0 comentário(s)

SEMARH trabalha modernização do perímetro irrigado de cruzeta

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) através do Programa Semiárido Potiguar (PSP), vem desenvolvendo o Projeto de recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta na região Seridó. Estão previstos a aplicação de 2,2 milhões de reais, a partir de contrato de empréstimo entre o estado do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial. Com esta ação, serão beneficiados diretamente 23 lotes de irrigação administrados por agricultores familiares e indiretamente um total de 41 famílias.

Localizado no município de Cruzeta e implantado pelo DNOCS no ano de 1976, o perímetro irrigado foi concebido para distribuição das águas por gravidade na superfície em sulcos em cada lote através de uma rede de canais com extensão de 12Km. Apesar de apresentar um menor custo fixo e operacional, além de consumir menos energia, atualmente possui baixa eficiência e não permite o uso racional da água disponível.

O objetivo deste projeto piloto é a auto-sustentação do sistema de irrigação, para isso estão sendo executadas ações que permitirão uma gestão melhorada do perímetro e dos negócios como unidade produtiva de cada parcela de irrigação. A principal mudança será no método de irrigação a ser utilizado. No método de sulco a água é distribuída na área irrigada através de canais que banham toda área a ser cultivada. O novo sistema a ser implantado de irrigação localizada, onde a água é distribuída por gotejamento somente na zona das raízes das plantas cultivadas, evitando assim o desperdício do recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *