplação de 15 mil coleiras impregnadas com Deltametrina a serem distribuídas e colocadas nos cães para proteger o animal contra a picada do inseto transmissor, além de auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. Em São Gonçalo serão distribuídas 3 mil coleiras, gratuitamente. O Calazar é uma doença grave que, se não for tratada pode trazer muitas consequências, inclusive a morte do animal.
O Dia “C” acontecerá na sexta-feira (14), das 8h às 17h, na praça do Ginásio de Santo Antônio do Potengi. Ainda está programada a distribuição de panfletos educativos, cadastramento de animais e encoleiramento dos cães. O objetivo da ação é conscientizar, sensibilizar e envolver a população para a prevenção ao Calazar no município, além de reduzir e controlar os índices de infestação animal.
Fonte: Imprensa São Gonçalo
0 comentário(s)