Mutirão dá continuidade à luta contra glaucoma
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) está realizando hoje (15) , na Unidade Básica Armando Álvares, em Santa Tereza, mais um mutirão contra o glaucoma. A iniciativa tem por objetivo fazer o diagnóstico precoce da doença entre a população. A ação prossegue até amanhã,das 08 às 17 horas.
De acordo com a Sesad, cerca de 500 pessoas deverão ser atendidas durante os dois dias da campanha. "A finalidade é mobilizar e ajudar na prevenção", explica o chefe da equipe de exames, Hebert Leonardo. O mutirão é realizado a cada três meses no município.
Na ocasião, profissionais da saúde estão realizando o pré – exame e os pacientes portadores de glaucoma podem ter acesso a atendimento com verificação de pressão ocular e fundo de olho. "Faz 14 anos que tenho a doença e sempre acho importante está participando desses momentos", disse a aposentada Maria dos Santos, de 82 anos, que reside no bairro de Santos Reis.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira em todo o mundo, sendo uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual.

0 comentário(s)