0 comentário(s)

[FIERN] FIERN participa de audiência pública sobre revisão de Plano Diretor e defende amplo diálogo

A revisão do Plano Diretor de Natal precisa ser feita a partir de um amplo diálogo entre os representantes de diversos setores da sociedade, com racionalidade, serenidade e critérios técnicos. Essa foi o tom do pronunciamento do diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, durante audiência pública, nesta quarta-feira (2), no plenário da Câmara Municipal. Para ele, o diálogo racional pode assegurar uma proposta adequada ao desenvolvimento e sustentabilidade da cidade.

 

Roberto Serquiz afirmou que a Federação das Indústrias tem promovido discussões, como também designado técnicos para acompanhar o debate sobre a revisão do Plano Diretor (PD). “A Federação das Indústrias se associa e apoia essa iniciativa [de discutir a o PD]”, afirma Serquiz.  E lembra que a Comissão Temática do Meio Ambiente da FIERN (COEMA), presidida pelo diretor, promoveu encontro sobre o assunto, com a participação de empresários, lideranças de segmentos industriais, secretários municipais e dirigentes de órgãos ambientais

 

“Esse debate deve ser amplo no sentido de se colocar a revisão como uma necessidade para que a cidade tenha condições de realizar suas potencialidades de desenvolvimento em cada atividade industrial”, acrescentou.

 

E defendeu a importância de tratar o tema evitando que a discussão seja condicionada por intervenções emocionais ou ideológicas. “A discussão deve ser técnica, com mais racionalidade, para elaboração de um Plano Diretor que assegure uma cidade com condições para as empresas serem mais competitivas e com um ambiente favorável à geração de emprego e renda”, comentou. “Nosso presença, nessa audiência, assim, para dar essa palavra de apoio no sentido de que Natal possa ser uma cidade sustentável e com qualidade de vida”, ressaltou.

 

A audiência pública foi uma iniciativa do vereador Sueldo Medeiros (PHS) e tratou, principalmente, dos pontos do Plano Diretor que tratam das Zonas de Proteção Ambiental das zonas Sul, Leste e Oeste. “É preciso entender que existe um trabalho voltado para a ocupação de forma ordenada e sustentável nas ZPA’s. Com isso nós esperamos que a sociedade participe cada vez mais e entenda a mensagem da revisão do Plano”, disse Sueldo Medeiros.

 

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o coordenador do Plano Diretor de Natal, Thiago Mesquita, disse que a Prefeitura tem discutido a regulamentação das ZPA’s. “Estão sendo discutidas tanto as ZPA’s que já estão regulamentadas como as que estão em processo de regulamentação, para que possamos ter instrumentos que deem maior controle no processo de fiscalização e evitem a degradação ambiental”, afirmou.

 

“Se confunde muito na sociedade dizendo que Zonas de Proteção são áreas de preservação, e isso não é verdade. A ZPA é uma área que você define o uso e ocupação do solo através de estudo de fragilidade ambiental, então boa parte das ZPA’s pode ter uso restrito, ou seja, pode ser ocupada, e se conseguirmos ampliar esse uso com a finalidade de atender esse déficit será perfeito”, disse. Atualmente, a capital potiguar conta com 10 ZPA’s, que surgiram há aproximadamente 25 anos, sendo apenas 5 delas regulamentadas.

 

Também participaram da audiência pública representantes da Fecomércio, dos Conselhos de Arquitetura e de Engenharia e Agronomia, demais entidades empresariais, empresários, advogados, técnicos e pesquisadores.

 

Fonte: FIERN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *