0 comentário(s)

[GOVERNO] IGARN Itinerante regulariza produtores de Caicó e região do Seridó.

O Governo do RN busca interiorizar suas ações facilitando a vida de quem reside nas diversas regiões do Estado. O IGARN Itinerante tem propósito de levar as atividades de regularização do uso da água para as populações do interior. Esta semana o programa está em Caicó levando os serviços de cadastramento de Licenças de Obra Hidráulica, Dispensa de Licenças, Outorgas de Uso da Água e Dispensa de Outorga, que serão oferecidos até o dia  31 de outubro, das 7h às 12h e das 13h às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O cadastramento é de grande importância para que o Governo do RN saiba quem usa, como usa, onde usa e para que usa as águas superficiais e subterrâneas estaduais, a fim de garantir a melhor da gestão dos recursos hídricos e a manutenção da maior quantidade de água pelo maior tempo permissível atendendo às necessidades, tanto das populações, quanto das produções.

No ato do cadastramento, o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.

Desde muito jovem, envolvido com a agricultura, Edmundo Medeiros, de 70 anos, aproveitou a oportunidade de ter uma equipe do IGARN na sua cidade para fazer o seu cadastramento junto ao instituto. “Vim regularizar para poder plantar batata, milho, feijão, melão e capim para o meu gado, trabalho com pecuária e agricultura”, disse.

Já Labório Gladino, 71 anos, também trabalha com cultivo de feijão e milho, além de ter uma criação de gado. Ele ficou sabendo da ação do IGARN na cidade, por meio do Sindicato Rural. “Acho muito importante ações como essa do IGARN, pois facilitam a vida de quem mora no interior do Estado e não tem tanta facilidade no acesso à internet”, explicou.

O coordenador Técnico e de Planejamento do IGARN, André Nunes, explica que esta é uma ação de Governo que visa facilitar a vida de quem mora nas diversas regiões do estado distante da capital. “É uma política de Governo, a chegada dos serviços às diversas populações do interior, evitando os trabalhadores tenham prejuízo quanto a alguma documentação ou crédito junto aos bancos para as suas produções”, disse.

Ele reforçou ainda a importância de os produtores da região aproveitarem a ida do IGARN Itinerante à cidade e região. “Reforçamos a importância da regularização, para que o máximo de pessoas aproveite essa nossa estada na cidade, pois temos que atender a outras regiões também, então quanto mais pessoas conseguirmos regularizar agora, melhor para o trabalhador local e para o órgão que consegue fazer a melhor gestão dos recursos hídricos no seridó”, explicou André Nunes.

O IGARN Itinerante é realizado com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras e dos Agricultores e Agricultoras Rurais do Seridó.

 

Fonte: Governo do RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *