• 0Comentários

    Prefeitura desenvolve projetos que tem como foco o idoso

    Foto: reprodução

    Com foco no bem estar do idoso, a Prefeitura de Parnamirim tem trabalhado em várias frentes nas unidades básicas de Monte Castelo, Jockey Clube, Liberdade e Primavera. Um dos projetos em execução é o PRO-EVA (Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa”, desenvolvido em parceria com a UFRN e o auxílio do professor Álvaro Campos. A proposta é apoiar e fortalecer o uso da caderneta da pessoa idosa.

     

    “Temos cerca de 600 idosos avaliados e monitorados, mas nossa meta é atingir mil pessoas. Apoiamos Parnamirim para que o município implante a caderneta desse grupo”, disse o professor de fisioterapia Álvaro Campos, da UFRN.

     

    Outra linha de trabalho da Secretaria de Saúde de Parnamirim tem sido em relação ao mapeamento de experiências exitosas de gestão pública no campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa, promovido pelo Ministério da Saúde. “Como já desenvolvíamos as ações do PRO-EVA, fomos escolhidos como uma das 14 melhores iniciativas do País. E estamos passando por treinamento com uma equipe do Hospital Albert Einstein para implantar na cidade a Linha de Cuidados da Pessoa Idosa”, explicou o professor Álvaro Campos.

     

    Isabelle Albuquerque, da Coordenação Técnica da Pessoa Idosa de Parnamirim, explicou que a gestão da saúde busca parcerias e juntamente com o Ministério da Saúde por meio do PROADIS/SUS estão com um curso EAD com início no dia 25 de maio em parceria com o Hospital Albert Einstein para auxiliar a linha de cuidado da pessoa idosa. “Realizamos oito oficinas em fevereiro com todos os profissionais de saúde da atenção básica para implementação do uso da caderneta, avaliação e monitoramento dos idosos”, disse.

     

    “Todas essas capacitações visam a reorganização da rede de atendimento ao idoso. Queremos saber quem é esse idoso que vamos atender, o que ele precisa? Da atenção básica à alta complexidade”, explicou o professor Álvaro Campos.

     

    E, a terceira frente de trabalho é em relação ao selo do Ministério de Desenvolvimento Social que certifica o município como amigo da pessoa idosa. Parnamirim aderiu ao selo e para avançar nesta área e ser certificado precisará cumprir algumas exigências.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

Comentários

Deixe seu comentário

  • Marque para poder comentar: