0 comentário(s)

Artesãos participam de reunião preparatória para Multifeira Brasil Mostra Brasil.

O Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), vinculado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), realizou, nesta sexta-feira (23), a reunião preparatória para os 126 artesãos e oito associações selecionados para participar da 25º edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A feira será realizada de 06 a 15 de setembro, no Arena das Dunas, em Natal.

Segundo a coordenadora do Proarte, Graça Leal, a reunião tem o objetivo de orientar os artesãos sobre as normas de participação, assim com seus direitos e deveres. “É uma reunião de esclarecimento de dúvidas, uma oportunidade de o artesão conhecer e opinar sobre o espaço que teremos na feira. Também é um momento de orientar e passar todas as normas que deverão ser cumpridas para que tenhamos um espaço organizado e receptivo”, explica.

Os artesãos e associações selecionados passaram por um edital e tiveram seus produtos analisados por uma curadoria que levou em consideração a tipologia, a técnica, a referência cultural e a qualidades do artesanato.

O espaço coletivo do Governo do RN terá 400 metros quadrados e será uma vitrina para divulgação e comercialização do Artesanato Potiguar. Serão comercializados produtos de diversas tipologias como: renda de Bilro, macramê, crochê, esculturas de madeira, rocha e argila; peças de fibras vegetais; bonecas de pano.

A artesã Irma Silveira vai participar pela primeira vez da feira e conta que está muito feliz por ter sido selecionada. “Eu faço artesanato como terapia e trabalho com macramê e crochê. Estou muito feliz por ter sido selecionada. Não estava esperando, pois nunca participei de feira e essa está sendo a primeira oportunidade. Espero divulgar meus produtos e conseguir encomendas. Quero que eles sejam conhecidos”, conta.

Já para a experiente mestre Artesã de São José de Mipibu, Maria do Carmo, mais conhecida como Carminha, que sempre participar da Brasil Mostra Brasil, a feira é mais uma oportunidade de valorização e divulgação do seu trabalho. “Eu sempre me candidato a essa feira, pois é uma oportunidade comercial para o meu trabalho, que é a cerâmica. Já participei esse ano da Fiart e da Fenearte e tive ótimas vendas. Espero que a Brasil Mostra Brasil seja boa para as vendas assim como as outras”, finaliza.

A Multifeira Brasil Mostra Brasil completa 25 anos e é uma das maiores feiras do ramo. São esperados milhares de visitantes que poderão encontrar uma variedade de produtos artesanais e industriais, além de praça de alimentação e setores de serviços.

 

Fonte: Governo do RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *