• 0Comentários

    Furtos em poços: Caern alerta para consumo de água em Macaíba

    Foto: reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta a população de Macaíba para o consumo de água na cidade, com destaque para o verão. Além de ser uma época de aumento natural da demanda por água, devido ao calor, o período se torna ainda mais adverso uma vez que, paralelo a esta situação o abastecimento na cidade vem sendo prejudicado pela violação dos poços tubulares que ofertam água à população.

     

    A produção de água de Macaíba é realizada a partir da captação do produto em 12 poços, destes, sete localizados ao longo da BR-304, e outros cinco próximos às fábricas do CIA. As instalações elétricas destes poços vêm sendo violadas, pelo roubo dos componentes internos dos transformadores, ou pelo roubo dos cabos elétricos que alimentam os grupos moto bombas. Toda vez que ocorre a Cosern toma as providências para o reestabelecimento do fornecimento de energia. Porém, às vezes o dano toma proporções que demandam até uma semana para conclusão dos serviços.

     

    “Estamos tentando voltar à normalidade do abastecimento com 80 % da vazão, para tanto colocamos setores da cidade que não faziam parte de rodízios nesta condição”, explica o Chefe Unidade de Operação e Manutenção de Água de Macaiba, Marco Aurélio Ferreira. Para situações emergenciais e essenciais, o escritório local administra um caminhão pipa. A previsão é de que até o dia 28 de novembro será possível retomar a normalidade no abastecimento.

     

    Desde o início do mês de novembro, três poços foram violados: PT 09 GRC, PT 13 CIA e PT 15 CIA. A primeira tentativa de roubo de transformador; a segunda tentativa de roubo de cabos e o terceiro o roubo do transformador. Os dois primeiros já voltaram a operar, já para a retomada do PT 15 CIA se faz necessário executar serviços de uma nova ligação, já solicitada à Cosern.

     

    Fonte: CAERN 

Comentários

Deixe seu comentário

  • Marque para poder comentar: