0 comentário(s)

[COMENTÁRIO] MARA GABRILLI IMPEDE EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

 

Se emprego já não está fácil no Brasil, imaginem para os portadores de deficiência.

A Ex-Deputada Federal, Mara Gabrilli (PSDB/SP), atual Senadora e portadora de deficiência – ela é tetraplégica – adentrou ontem o plenário da Câmara Federal em uma cadeira de rodas, no momento em que se recebia um pacote de medidas de Bolsonaro (projeto de lei n° 6159), que dentre outras medidas, criaria ainda mais dificuldades para que os portadores de deficiência pudessem conseguir uma vaga emprego. Praticamente, acabaria com as quotas nas empresas para esse público, que já é rotineiramente excluído.

Esse fato ocorre justamente na semana nacional de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. O projeto a que me refiro, abria inclusive a possibilidade para que o empresário que não contratasse deficientes dentro do que hoje a lei determina, pagasse um valor em dinheiro ao Governo Federal pela exclusão. Um verdadeiro absurdo. Em discurso emocionado, a senadora referiu-se enfaticamente ao assunto:

“Hoje, que seria um dia para comemorarmos o nosso progresso, enquanto outros países estão comemorando a inclusão — desculpem-me! desculpe-me, Rogério Marinho! Desculpe-me, Bruno Bianco! Desculpe-me, Paulo Guedes! —, o que estamos fazendo é chorar porque estamos dando um passo de retrocesso, porque estamos dando um passo para a exclusão”,

“É um projeto que vai desmoronar a lei de cotas, que há duas décadas vem colocando pessoas com deficiência no mercado de trabalho, fazendo essas pessoas virarem contribuintes, fazendo essas pessoas saírem, muitas vezes, da assistência social para virarem contribuintes brasileiros”.

“Sinto muito, Governo Bolsonaro, não tem primeira-dama que explique isso, nem na língua brasileira de sinais.”

E, finaliza, solicitando que o Presidente retire o projeto para que outro seja construído.

É lamentável a falta de sensibilidade e porque não dizer a maldade do Presidente Bolsonaro contra os que mais precisam de apoio para exercerem a sua cidadania com dignidade. Nossa sociedade precisa incluir para crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *