• 0Comentários

    Longa premiado "Cromossomo 21" é exibido em Natal

    Foto: reprodução

    O Cinépolis do Natal Shopping está entre as sete capitais do Brasil que exibirão o longa-metragem Cromossomo 21, a partir da próxima quinta-feira (31) e segue em cartaz até o dia 06/12. Dirigido e roteirizado por Alex Duarte, o filme se debruça sobre a rotina da jovem Vitória. E a rotina dela, na prática, é a igual à de todo jovem: estuda, vai às baladas, sai com as amigas, briga com a irmã, se queixa da mãe, se apaixona. Ela, no entanto, tem medo de perder a pessoa que ama, o namorado Afonso - vivido pelo ator Luís Fernando Irgang - por causa do preconceito da família dele. É questionadora, destemida e vai lutar por sua autonomia e seus ideais. Quem interpreta a protagonista é Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down, formada em Nutrição pela Faculdade de São Luiz Gonzaga.

     

    Alex Duarte tinha apenas esta ideia quando decidiu fazer o filme, sete anos atrás. Acabou totalmente envolvido na causa da inclusão social e hoje dá palestras sobre o tema pelo país. Cromossomo 21 deixou de ser apenas um filme e tornou-se um grande projeto. Em 2015 foi lançado o livro duplo: “21, do diagnóstico à independência” e “Cromossomo 21”, escritos pelo diretor. Em 2017, a web série Geração 21 aportou no Youtube.

     

    Realização de baixo orçamento, produzida de forma cooperativada e com recursos próprios, o longa-metragem teve Menção Honrosa no Festival de Gramado 2016, venceu como filme destaque no Los Angeles Brazilian Film Festival, premiado como Melhor Filme (voto popular) no Festival Internacional de Cinema de La Mujer, e melhor Filme do Festival Internacional de Cinema no Rio de Janeiro- FICC e melhor atriz (Adriele Pelentir), neste mesmo festival.

     

    Os anos que separam o início das filmagens do lançamento do filme, transformaram não somente a vida de Adriele, mas também a do ator Luís Fernando Irgang, que elegeu como tema de seu trabalho de TCC a inclusão social nas empresas. A vida de Alex Duarte, entretanto, mudou no dia em que ele conheceu Adriele e ela lhe fez a pergunta que complementa o título do longa: O que você faria se fosse impedido de amar? “Eu quero saber quais respostas as pessoas podem dar a esta pergunta depois de ver o filme”, diz Alex.

     

    Serviço:

    Horários de exibição - 30/11 a 06/12

    14hs (de segunda a sexta-feira)

    16:30 (os dias)

    21:30(de segunda a sexta-feira)

     

     

Comentários

Deixe seu comentário

  • Marque para poder comentar: