• 0Comentários

    Caern vai reformar o reservatório da cidade de Afonso Bezerra

    Foto: reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) irá suspender o abastecimento da cidade de Afonso Bezerra a partir deste terça-feira (12). A equipe da Caern irá fazer o serviço de levar água para cidade sem passar pelo reservatório que será reformado. A previsão é que o abastecimento seja retomado na sexta-feira (15).

     

    Durante a paralisação, a Caern também fará serviços necessários na cidade como extensão de rede de água em algumas ruas e manutenção mecânica nas bombas dos poços. O reservatório elevado de Afonso Bezerra possui capacidade para 500 mil litros e terá o serviço concluído em quatro meses. A reforma do reservatório não irá prejudicar o abastecimento da cidade.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    1º encontro SENAI Fashion Lab reúne alunos do curso de Estilista e profissionais do mercado

    Foto: reprodução

    O “1º encontro SENAI Fashion Lab” foi realizado nesta quarta-feira (06) à noite, no auditório do SENAI Clóvis Motta. Promovido pelos alunos do 9º curso de Estilista, o evento contou com as participações da designer de moda e empresária Priscylla Cavalcanti, do Ateliê Priscylla Cavalcanti, da coordenadora do setor de estilo da Guararapes/Riachuelo Natal, Samanta Giampo, e de Dinedson Fonseca e Vanessa Nóbrega, representantes do RN no SENAI Brasil Fashion 2017 (Confira Galeria de Fotos).

     

    A proposta do evento foi convidar pessoas que estão no mercado para relatarem suas experiências, aproximando mercado e academia e também falarem sobre como está o mercado da moda em Natal atualmente. Na entrada do auditório, foi montado um bazar.

     

    Priscylla Cavalcanti exibiu um vídeo contando suas trajetórias acadêmica e profissional, que culminou com a criação do seu ateliê, voltado para confecção de roupas sob medida. Ela deu dicas valiosas para os alunos que quiserem empreender no setor. Uma delas é que toda marca tem de ter uma identidade. Isso representa um diferencial de peso num mercado altamente competitivo e diversificado. Ela também ressaltou a importância do conhecimento para se chegar ao sucesso como empreendedor. “Muita gente se engana achando que a moda é só inspiração, mas é necessário estudo, sempre se renovar e inovar, precisa buscar conhecimento e base para fazer a diferença”.

     

    “Vim contar um pouco da minha experiência, como a indústria vem acompanhando a moda nesses últimos anos, relembrando como começou esse processo”, disse Samanta Giampo. A coordenadora do setor de estilo da Guararapes/Riachuelo Natal, diz que atualmente as pessoas saem mais preparadas das escolas, mas ainda falta uma maior integração entre as instituições de ensino e à indústria. “Até mesmo para dar abertura para as pessoas entenderem como funciona o processo, as parcerias, investimentos, ainda tem uma lacuna grande, mas estamos caminhando para superar isso”.

     

    O curso de Estilista, iniciado em maio último, tem duração de dez meses com 520h/aula. O objetivo é qualificar o aluno para a criação e desenvolvimento de coleções de moda, adequando aos tecidos e outros materiais os recursos tecnológicos disponíveis, e ao mercado da moda. O diretor do SENAI Clóvis Motta, Genildo Peixoto, disse que em breve serão abertas as matrículas para uma nova turma do curso, que iniciará entre março e abril do próximo ano.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Sinduscon Mossoró assina termo de adesão ao Projeto de Atuação Articulada do Sistema FIERN

    Foto: Reprodução

    O Sinduscon Mossoró (Sindicato da Indústria da Construção Civil) assinou nesta quinta-feira, 07, em sua sede, em Mossoró, termo de adesão ao Projeto de Atuação Articulada da Área Sindical.

     

    O projeto tem como principal objetivo a integração da área sindical e Unidade de Mercado do Sistema FIERN, com foco na associação de novas indústrias ao Sindicato e comercialização dos serviços oferecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

     

    Participaram da reunião que resultou na concretização da parceria o Presidente do Sinduscon Mossoró, Sérgio Freire, o Gerente Corporativo de Mercado do Sistema FIERN, Erick Couto, o Gerente do SESI Mossoró, Denilson Santana, e o Assessor Técnico do SESI-RN, Manoel Ribeiro.

     

    Fonte: FIERN

    0Comentários

    CTGAS-ER treina colaboradores do Grupo Biosev na Usina Estivas

    Foto: reprodução

    Na sua missão de oferecer soluções tecnológicas e educacionais, visando ao desenvolvimento sustentável da indústria, o Centro de Tecnologias dos Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER concluiu um programa constituído por quatro cursos na área de Soldagem, executado para colaboradores da Biosev, Unidade Estivas, instalada no município de Arêz. O CTGAS-ER reciclou e capacitou 62 profissionais, com aulas práticas e teóricas ministradas nas dependências da empresa.

     

    Foram quatro cursos, com início em maio e conclusão na semana passada, totalizando 640 horas/aula, realizados através de um contrato de prestação de serviços firmado entre o SENAI/CTGAS-ER e o Grupo Biosev, a segunda maior processadora global de cana-de-açúcar , que possui 11 unidades agroindustriais em operação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de um terminal próprio no porto de Santos (SP).

     

    O SENAI/CTGAS-ER atendendo demanda da empresa –que confiou ao Centro o treinamento e capacitação de seus colaboradores — ministrou quatro cursos na área de Soldagem: Soldador Elétrico Chaparia, Soldador Elétrico Tubulação e dois de Soldador no Processo TIG, visando atualizar com as novas tecnologias antigos trabalhadores e capacitar e treinar novos profissionais na área de soldagem.

     

    As aulas foram ministradas nas dependências da usina, sendo utilizada uma Unidade Móvel de Soldagem do SENAI. Cada curso foi executado em 160 horas aula, tendo como instrutores os professores Kerginaldo Nogueira e José Fernandes.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Embaixador da Alemanha visita instalações do CTGÁS-ER e destaca continuidade de parcerias

    Foto: reproduçao

    O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, visitou, na manhã desta segunda-feira, 05, as instalações do CTGÁS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) e ficou entusiasmado com as possibilidades e ampliação de parcerias do Centro com órgãos públicos e entidades alemãs. Acompanharam o embaixador a Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e o cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert.

     

    “Fiquei muito bem impressionado. Já tinha estudado alguns documentos e apresentações sobre o CTGÁS-ER, mas ver as aulas e ouvir os alunos e os pesquisadores é outra situação, porque reforça a certeza de que o Centro é muito importante, até porque o futuro é a energia renovável. Por isso, o ensino e a pesquisa nesta área; da produção de energia até a manutenção de equipamentos utilizados, é muito relevante”, disse.

     

    Georg Witschel ainda destacou que as parcerias do Sistema FIERN e do CTGÁS-ER com a instituições da Alemanha é um processo continuado que não terá interrupção. “A cooperação não termina. Houve uma transferência de tecnologia e isso prossegue, além do que o CTGÁS tem professores, do Rio Grande do Norte, que já podem ensinar aos alunos o que assimilaram nestas parecerias”, afirmou o embaixador, depois de percorrer laboratórios e salas de aula do Centro.

     

    A comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e diretor de Tecnologias, do CTGAS-ER, Fernando Queiroz e superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Hélder Maranhão. Também presentes, os coordenadores de Pesquisas e Tecnologias do CTGAS-ER, Paulo Isabel e Kátia Canella, respectivamente, e o representante da GIZ, Jorgdieter Anhalt.

     

    Eles estiveram nos laboratórios de Processamento de Gás, de Química Ambiental e de Energias Renováveis e no local onde é desenvolvimento um projeto de dessalinizador com energia fotovoltaica. Georg Witschel conversou com os gestores do Centro, professores e alunos, aos quais incentivou para que deem continuidade à formação profissional e as pesquisas na área de energia.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    SESI Escola está com matrículas abertas para Ensino Médio em 2018

    Foto: Reprodução

    O Serviço Social da Indústria (SESI), que agora também é escola, está com matrículas abertas para o ano letivo de 2018 em Natal e Mossoró, com vagas para ensino médio (1º 2º e 3º anos). O SESI Escola utiliza material didático da “Somos Educação”, com sequências didáticas desafiadoras e diversificadas.

     

    O material é organizado de forma a provocar o diálogo, a reflexão e o debate com a intenção de garantir que os estudantes sejam estimulados a procurar soluções criativas para as atividades propostas e também para situações do cotidiano.

     

    Além de tudo isso nossos alunos utilizam no SESI a organização do trabalho pedagógico está relacionada ao uso e otimização dos diferentes espaços, como forma de favorecer as aprendizagens. As escolas são equipadas com laboratório de informática educacional, laboratórios de física, química e biologia, bibliotecas, salas multiuso, cantina e quadras poliesportivas.

     

    O SESI Escola dispõe de estímulos diversos, com projetos que desenvolvem a cidadania, saúde e segurança, aulas de robótica, entre outros. Além de realizar eventos como Torneio Regional de Robótica, Fórum de Profissões e participação no JERNS, o SESI prepara e incentiva os alunos a participarem de Torneios nacionais, com resultados tão grandiosos quanto sua rede de ensino.

     

    Mais informações: 3220-0466 em Natal, e 3316-2549 em Mossoró, acesse o site http://bit.ly/SESIEscola.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Presidente da FIERN e Embaixador da Alemanha tratam do encontro econômico que acontecerá em Natal

    Foto: reprodução

    O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, acompanhado da Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e do cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, foi recebido nesta segunda-feira, 04, na Casa da Indústria, pelo presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo (Veja Galeria de Fotos no Final).

     

    Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, os diretores José Garcia da Nóbrega, Heyder Dantas e Djalma Barbosa Júnior, os superintendentes de Estratégias e Articulação do Sistema FIERN, Hélder Maranhão, do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL, Angélica Teixeira, e a Diretora do SENAI-RN, Roseanne Albuquerque. Um dos temas da reunião foi o Encontro Brasil Alemanha, que será realizado em 2019 em Natal. O presidente Amaro Sales lembrou que o Sistema FIERN desenvolve intercâmbio com a Alemanha, principalmente com o Estado da Renânia Palatinado, desde o ano de 2011.

     

    Nesse período foram realizadas diversas parcerias com o SENAI-RN, através do CTGÁS-ER e do Centro da Construção Civil Rosária Carriço, nas áreas de energias renováveis e construção civil, além de missões empresariais e capacitações, como o programa de treinamento em gestão e meio ambiente para os jovens empresários, e a Casa Passiva (um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com um consumo de energia zero, ou muito baixo).

     

    “Queremos ser aliados da Alemanha para desenvolver o Rio Grande do Norte”, disse Amaro Sales, que fez uma exposição das potencialidades econômicas do Estado, chamando atenção para as energias renováveis. Segundo o presidente da FIERN, o RN já é destaque e poderá liderar no Brasil nesse setor. Ele disse que, como presidente da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de Federações de Indústrias da região, vai mobilizar os industriais nordestinos para participar do Encontro Brasil Alemanha, que ocorrerá em Natal, no segundo semestre de 2019. “Esse encontro não será do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste”, afirmou.

     

    O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel disse que o Encontro Brasil Alemanha é um fórum que reúne centenas de empresários brasileiros e alemães, de forma muito aberto e é uma oportunidade para conhecer interesses de negócios entre as duas partes. “No último encontro, em Porto Alegre, ocorreu uma apresentação do Rio Grande do Norte, que considero excelente, mostrando o que esta parte do mundo oferece”.

     

    Segundo o embaixador, os empresários alemães desconhecem o que o Nordeste produz. “Eles não têm ideia do que é produzido na região, por isso a importância do Encontro que acontecerá em 2019 em Natal”. Na avaliação de Georg Witschel, o Encontro vai abrir muitas portas para investimentos.

     

    O embaixador visitou na Casa da Indústria o Escritório de Negócios da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha), aberto em 2015, e que funciona junto ao Centro Internacional de Negócios da FIERN, e encontrou-se com jovens industriais potiguares que participaram de capacitação na Alemanha.

     

    Fonte: FIERN  

    0Comentários

    Equipes do RN selecionadas no Programa Inova SENAI recebem as medalhas

    Foto: Reprodução

    Os alunos das equipes do Rio Grande do Norte que foram selecionadas na edição deste ano do Inova SENAI receberam, nesta sexta-feira, 01, as medalhas de premiação, durante o anúncio do resultado da avaliação da banca de especialistas, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER).

     

    Entre os classificados, estão projetos que aproveitam ideias sustentáveis, com uso de energia fotovoltaica, ou permitem, com equipamentos concebidos pelas próprias equipes, melhorias de processos, o que permitirá às empresas reduzir custos e ampliar a competitividade.

     

    As medalhas foram entregues pelo diretor 2º Secretário do Sistema FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e pela diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo. Na categoria processo inovador, o primeiro colocado foi o projeto da Estufa Autossuficiente para Salgados; o segundo o do Baú Hortifrúti Autossuficiente.

     

    Na categoria produto inovador, o primeiro colocado foi o projeto do Macaco Hidráulico Multifuncional; o segundo, o do Sistema Autônomo para Impressora D; e, em terceiro, o Sistema para Troca de Óleo da Caixa Multiplicadora de Aerogerador.

     

    “As equipes desenvolveram trabalhos fantásticos, que podem ampliar a competitividade de produtos e serviços. Isso mostra que os alunos que integram os grupos que participam do Inova entenderam a necessidade de compatibilizar os aspectos de possíveis reduções de custos, com as necessidades ambientais e de sustentabilidade”, disse Djalma Cunha.

     

    O Programa Inova SENAI foi criado para incentivar boas ideias, desenvolvidas nas unidades de ensino da instituição. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI inscrevem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

     

    A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

     

    Conheça os projetos que concorreram no Inova 2017. 

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Caern trabalha em reparo de rede na Avenida Prudente de Morais

    Foto: reprodução

    Na tarde desta sexta-feira (1°), foi detectado um vazamento de água em uma tubulação de 600 mm na Avenida Prudente de Morais, próximo ao estádio Arena das Dunas. O vazamento ocorreu depois que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o abastecimento da região. A empresa realizou entre quinta e sexta-feira a substituição de um trecho da Adutora Lagoa Nova II, o objetivo da substituição era evitar interferências com a rede de drenagem da Prefeitura.

     

    A previsão da Caern é que o serviço seja finalizado até o fim da tarde de sábado (02), de forma a regularizar o abastecimento de nove bairros da capital. Atualmente estão com o fornecimento de água suspenso os seguintes bairros: Lagoa Nova, Lagoa Seca, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Cidade da Esperança, Nazaré, Bom Pastor, Quintas e Alecrim. O prazo para total regularização do abastecimento é de até 72 horas. 

     

    Em virtude do serviço, o trecho da Avenida Prudente de Morais, na altura da Arena das Dunas está fechado no sentido Centro-Candelária. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU está no local orientando os desvios. A Caern orienta os motoristas que evitem essa rota e, também, recomenda à população que utilize a água disponível de forma racional. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    "Um Sonho de Natal" entra em cartaz no Cine Teatro

    Foto: reprodução

    O Colégio Marista apresenta hoje (28) e amanhã (29), o seu espetáculo natalino, "Um Sonho de Natal", a partir das 20h00, no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva. Os ingressos estarão à venda na bilheteria local, uma hora antes do espetáculo, por R$ 45,00, o valor inteiro. Estudantes pagam meia entrada.

     

    Encenada por mais de duzentos alunos, a peça teatral contará com muita música e danças, celebrando uma das épocas mais festivas do ano, com base no livro Polyana, de Eleanor H. Pontes.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

     

    0Comentários

    Longa premiado "Cromossomo 21" é exibido em Natal

    Foto: reprodução

    O Cinépolis do Natal Shopping está entre as sete capitais do Brasil que exibirão o longa-metragem Cromossomo 21, a partir da próxima quinta-feira (31) e segue em cartaz até o dia 06/12. Dirigido e roteirizado por Alex Duarte, o filme se debruça sobre a rotina da jovem Vitória. E a rotina dela, na prática, é a igual à de todo jovem: estuda, vai às baladas, sai com as amigas, briga com a irmã, se queixa da mãe, se apaixona. Ela, no entanto, tem medo de perder a pessoa que ama, o namorado Afonso - vivido pelo ator Luís Fernando Irgang - por causa do preconceito da família dele. É questionadora, destemida e vai lutar por sua autonomia e seus ideais. Quem interpreta a protagonista é Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down, formada em Nutrição pela Faculdade de São Luiz Gonzaga.

     

    Alex Duarte tinha apenas esta ideia quando decidiu fazer o filme, sete anos atrás. Acabou totalmente envolvido na causa da inclusão social e hoje dá palestras sobre o tema pelo país. Cromossomo 21 deixou de ser apenas um filme e tornou-se um grande projeto. Em 2015 foi lançado o livro duplo: “21, do diagnóstico à independência” e “Cromossomo 21”, escritos pelo diretor. Em 2017, a web série Geração 21 aportou no Youtube.

     

    Realização de baixo orçamento, produzida de forma cooperativada e com recursos próprios, o longa-metragem teve Menção Honrosa no Festival de Gramado 2016, venceu como filme destaque no Los Angeles Brazilian Film Festival, premiado como Melhor Filme (voto popular) no Festival Internacional de Cinema de La Mujer, e melhor Filme do Festival Internacional de Cinema no Rio de Janeiro- FICC e melhor atriz (Adriele Pelentir), neste mesmo festival.

     

    Os anos que separam o início das filmagens do lançamento do filme, transformaram não somente a vida de Adriele, mas também a do ator Luís Fernando Irgang, que elegeu como tema de seu trabalho de TCC a inclusão social nas empresas. A vida de Alex Duarte, entretanto, mudou no dia em que ele conheceu Adriele e ela lhe fez a pergunta que complementa o título do longa: O que você faria se fosse impedido de amar? “Eu quero saber quais respostas as pessoas podem dar a esta pergunta depois de ver o filme”, diz Alex.

     

    Serviço:

    Horários de exibição - 30/11 a 06/12

    14hs (de segunda a sexta-feira)

    16:30 (os dias)

    21:30(de segunda a sexta-feira)

     

     

    0Comentários

    Caern Central em Mossoró terá Feirinha de Orgânicos aberta à comunidade

    Foto: reprodução

    O prédio central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na avenida Alberto Maranhão, em Mossoró, está recebendo às terças-feiras, das 7h30 às 10h30, a feirinha agroecológica. Funcionando desde agosto somente para os empregados da Companhia, a facilidade de acesso ao prédio, fez com a Caern decidisse oferecer à comunidade em geral mais um ponto de comercialização de orgânicos na cidade, a partir da primeira semana de dezembro.

     

    “Observamos que o cliente da Caern que procura os nossos serviços no escritório também está consumindo os produtos da feirinha. Então, resolvemos oferecer esta opção à comunidade”, afirma o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas. O escritório central é o que mais recebe clientes em busca dos serviços da Caern em Mossoró.

     

    Frutas, hortaliças, verduras e legumes são os principais produtos comercializados. Mas os feirantes também vendem galinhas e guinés abatidos, ovos, polpa de frutas, coco ralado, óleo de coco, doces e mel em diversas apresentações. A ideia de oferecer a feirinha agroecológica é conscientizar os empregados da Caern sobre a importância de adotar hábitos saudáveis na alimentação dando preferência aos produtos orgânicos, livre de agrotóxicos.

     

    A Caern será o quinto ponto de comercialização da feirinha em Mossoró. Integrantes da Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró (APROFAM) realizam a feirinha. A Associação abrange 15 assentamentos e comunidades produtoras de Mossoró beneficiando 40 famílias. Outra vantagem de consumir da agricultura familiar é eliminar atravessadores e possibilitar o reconhecimento justo ao trabalho dos produtores. Comprar do pequeno também fortalece a permanência destas famílias no campo e garante renda.

     

    A APROFAM foi criada há dez anos tendo como missão ampliar a comercialização de produtos orgânicos saudáveis e de qualidade para os consumidores, considerando a preservação do meio ambiente e promovendo a qualidade de vida dos seus associados.

     

    A experiência agroecológica tem uma série de ganhos seja na movimentação financeira gerada para os pequenos produtores, a boa convivência com o meio ambiente através do cultivo sustentável e o não uso de agrotóxico, a valorização do saber tradicional e o fortalecimento da relação solidária entre consumidor e produtor. Esta também é a oportunidade de dar visibilidade a muitos agricultores que estão no entorno das cidades e o consumidor desconhece sua atuação.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Acari e Currais Novos saem da lista de cidades em colapso

    Foto: reprodução

    As cidades de Acari e Currais Novos, na região Seridó do Estado, já estão com o abastecimento de água normalizado e saem da lista de municípios em situação de colapso. A população está recebendo água por meio da Adutora Emergencial de Currais Novos, a partir do Sistema Integrado do Seridó, em Serra de Santana, com uma vazão de 160 metros cúbicos por hora. A adutora Serra de Santana capta água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

     

    Nessa quinta-feira (23), o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, junto com outros membros da diretoria e técnicos da empresa, participou de audiência pública na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Currais Novos. No evento, foi feita uma apresentação da situação de abastecimento nas duas cidades e das obras que estão sendo realizadas na região para amenizar os efeitos da seca. Da audiênciao, também participaram o secretário estadual de Recursos Hídricos, Ivan Júnior, o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, e representantes do Dnocs e de outros órgãos.

     

    A retomada do abastecimento foi possível depois que equipes da Caern realizaram o serviço de reparo em vazamentos detectados na adutora. O fornecimento será feito em escala de rodízio, com a cidade de Currais Novos dividida em quatro setores. Haverá um revezamento com a adutora abastecendo Currais Novos durante dez dias, alternando com dois dias de abastecimento em Acari. A boa qualidade da água é garantida pelo tratamento feito na Estação de Tratamento de Água Dourado, em Currais Novos.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Secretaria de Saúde intensifica ações do Novembro Azul

    Foto: reprodução

    A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações em alusão ao Novembro Azul – movimento criado para conscientização dos homens e prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Desde o dia 1º de novembro, as Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando, de segunda a sexta, das 7h às 16h, atividades para atender o público masculino, entre elas, o exame do toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico). O agendamento do exame de sangue está sendo realizado nos postos de saúde das zonas urbana e rural. Já a coleta deverá ser feita no laboratório municipal.

     

    O PSA e o toque retal são os dois tipos de exames que os pacientes podem verificar se existe alguma alteração na próstata. Eles devem ser realizados uma vez por ano, a partir dos 50 anos de idade. De acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, quando há histórico familiar de câncer de próstata, a prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos.

     

    Na UBS de Santo Antônio do Potengi, a equipe da saúde realizou uma mobilização com o intuito de alertar os usuários dos serviços públicos. “Assim como o Outubro Rosa está voltado para as mulheres, o Novembro Azul está voltado para os homens, para que os mesmos tomem atitudes em prol da própria saúde e façam o exame preventivo”, disse o secretário de Saúde Jalmir Simões.

     

    Segundo Ministério da Saúde, somente em 2016, o Rio Grande do Norte obteve mais de 900 registros de câncer de próstata, o que representa uma taxa de 57,9% para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, o estado fica atrás apenas de Pernambuco (61,73) e Sergipe (58,48).

     

    Vale ressaltar que a prevenção é essencial para a preservação da vida. Apesar do câncer de próstata ser o segundo que mais mata no Brasil, com estimativa de 61,2 milhões de casos para este ano, se diagnosticado precocemente, poderá ter 90% de chance de cura.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN

     

    0Comentários

    Santana do Matos entra na lista de cidades em colapso

    Foto: reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que a partir desta sexta-feira (24) será suspenso o abastecimento de água na cidade de Santana do Matos, na região de Serra de Santana. O motivo é o baixo volume do Açude da Pedra, de onde é captada a água. O faturamento da cidade será suspenso enquanto perdurar a situação, a partir desta data, e o abastecimento passará a ser realizado através das Defesas Civis estadual e municipal. Atualmente, 18 cidades no Rio Grande do Norte se encontram na situação de colapso.

     

    Fonte: CAERN