0 comentário(s)

[PARNAMIRIM] Parnamirim ganha Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes

No último dia 30 de outubro, no Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim foi realizada a Assembleia Geral de criação do Grupo de Apoio à Adoção (GAA) ABRACE. A cidade se junta a um seleto grupo de apenas três municípios que possuem grupos de apoio à adoção em todo o Rio Grande do Norte. Juntamente a Natal e Mossoró, Parnamirim agora figura em posição de destaque no estado quando o tema é adoção.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Há anos o Rio Grande do Norte contava com apenas dois Grupos de Apoio à Adoção. Em Natal, o Acalanto, que deu total apoio à Assembleia de fundação, e em Mossoró, o grupo Afeto. A luta para a criação do grupo de apoio a adoção, em Parnamirim, começou ainda em 2014 quando o casal de servidores públicos Franklândia e Francimar Fonseca já participava do GAA ACALANTO NATAL, e já se preparava para a adoção de seu filho.

A servidora relata que devido à ausência de informação sobre o tema, percebeu que um Grupo de Apoio à Adoção fazia muita falta em Parnamirim, já que no município existe um histórico de familiar de pais e filhos adotivos. Nesse sentido o grupo de apoio serviria não só para quem quer adotar, mas também para quem está passando pelo percurso de adaptação com as crianças.

Durantes os anos que antecederam a criação do grupo GAA ABRACE – Parnamirim, Franklandia Fonseca sempre buscou por uma sociedade mais sensível à causa e relata que sempre contou com o apoio da Promotora Dr. Isabelita e da Acalanto Natal. Contou também com o apoio da Câmara Municipal de Parnamirim que aprovou a lei 1.814/17, sancionada pelo prefeito Rosano Taveira, que trouxe em seu texto a grandeza das discussões sobre o tema da adoção.

A lei estipula o dia 20 de maio como o dia municipal da adoção em Parnamirim. “Considero que Parnamirim, de fato, despertou para a importância do tema”, destaca Franklândia. O instrumento legal estabelece também que durante a semana que antecede a importante data, deverão ocorrer ações de divulgação, palestras e ações sociais nas escolas e órgãos públicos da cidade para provocar a discussão do tema.

ÁPICE DA CRIAÇÃO DO GAA ABRACE PARNAMIRIM

No último dia 30 foi feita a Assembleia que determinou a primeira diretoria do Grupo de Apoio à Adoção ABRACE. Franklândia Fonseca Pedagoga, Mestre em Educação e Bacharel em Direito juntamente com a Advogada Anna Nunes foram eleitas e já tomaram posse como presidente e vice-presidente do grupo, respectivamente.

Parnamirim ainda tem uma grande vantagem para se tornar destaque no tema, já que a Promotora Drª Isabelita Garcia está plenamente envolvida com a causa e é uma pessoa muito sensível a esta questão. A presidente do ABRACE-Parnamirim, Franklândia Fonseca comenta que a promotora Drª Isabelita sempre esteve comprometida com o GAA e que a proposta para a criação grupo partiu da iniciativa dela.“Tivemos alguns encontros e treinamentos para montar o GAA e Drª Isabelita sempre foi uma grande motivadora e nos tem dado todo o apoio”, ponderou.

Anna Nunes, vice-presidente, também já empossada, conta que é de grande valia a criação do grupo: “Estamos todos alegres com a iniciativa. Vamos auxiliar as famílias antes, durante e depois do processo de adoção. Trabalharemos com o amadurecimento dos postulantes”.

O GAA ABRACE-Parnamirim, é um grupo de pessoas voluntárias comprometidas e sensíveis à causa, não fazendo distinção alguma quanto à raça, cor, condição social, credo religioso ou posicionamento político. No próximo dia 14 o grupo se reunirá, juntamente com Drª Isabelita Garcia, para traçar metas e estratégias de ações para o calendário de 2020.

Quem desejar participar do Grupo de Apoio à Adoção ABRACE-Parnamirim, buscar mais informações ou contribuir com a causa de qualquer forma pode entrar em contato através do telefone (84) 98797-3085.

 

Fonte: Prefeitura de Parnamirim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *