0 comentário(s)

[COMENTÁRIO] MUITO CUIDADO COM O QUE JÁ ERA POUCO, E TORNOU-SE MENOS AINDA.

Fala, Cidadão!

Diante da expectativa que o Governo Bolsonaro criou com o que arrecadaria de dinheiro estrangeiro, no “mega-leilão” do pré-sal, de “mega” mesmo apenas tivemos a decepção.

O Governo esperava arrecadar mais de 106 bilhões de reais e arrecadou aproximadamente 69 bilhões, com um detalhe ainda mais frustrante: a insignificante entrada de dinheiro externo no Brasil, que segundo o Governo, esses investimentos alavancariam a nossa economia.

Mas, alguém ainda deve estar contestando e dizendo que foi um sucesso, pois quase 70 bilhões é muito dinheiro: na verdade, é necessário destacar que 90% desse valor foi da própria Petrobras. E 10% de uma empresa chinesa.

O banho de água fria refletiu-se ainda na queda de pontos na bolsa de valores e consequentemente, na alta da moeda americana, o dollar. aliás, as empresas americanas fugiram do leilão, mesmo com tudo o que o Governo ofereceu de bandeja.

A fuga das petroleiras internacionais pode ser também fruto de uma estratégia para desvalorizar ainda mais os nossos campos de petróleo e depois, com mais uma baixa nos preços pelo Governo Federal voltarem a participar em um novo leilão.

A decepção também impacta nas contas do Governo Federal, dos estados e municípios. Se muitos destes contestavam com razão de que o nosso petróleo vale muito mais do que a oferta do Governo Federal, por um bom tempo reinou o silêncio e deixou-se aprovar essa nova cessão onerosa do pré-sal no Congresso Nacional, pois, contavam com um incremento nas suas arrecadações para fecharem no azul ou minimizarem as suas contas neste fim de ano.

É preciso muito cuidado com o que já era pouco e tornou-se menos ainda: cabe ao Governo Federal, que ficará com a maior fatia dos recursos, saber aplicá-los, de modo a movimentar a nossa economia, com transparência, pois de nada adiantará o Governo continuar a vender patrimônio brasileiro, sem perspectiva nenhuma de que o resultado se reverta em favor da população, como é o fato de que o Governo já anuncia que o dinheiro vai para bancos, pagar a dívida pública sem renegociá-la ou auditá-la e já prepara algo em torno de 07 bilhões para emendas parlamentares, esperando que o Congresso aprove o seu pacote econômico, mesmo diante da situação de extrema desigualdade social que se agrava no Brasil a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *