0 comentário(s)

Consultório na Rua já realizou mais de 300 atendimentos

Implantado desde fevereiro deste ano, o Consultório de Rua, um projeto da Secretaria de Saúde que leva atendimentos a pessoas em vulnerabilidade, já realizou até o final de junho 360 procedimentos em diversas regiões de Mossoró, que foi a segunda cidade do Estado a receber o programa.

 

Foram 67 triagens, 67 confecções de cartão SUS, 161 escutas terapêuticas, 9 visitas domiciliares, 13 acompanhamentos de consultas e 42 procedimentos de enfermagem. O programa funciona da seguinte forma: uma equipe de saúde, formada por oito pessoas, se instala, de maneira itinerante, em um ponto da cidade onde tenha pessoas em vulnerabilidade, em especial usuários de drogas e moradores de rua.

 

No primeiro contato, é feita uma triagem do paciente, onde é realizada uma coletada de informações a respeito da vida e saúde da pessoa que receberá o atendimento. A equipe então realiza os primeiros procedimentos e acompanha o paciente, podendo encaminhá-lo a uma Unidade Básica de Saúde, ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24h ou a um atendimento na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, dependendo da situação do paciente. 

 

Com apoio de uma unidade móvel, a equipe, formada por assistentes sociais, enfermeiro, psicóloga, técnica de enfermagem e agente social, realiza atendimentos itinerantes três vezes por semana, sempre no turno noturno. “O Consultório na Rua é uma porta de entrada ao atendimento de saúde, proporcionando atenção integral e cuidado à população mais vulnerável”, relata a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

 

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *