• 0Comentários

    Inscrições abertas para capacitação em costura industrial, em São Gonçalo

    Foto: reprodução

    A Associação das Mulheres de Santo Antônio do Potengi (AMSP), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, está com vagas disponíveis para curso de costura industrial. São 40 vagas em dois turnos: manhã e tarde.

     

    O curso tem duração de 2 meses, com início programado para o dia 9 de julho. Ao final da qualificação os novos costureiros recebem certificação e encaminhamento à empresa têxtil Guararapes para participar de processo seletivo.

     

    A ex-aluna Elaine Querino enfatizou a importância de sua participação na turma recém-formada pelo projeto na última sexta-feira (23). “Estou muito feliz com o resultado. Foram 4 meses de muito aprendizado. Agora vou ter mais chances para ingressar no mercado de trabalho.”

     

    As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na sede da Associação, localizada na Rua Ver. William Câmara Brito, 133, Santo Antônio do Potengi. Para realização de novas matriculas o indivíduo deve ser maior de 18 anos, residir em São Gonçalo do Amarante e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, foto 3×4, comprovante de residência e título eleitoral no ato inscrição. Informações: (84) 3278-3576 / 9 8798-6986 Maria da Paz (Paizinha).

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Conheça as escolas vencedoras do concurso Copa do Mundo, o mundo na nossa escola

    Foto: reprodução

    A Prefeitura de São Gonçalo realiza nesta sexta-feira (22) entrega da premiação às escolas vencedoras do concurso “Copa do mundo, o mundo na nossa escola”, promovido em parceria com as Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Educação (SME) e Comunicação Social e Eventos (SECOM).

     

    A equipe da SEMJEL visitou as escolas participantes do concurso nesta quarta-feira (20) e avaliaram os seguintes quesitos: trabalhos didáticos e decoração da escola com o tema Copa do Mundo, além de redação sobre o evento da FIFA.

     

    Em primeiro lugar ficaram as escolas municipais Jonas Escolástico de Noronha, em Olho D’água do Carrilho e a Maria Rufina de Lima, em Massaranduba. Ambas irão receber troféu + kit esportivo + materiais esportivos. Por uma critério de desempate, utilizado pela equipe da Secretaria de Esportes, a escola da comunidade do Olho D’água do Carrilho, irá receber o telão de LED para acompanhar o jogo do brasil nessa sexta-feira.

     

    Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Maria das Neves, no Amarante. E em terceiro, o Centro Educacional Infantil e Fundamental Professor Ivanaldo de França. Essas duas escolas irão receber um troféu e também um kit esportivo. Logo após as férias escolares, a SEMJEL realizará visitas as escolas participantes, entregando certificados de participação no concurso e agradecendo o empenho dos alunos e funcionários das escolas. O concurso “Copa do mundo, o mundo na nossa escola” é o primeiro passo para implementação das olimpíadas escolares do município.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    São Gonçalo: Arraiá Quatrocentão chega à 20ª edição

    Foto: reprodução

    A 20ª edição do “Arraiá Quatrocentão” teve início nesta segunda-feira (18) em São Gonçalo do Amarante/RN, onde seis quadrilhas juninas, entre estilizadas e matutas, desfilaram alegria e emoção na quadra do Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi.

     

    Os grupos Junina Juventude, Ká Cum Nós, Junina Tradição, Explosão Junina, Rei do Baião e Coração Potiguar foram as responsáveis pela noite de estreia – o festival segue até sábado (23), dia da final das estilizadas.

     

    “Queremos sempre receber todos quadrilheiros da melhor forma possível. Sabemos dos sacrifícios de muitos para poderem estar aqui, exercendo seu amor pela arte da dança e mais ainda pela nossa cultura. Por isso, sempre faço questão de estar presente, prestigiando as quadrilhas e parabenizando pelo trabalho e dedicação”, ressaltou o prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

     

    A expectativa, de acordo com a Secretaria de Comunicação e Eventos, é que aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo ginásio em Santo Antônio, para conferir as apresentações das 40 quadrilhas inscritas no festival.

     

    Ao vivo: Para quem não pode ir a São Gonçalo, na Grande Natal, a prefeitura está transmitindo todo evento ao vivo pela fanpage no facebook (https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/). Além disso, a TV Ponta Negra, realizadora do Arraiá Quatrocentão, está fazendo cobertura do evento.

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Conheça o CREAS de São Gonçalo do Amarante

    Foto: reprodução

    O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece à população são-gonçalense serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência sexual, física ou psicológica, exploração ao trabalho infantil ou que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas. O CREAS de São Gonçalo conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais e arte-educadores, atendendo cerca de 150 famílias com o apoio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

     

    “Caso haja violação de algum direito, seja ele em qualquer faixa etária, buscaremos sempre acompanhar todo o seu andamento. Do início ao fim desse processo”, afirma a assistente social Cláudia Patrícia. Além da visita familiar, os profissionais disseminam a conscientização do respeito ao próximo, do combate à violência contra a pessoa idosa, mulher ou a criança através de palestras e campanhas realizadas durante todo o ano.

     

    Com o intuito de trabalhar de maneira continuada todas as esferas envolvidas nesse contexto, o CREAS também conta com o projeto “Homens Reflexivos”, que busca o diálogo e a ressocialização dos indivíduos que respondem por agressão e estão enquadrados na Lei Maria da Penha.

     

    Saiba como realizar uma denúncia: Além do disque 100, podem ser realizadas denúncias na própria sede do CREAS, no Conselho Tutelar ou na Polícia Militar. O sigilo da informação e o anonimato são garantidos.

     

    Fonte: SGA 

     

     

     

    0Comentários

    Eventos juninos movimentam São Gonçalo até o dia 29 de junho

    Foto: reprodução

    O São João de São Gonçalo do Amarante/RN tem início nesta sexta-feira(15) e vai movimentar todo período junino na cidade. Quadrilhas estilizadas e tradicionais, bandas de forró, trio de sanfoneiro e muita alegria darão ritmo à festança na terra da cultura popular.

     

    Os festejos começam com a tradicional Festa de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio do Potengi, onde a abertura ficará por conta de Júnior e Banda Só pra Balançar e César Carlos e Banda, a partir das 22h de hoje. No sábado (16), a partir das 21h, a festa continua com Giannini Alencar e Allan Andrade. O evento Acontece na rua Maria Freire de Sá.

     

    Com início no dia 18, na segunda-feira, o maior festival de quadrilhas juninas do RN é o responsável por animar a cidade. O Arraiá Quatrocentão acontece até o dia 23 e vai trazer ao ginásio Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio, quadrilhas tradicionais e estilizadas de todo o Estado. Para quem não pode acompanhar presencialmente, a página da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante no facebook irá transmitir tudo ao vivo.

     

    Já no dia 29, no Mercado Municipal, acontece o encerramento do São João da Tradição com quadrilhas juninas, forró pé-de-serra e apresentação do rei e rainha da terceira idade e das quadrilhas juninas.

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Assinada ordem para recapeamento e revitalização de vias no Centro de São Gonçalo

    Foto: reprodução

    Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) assinou a ordem de serviço para o recapeamento asfáltico e revitalização das avenidas Alexandre Cavalcanti e Aildo Mendes. O orçamento da obra está estimado em R$ 1,4 milhão oriundos de uma emenda parlamentar do senador José Agripino e contrapartida da Prefeitura Municipal.

     

    O prefeito Paulinho destacou a importância da obra e agradeceu o apoio de toda sua equipe no desempenho para realização dessa e de outras obras no município. “Essas ruas são muito importantes para o Centro da nossa cidade e irão contribuir para a mobilidade urbana”, disse o gestor.

     

    Ao todo 25mil metros quadrados de vias serão revitalizados. Na Aildo Mendes serão 16.700 metros quadros e na Alexandre Cavalcante 7.800 metros quadrados. Além disso, 850 metros quadrados de calçadas serão padronizados. As obras têm previsão de início já na próxima segunda-feira(10).

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Definida ordem de apresentação das quadrilhas juninas no Arraiá Quatrocentão

    Foto: reprodução

    Aconteceu nesta quinta-feira (07), no Teatro Municipal, o sorteio para definição da ordem de apresentação das quadrilhas juninas no Arraiá Quatrocentão 2018 – festival de quadrilhas produzido pela TV Ponta Negra e a Liga de Quadrilhas Juninas Tradicionais e Estilizadas do RN – LIQUAJUTERN, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Fundação Cultural Dona Militana.

     

    O Arraiá Quatrocentão é um dos festivais de quadrilhas mais tradicionais do estado. As quadrilhas que participam do evento são distribuídas em duas categorias: tradicional e estilizada, vindas das mais diversas cidades do RN. Milhares de pessoas acompanham o festival, tanto presencialmente, quanto de forma on-line. No ano passado, mais de 260 mil pessoas foram alcançadas pelas transmissões ao vivo feitas diariamente pela Prefeitura, em sua página na rede social ‘Facebook’. Esse ano, a cobertura que deu certo no ano passado, também irá acontecer.

     

    Essa é a vigésima edição do Arraiá, que acontece pela oitava vez consecutiva na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ginásio Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, do dia 18 a 23 de junho. O festival de quadrilhas irá premiar as quadrilhas do 1º ao 5º lugar, nas duas categorias. Ao todo, a premiação chegará a R$ 23mil.

     

    As finais serão dia 22 (tradicional) e 23 (estilizada). Confira a ordem de apresentações das quadrilhas:

     

    18/06 (segunda-feira)

    19h – Junina Juventude

    19h40 – Junina Tradição

    20h20 – Penerou

    21h – Ká Cum Nós

    21h40 – 100% Ferroviário

    22h20 – Nordeste Junina

    23h – Explosão Junina

    23h40 – Rei do Baião

    00h20 – Coração Potiguar

    1h – Arraiá São João

     

     

    19/06 (terça-feira)

    19h – Sonho Junino

    19h40 – Arroxa o Nó

    20h20 – Beijoqueiros

    21h – Ká Prá Nós

    21h40 – Gingado Nordestino

    22h20 – Relaxa Ki Encaixa

    23h – Coração Nordestino

    23h40 – Sai da Frente

    00h20 – Estrela do Sertão

    1h – Padre Piná

     

     

    20/06 (quarta-feira)

    19h – Império Matuto

    19h40 – Brilho Potiguar – Tradicional

    20h20 – Reboliço

    21h – São João Nordestino

    21h40 – Brejo de ouro

    22h20 – Flor do Sertão

    23h – Junina São João

    23h40 – Renascer

    00h20 – Balão Dourado

    1h – Brilho Matuto

     

     

    21/06 (quinta-feira)

    19h – Espaia Braza

    19h40 – Chico Ribeiro

    20h20 – Zé Matuto

    21h – Junina Sertão

    21h40 – Brilho Potiguar – Estilizada

    22h20 – Brilho da Lua

    23h – Renô do Sertão

    23h40 – Ôxe Menina

    00h20 – Matutina Potiguar

    1h – Coração Matuto

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Prefeitura de São Gonçalo realiza campanha contra leishmaniose

    Foto: reprodução

    Na manhã desta quarta-feira (06), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ação de combate à leishmaniose visceral canina, doença infectocontagiosa transmitida para os cães pelo mosquito infectado.

     

    Na ocasião, cerca de 15 profissionais da SMS atuaram na comunidade de Poço de Pedra para realização de coleta de sangue dos cães, que passaram pela primeira triagem ainda no local. Segundo Vicente Maurício, coordenador geral da vigilância em saúde, o objetivo da secretaria é realizar o exame em pelo menos 100 cães da comunidade. “Estamos direcionando essa campanha para a zona rural da cidade buscando dar mais rapidez ao processo de diagnóstico da leishmaniose e evitar os agravos da doença”, destacou.

     

    No próximo dia 20, a equipe estará na comunidade de Serrinha realizando os testes nos animais.

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    São Gonçalo do Amarante: Próximo mutirão de renegociação de dividas municipais será em Regomoleiro

    Foto: reprodução

    O terceiro mutirão de renegociação do SAAE oferece a oportunidade de iniciar o mês de junho com as dívidas em dia. Neste sábado (09) o mutirão será no escritório do SAAE em Regomoleiro. O evento tem o intuito de facilitar a quitação de dívidas, com parcelamentos em até 50x e descontos de até 95% em juros e multas.

     

    Consumidor que possui dívidas em atraso com o SAAE, aproveite as chances de renegociação, regularize seu débito com os melhores descontos e facilidades no parcelamento. O atendimento acontecerá das 8h às 14h.

     

    OBS: Os atendimentos também continuarão sendo feitos em todos os escritórios do SAAE durante a semana, com as mesmas possibilidades de negociação e descontos, porém com atendimento especial aos consumidores durante os mutirões.

    Horário de atendimento: 08h ás 16h.

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    São Gonçalo atinge meta de vacinação contra influenza

    Foto: reprodução

    Na última quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a influenza. Segundo dados da SMS, mais de 90% do grupo prioritário, composto por crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, jovens e adolescente de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, professores e trabalhadores da saúde, já foi vacinado no município.

     

    Kátia Silene, coordenadora da atenção básica, reforçou a relevância da vacinação para os grupos prioritários. “É muito importante que o grupo em destaque seja vacinado, tendo em vista que grande parte dele é composto por pessoas que podem apresentar um quadro com baixa imunidade, ficando mais susceptível ao vírus. Logo, na medida em que conseguirmos vacinar essa população, reduziremos também a circulação do vírus em São Gonçalo”, afirma a coordenadora.

     

    A vacinação contra influenza foi prorrogada em todo estado até o próximo dia 15 de Junho para todo o grupo prioritário. Se você contempla alguma categoria prioritária, não perca tempo, procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se.

     

    Fonte: SGA 

    0Comentários

    Projeto que revogaria reajuste da passagem é rejeitado em plenário

    Foto: reprodução

    O Projeto de Decreto Legislativo nº 027/18, de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), foi rejeitado na sessão ordinária desta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de Natal. A matéria previa a revogação do reajuste da tarifa de ônibus e, com isso, prevalece o reajuste concedido pelo Executivo Municipal no último dia 20.

     

    O Projeto de Decreto que revogaria o reajuste da passagem do transporte público vinha sendo discutido desde a semana passada, mas não conseguiu a maioria dos votos para prevalecer. Os vereadores que defendiam a revogação da tarifa, que passou de R$ 3.35 para R$ 3.65, alegaram que a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana ocorreu de forma irregular. "Deveria ter ocorrido uma convocação pela presidente do conselho e o que houve foi um convite feito por uma servidora da STTU, de um e-mail pessoal.

     

    A líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PDT), encaminhou voto contrário à revogação. Ela defendeu que a Câmara estaria adentrando competências do Executivo. "O único meio de operacionalizar com relação a essa demanda seria o vereador que acredita haver vícios procurar a justiça e não trazer para a Câmara. Todas as outras reuniões foram feitas da mesma forma, por e-mail e houve publicização em jornais, na imprensa", rebateu a vereadora.

     

    Votaram a favor do decreto que revogaria a tarifa em vigor os vereadores Raniere Barbosa (AVANTE), Dinarte Torres e Robson Carvalho, do PMB; Cícero Martins e Eleika Bezerra, do PSL; Fernando Lucena e Natália Bonavides, do PT; e Sandro Pimentel. Seguiram o encaminhamento da líder do governo, contra o projeto, os vereadores Ney Júnior (PSD), Sueldo Medeiros (PHS), Ana Paula (PSDC), Bispo Francisco de Assis (PRB), Dagô de Andrade (DEM), Luiz Almir (AVANTE), Preto Aquino (PATRIOTAS), Felipe Alves (MDB), Ubaldo Fernandes (PTC), Chagas Catarino e Nina Souza, do PDT; Aroldo Alves, Paulinho Freire e Dickson Júnior, do PSDB.

     

    Os vereadores Carla Dickson (PROS), Ary Gomes (PDT) e Eriko Jácome (PODEMOS), estavam com ausências justificadas. Já Eudiane Macedo (PTC), Franklin Capistrano (PSB), Júlia Arruda (PDT) e Klaus Araújo (SD), não participaram da votação.

     

    Texto: Cláudio Oliveira Fotos: Marcelo Barroso

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Câmara começa a votar Decreto que pode revogar reajuste das passagens

    Foto: reprodução

    Os vereadores voltaram a discutir e votar o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que pede a revogação do Decreto nº 11.518/18, publicado no Diário Oficial do Município no último sábado (19), reajustando o valor da tarifa do transporte público de Natal. Em um primeiro momento os vereadores votaram em regime de urgência a colocação em pauta do Projeto. Logo após os vereadores votaram o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

     

    “Nós conseguimos duas grandes vitórias hoje que foram a aprovação em regime de urgência e a derrubada do parecer contrário da Comissão de Justiça ao nosso Decreto, porém faltou a última vitória que era aprovar o Decreto e revogar esse reajuste abusivo, imoral e ilegal”, disse Sandro Pimentel.

     

    A vereadora Nina Souza (PDT) ressaltou que não é prerrogativa do Poder Legislativo legislar sobre a matéria. “Como no nosso entendimento o ato não foi eivado de vício e como não é prerrogativa nossa legislar acerca de tarifa de ônibus, nós entendemos que seria uma ludibriação aos usuários de transporte público votar a favor de um decreto que não vai interferir na diminuição das tarifas”, explicou Nina Souza.

     

    Para o presidente da CMN, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), ao debater a matéria, a Câmara Municipal, enquanto poder fiscalizador, está sendo um órgão coerente e transparente. “A Câmara está apenas usando a sua prerrogativa legal, em nenhum momento nós iremos discutir o que não nos compete. Estamos discutindo a questão de um trâmite irregular e que provocou o aumento da tarifa de ônibus”, afirmou Raniere Barbosa.

     

    De acordo com o vereador Cícero Martin (PSL), também há ilegalidade no aumento das passagens devido ao não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelos empresários. “Houve uma ilegalidade a partir do momento que o TAC não foi cumprido pelos empresários. Dentro desse contexto eu voto pelo decreto que revoga o aumento das passagens porque as regras devem ser cumpridas. É uma questão de legalidade”, destacou Cícero.

     

    Luanda Pedrita, diretora da UMES e vice-presidente da UBES no estado, declarou que os alunos vão continuar a luta pela revogação do decreto. “Se não houver acordo nós iremos continuar pressionando, indo às ruas e lutando para que nossa voz seja ouvida e a passagem seja justa”, afirmou Luanda. A votação do Projeto volta a ser discutida na sessão desta quarta-feira (30).

     

    Texto: Karol Fernandes Fotos: Marcelo Barroso

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    SESI Big Band e Guilherme Arantes encantam com show na Semana da Indústria

    Foto: reprodução

    O show SESI Big Band convida Guilherme Arantes levou música e descontração ao público que lotou o Teatro Riachuelo, na noite desta quarta-feira (23), durante a comemoração do Dia da Indústria. A apresentação ocorreu logo após a Sessão Magna do Dia da Indústria, com o economista Eduardo Giannetti, dentro da programação da Semana da Indústria que celebra os 65 anos da FIERN.

     

    Uma apresentação de percussão, em uma escada de metal com músicos trajando capacetes de construção, abriu o show da orquestra, que passeou entre clássicos do jazz, blues e música brasileira, sob a regência do maestro Eugênio Graça.

     

    O ponto máximo da noite foi quando o cantor Guilherme Arantes subiu ao palco para cantar, ao piano e acompanhado pela orquestra, as composições mais marcantes da sua trajetória, como ‘Cheia de charme”, “Planeta Água” e “Deixa chover”, entre outras.

     

    Autor de outros sucessos como ‘Coisas do Brasil’ e ‘Um Dia, um adeus’, Guilherme Arantes fez muito sucesso no final dos anos de 1970 e por todos os anos de 1980.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Câmara vai analisar validade do decreto de reajuste da tarifa de ônibus

    Foto: reprodução

    A Câmara Municipal de Natal, através de sua Procuradoria Jurídica, poderá recorrer da decisão do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, que aprovou aumento no valor da tarifa da passagem de ônibus.

     

    A reunião do Conselho ocorreu sem a participação dos representantes da Câmara que não foram convidados para discutir a proposta de reajuste, o que poderá anular a decisão, levando em consideração que os vereadores entendem que o aumento é abusivo e não existe transparência na planilha para validar um aumento da tarifa.

     

    O decreto do Executivo autorizando o novo valor de R$ 3,65 foi publicado na edição deste sábado (19) do Diário Oficial do Município. 

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Amaro Sales apresenta Semana da Indústria no Boa Tarde, Cidadão

    Foto: reprodução

    Em entrevista ao programa “Boa Tarde, Cidadão”, apresentado pelo jornalista Robson Carvalho, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, detalhou a programação da Semana da Indústria, que comemora os 65 anos do Sistema FIERN. A entrevista foi concedida na tarde desta segunda-feira (21), na TV Band Natal. A Semana da Indústria foi aberta na última sexta-feira (18) com a exposição do acervo fotográfico do Sistema FIERN, no Solar Bela Vista, e segue com cursos, oficinas, palestras, sessão magna, na quarta-feira (23), com palestra do economista Eduardo Gianetti e se encerra no sábado, dia 26, com a realização do programa Ação Global, em Natal e Mossoró.

     

    Durante o programa, Amaro Sales avaliou o cenário político e econômico do país, falou do Fórum “Caminhos do Brasil”, realizado com pré-candidatos a Presidência da República, antecipou planos de promover Fórum no contexto estadual, com os candidatos ao Governo do Estado, e destacou a importância do estudo MAIS RN. Além disso, explicou o papel do Sistema FIERN, os serviços e atendimentos prestados aos profissionais da indústria e a sociedade do Rio Grande de Norte, por meio do SESI, SENAI e IEL. E respondeu perguntas encaminhadas por telespectadores ao programa.

     

    ASSISTA NA ÍNTEGRA

     

    Fonte: FIERN