• 0Comentários

    Celebrações marcam o Dia da Padroeira nesta segunda-feira, 13

    Foto: reprodução

    A Festa da Padroeira de Parnamirim, Nossa Senhora de Fátima, que está acontecendo nesse mês de maio, terá seu ponto alto nesta segunda-feira (13). Com o tema “Batizados e Enviados em Missão!”, as festividades contarão com uma vasta programação ao longo do dia, que inclui alvoradas, missas, terços, procissões, novenas e momentos de adoração.

     

    De acordo com a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o evento objetiva a mobilização de toda a cidade, com pessoas católicas ou não, organismos paroquiais e todas as instituições que desejem reafirmar sua fé através da adoração a Nossa Senhora de Fátima.

     

    “Nesta segunda feira comemoramos a Festa da Padroeira de Parnamirim, Nossa Senhora de Fátima. É uma satisfação participar desse evento que nos enche de orgulho todos os anos. Desejamos uma excelente festa para todos os cidadãos parnamirinenses”, destacou o prefeito Rosano Taveira.

     

    O tema, “Batizados e Enviados em Missão!”, tem o propósito de despertar a consciência missionária, a fim de retomar o impulso transformador da vida e da ação pastoral, levando em conta que a missão requer agentes pastorais motivados, dispostos, alegres e felizes.

     

    Confira a programação completa:

    06:00 horas – Alvorada com Oficio de Nossa Senhora e participação da Banda de Música da Fundação Parnamirim de Cultura.

    09:00 horas – Terço Mariano.

    10:00 horas – Missa solene em honra da Santíssima Virgem de Fátima.

    Procissões em honra da Santíssima Virgem de Fátima

    15:00 horas – Procissão Motorizada.

    Concentração da procissão motorizada na comunidade de Nossa Senhora da Penha, no bairro de Passagem de Areia.

    16:00 horas – Saída da Procissão motorizada percorrendo toda cidade com a imagem de Nossa Senhora.

    17:30 horas – Troca das imagens na comunidade de Nossa Senhora das Graças no bairro de Jardim Primavera.

    18:00 horas – Procissão Luminosa: saída da procissão pedestre com oração do Ângelus, na Praça Rainha da Paz, comunidade de Nossa Senhora Conceição, no bairro Jardim Planalto, seguindo até a Matriz da cidade.

    Todas as pessoas devem levar sua lamparina ou lanterna com vela.

    19:00 horas – Momento de adoração e encerramento da festa. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

    0Comentários

    Servidores do Centro de Psicologia realizam programação alusiva ao Dia das Mães

    Foto: reprodução

    Servidores e pacientes atendidos pelo Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria (CIPP) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (8) para comemorar o Dia das Mães. A ação contou com a presença de diretores do centro, além da presença da Primeira Dama Alda Leda e da Secretária Municipal de Saúde, Elizabeth Carrasco.

     

    De acordo com Jaciara Rangel, psicóloga e diretora do CIPP, o evento teve como objetivo, também divulgar as ações e o funcionamento do centro como um todo. Segundo ela, o centro é um dispositivo novo da saúde mental do município e que muita gente ainda está conhecendo.

     

    Ela explica que o centro está funcionando atualmente com oito psicólogos e cinco psiquiatras. Após ser atendido, o paciente já deixa o seu retorno marcado pela central de regulação e também já pega a sua medicação.

     

    “O paciente que antes tinha que se deslocar para vários lugares diferentes para poder concluir o seu atendimento, hoje faz tudo aqui. Isso é humanização, é pensar em como atender o paciente sempre da melhor forma”, destacou.

     

    Para a secretária Elizabeth Carrasco, o CIPP é um serviço inovador no estado, sendo o segundo no Brasil. Ela acrescenta que o serviço foi criado para prestar uma melhor assistência à população que necessita de atendimento de saúde mental.

     

    Joyce Costa, administradora atendida pelo centro elogia a qualidade do serviço. Segundo ela, a agilidade é o principal diferencial. “Aqui é tudo feito com muita qualidade. Temos a comodidade de fazer todo o processo de atendimento aqui e isso resulta na eficácia do nosso tratamento”, disse.

     

    O Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria - CIPP, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Padre João Maria, N.º 57, no bairro Cohabinal.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Anna Paula Cavalcante, defensoria pública.

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Essa quinta-feira, o programa Boa Tarde Cidadão trouxe a advogada Anna Paula Cavalcante, conversando sobre a Defensoria Pública!

     

    Confira: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Vereadores aprovam projeto que prevê mais transparência nas contas públicas

    Foto: reprodução

    Um projeto de emenda à Lei Orgânica de autoria do ex-vereador Joanilson Rego e subscrito pelos vereadores Fernando Lucena (PT) e Raniere Barbosa (Avante), aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (09), prevê que a Prefeitura tenha a obrigação de divulgar as contas públicas - especialmente a realização das despesas pelos agentes públicos, com ênfase nos dados e informações relevantes para o conhecimento e fiscalização dos contribuintes.

     

    De acordo com a matéria, a incorporação do princípio da transparência à Lei Maior significa a adoção, pelo Município, de uma política permanente, comprometida com uma gestão fiscal séria, que gera importantes benefícios à sociedade civil e à democracia.

     

    "Acredito que o Executivo deve organizar a sua administração e planejar as atividades obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência na destinação dos recursos, razoabilidade, motivação e interesse público, mantendo atualizados os planos e os programas do governo local", pontuou o vereador Raniere Barbosa.

     

    Também em segunda discussão, foi acatada uma proposta do vereador Ney Lopes Júnior (PSD) que autoriza ônibus fretados para turismo a circular nos corredores exclusivos para o transporte público. Os veículos só poderão transitar nas faixas se estiverem com passageiros, podendo embarcar e desembarcar os mesmos nestas faixas, nos pontos de ônibus, nas imediações de hotéis e pousadas.

     

    Ao final da sessão, o plenário derrubou o parecer contrário da Comissão de Justiça ao texto Lei Pontes para a Vida encaminhado pela vereadora Carla Dickson (PROS), que recomenda a instalação de equipamentos de proteção nas pontes, passarelas e viadutos situados na capital potiguar. O objetivo é evitar tentativas de suicídio. Com a rejeição do parecer, a proposição continua em sua tramitação normal e segue agora para apreciação na Comissão de Finanças. 

     

    Fonte: Câmara Municipal

    0Comentários

    Obra da ponte na RN-002 será realizada em 60 dias

    Foto: reprodução

    Dentro de dois meses, a população do Agreste voltará a utilizar a ponte sobre o Rio Trairi, na rodovia RN-002, que liga o município de Monte Alegre a Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada e outras cidades da região. A ordem de serviço para recuperação das fundações da ponte, que custará R$ 400 mil oriundos de recursos próprios do Governo do RN, foi assinada hoje (08) pelo diretor geral do DER, Manoel Marques, a diretora de obras, Natércia Nunes e o engenheiro Flávio Pereira, da empresa Engecal, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Monte Alegre.

     

    Participaram do evento o deputado Kleber Fernandes, o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues da Silva, o prefeito de Lagoa Salgada, Raniere Amâncio, o presidente da Câmara, Heriberto de Carvalho Chagas, e os demais vereadores que compõem a casa, além de moradores das cidades beneficiadas.

     

    O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) explicou ao público presente que a demora em atender a esse pleito se deu pela perda do caráter de urgência da obra, uma vez que a ponte está interditada desde novembro de 2018 e o processo, então aberto, ficou inconcluso.

     

    Desde então, o tráfego está sendo feito via terrestre, numa estrada vicinal, e mais de 50 mil pessoas que moram no entorno estão sofrendo com a insegurança e o desconforto causado pela interdição. Somente com a reabertura do orçamento, este ano, o órgão deu andamento ao processo até conseguir a liberação dos recursos.

     

    “A governadora é uma pessoa extremamente sensível, especialmente para essas questões que demandam urgência e emergência. Tivemos todo um trabalho para retomar o processo e dar o caráter de urgência”, justificou. Ele deu o exemplo da obra de recuperação da cabeceira da ponte sobre a RN-041, que liga a BR-304 ao município de Santana do Matos, que na mesma semana em que a enchente destruiu a estrutura, a rodovia foi liberada.

     

    O prefeito Severino Rodrigues agradeceu a todos os vereadores e ao deputado Kleber, que reivindicaram a obra, e destacou a sensibilidade da governadora e o empenho do diretor do DER para que a ponte seja liberada o mais rápido possível. “Sabemos da urgência devido às chuvas, que poderiam aumentar o problema. E entendemos a necessidade desse pequeno atraso”, afirmou.

     

    O presidente da Câmara, Heriberto Chagas, foi além do reconhecimento da importância da obra e solicitou a recuperação do trecho situado na entrada da cidade, que não foi executado no ano passado. Raniere Amâncio, prefeito de Lagoa de Pedra, citou que a zona rural do município está sendo prejudicada com a interdição da ponte.

     

    Encerrando o ato simbólico de assinatura da ordem de serviço, o deputado Kleber Fernandes informou que uma semana após tomar posse na Assembleia Legislativa já estava no DER solicitando a realização dessa obra. ”É importante observarmos a celeridade deste governo em atender a esse importante pleito e aproveito para pedir que o DER realize uma operação tapa buracos para todo o Agreste”, disse o deputado, considerado porta-voz daquela região.

     

    Fonte: Governo do RN

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Maurício Gurgel, vereador

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Nesta Quarta-feira (08/05), no programa Boa Tarde Cidadão, o vereador Maurício Gurgel, falando sobre o transporte público e a contribuição sobre iluminação pública!

     

    Confira: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Vereador Sueldo Medeiros

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Nesta terça-feira (07/05), o programa Boa Tarde Cidadão contou com a presença do vereador Sueldo Medeiros, conversando sobre a implementação da tecnologia na rede pública de ensino, a Campus Party Natal e mais!

     

    Confira: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    SENAC RN lança programação de cursos para 2º trimestre de 2019

    Foto: reprodução

    Para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou mesmo atualizar conhecimentos, o Senac RN está com matrículas abertas para mais de 1.700 vagas em 86 cursos, disponíveis para os municípios de Natal, Assú, Caicó e Mossoró.

     

    Os cursos estão distribuídos nas áreas de Comunicação e Design, Beleza, Gestão e Negócios, Segurança, Informática e Saúde.

     

    “O objetivo do Senac é desenvolver e preparar os alunos para que eles estejam devidamente capacitados para o mercado de trabalho e também impulsionar, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, aqueles que desejam investir em um negócio próprio”, explica o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.

     

    Os interessados podem efetuar a matrícula em qualquer unidade do Senac no Rio Grande do Norte. Ao final das capacitações os concluintes recebem certificado reconhecido em todo território nacional. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 ou através do site.

     

    Fonte: SENAC

    0Comentários

    Semop lança editais de licitação para pavimentação e manutenção viária

    Foto: reprodução

    A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) lançou novos editais de licitação para a contratação de empresa de engenharia e/ou arquitetura para a execução de serviços de manutenção viária no município. Os editais contemplam serviços de capeamento e recapeamento asfáltico, além de pavimentação.

     

    Somados, os documentos publicados no Diário Oficial do Município (DOM) somam um total de mais de R$ 23 milhões que serão investidos na melhoria das condições de mobilidade urbana em várias áreas do município.

     

    Os editais contemplarão as ruas Júlio Fernandes de Macêdo, Cícero Eugênio Carlos da Silva e Tomé de Souza, localizadas nos bairros de Nova Esperança e Passagem de Areia.

     

    Também estarão contempladas ruas do Loteamento Sonho Verde, no bairro de Cajupiranga, conforme a seguinte divisão: Lote 1: Ruas Campo Azul, Campos Alto, Campo Formoso, e Campo Grande. Lote 2: Ruas Campo Girassóis, Campo Gerais, Campo dos Horizontes, Campo Bom, Campos do Jordão, Campo Largo, Campo Limpo e Campo Belo.

     

    Os editais, com seus anexos, encontra-se à disposição dos interessados no Setor de Licitação, sede da SEMOP, situada na Rua Tenente Pedro Rufino dos Santos, n°742, Bairro Monte Castelo, Parnamirim/RN. Informações através do fone (84) 3645 – 4227 ou e-mail: cplobras@parnamirim.rn.gov.br, no horário das 8h às 13h. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim

    0Comentários

    SENAC RN inaugura unidade móvel de turismo e hotelaria em São Miguel do Gostoso

    Foto: reprodução

    Na tarde da sexta-feira (03), foi realizada a cerimônia de inauguração da Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria do Senac RN em São Miguel do Gostoso, litoral norte do estado. O evento ocorreu no auditório do Centro de Cultura da cidade e contou com a presença do Diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta, do Diretor do Sesc RN, Fernando Virgílio, além de autoridades políticas e representantes da classe empresarial do município.

     

    A iniciativa faz parte do Programa Senac Móvel em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Gostoso e irá beneficiar cerca de 60 pessoas, oferecendo cursos gratuitos de Auxiliar de Cozinha, Bolos e Tortas, Preparação de Sanduíches Quentes e Frios e Técnicas de Produção de Sobremesas.

     

    Secretária de Turismo e Comunicação do município, Janielle Linhares, falou sobre a importância da parceria para o turismo na região. “Essa parceria da prefeitura com o Senac está trazendo a oportunidade para as pessoas obterem uma boa qualificação, e de forma gratuita. É um grande momento, porque São Miguel do Gostoso, como um dos polos turísticos do estado, está cada vez mais precisando de profissionais capacitados”, declarou.

     

    Diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta exaltou as oportunidades de capacitação que o Programa disponibiliza, oferecendo uma qualificação de excelência e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

     

    Nos últimos três anos, o Programa Senac Móvel já beneficiou mais de 1.500 pessoas em dezenove cidades do Rio Grande do Norte. Além de Turismo e Hotelaria, a Instituição também conta com Unidades Móveis nas áreas Informática e Gestão e de Moda e Beleza.

     

    Fonte: SENAC RN

    0Comentários

    Governo do RN reduz consumo de combustível e economiza mais de R$ 900 mil

    Foto: reprodução

    O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entre fevereiro e abril de 2019, economizou mais de R$ 900 mil em combustível, segundo dados da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, que faz o gerenciamento compartilhado da frota com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Com maior controle, fiscalização, identificação da frota e estabelecimento de cotas, o Estado reduziu em 230 mil litros o consumo de combustível no posto interno, em relação ao mesmo período do ano passado.

     

    O posto interno abastece praticamente toda a frota que atende a Região Metropolitana de Natal. O consumo diário de combustível na unidade interna de abastecimento, que antes variava entre 15 e 16 mil litros, passou a ser de 10 a 12 mil litros/dia.

     

    A redução é fruto da intensificação no trabalho de controle e fiscalização, resultante dos procedimentos adotados após a publicação do Decreto Nº 28.700, de 24 de janeiro de 2019, que dispõe sobre o cadastramento da frota veicular do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte e estabelece a gestão compartilhada da fiscalização e do controle do uso de veículos oficiais.

     

    De acordo com a Coordenadoria do Patrimônio da Searh foram estabelecidas cotas para uso diário e semanal dos carros. Os veículos operacionais, que fazem parte da frota de secretarias como Segurança e Saúde, são abastecidos diariamente. Já os veículos administrativos têm cota semanal. As cotas foram estipuladas com base no consumo médio de um período de seis meses do ano anterior.

     

    A partir de 15 de fevereiro de 2019, final do prazo para que os órgãos do Executivo Estadual se adequassem ao que foi estabelecido no Decreto, a Searh e a Sesed intensificaram o trabalho de fiscalização e controle de toda cadeia que envolve o abastecimento de veículos do Estado.

     

    Fonte: Governo do RN

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Guilherme Saldanha, sec. estadual da agricultura, pecuária e pesca

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Hoje, no Boa Tarde Cidadão: Guilherme Saldanha, secretário estadual da agricultura, pecuária e pesca, respondendo questões à respeito da saca de milho, os programas de aproveitamento das chuvas e mais!

     

    Confira: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Empresa portuguesa de energia eólica investirá mais de R$ 3 bi no RN

    Foto: reprodução

    Líder nacional no setor de energia eólica, o Rio Grande do Norte receberá mais investimentos para geração de energia limpa. A empresa portuguesa EDP Renováveis apresentou à governadora Fátima Bezerra, nesta sexta-feira (03), o projeto de implantação de 20 parques nos próximos cinco anos no Estado.

     

    A EDP foi a empresa vencedora dos últimos leilões promovido pelo Governo Federal para instalação e exploração de energia eólica no RN. O novo projeto prevê a construção de quatro complexos e 20 novos parques eólicos, chegando a cidades antes não beneficiadas. Os municípios contemplados nesta etapa são Jandaíra, Touros, Lajes, São Tomé, Cerro Corá, Pedra Preta e Pedro Avelino. A empresa já opera oito parques nos municípios de Parazinho, Jandaíra e Touros.

     

    A governadora Fátima Bezerra destacou a transformação social que ocorre nas cidades com a chegada de um investimento deste porte. “Toda a economia local é impactada, desde a padaria ao supermercado, além da geração de emprego e renda. O nosso governo está comprometido com a pauta do desenvolvimento, mantendo o diálogo permanente com os setores produtivos”, disse Fátima, que destacou ainda o papel estratégico da Secretaria de Desenvolvimento para alavancar a economia, trazendo novos investimentos ao Estado e cumprindo este papel de dialogar com todos os setores produtivos.

     

    Uma das líderes mundiais no setor de energias renováveis e a quarta maior geradora de energia eólica do mundo, a EDP é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 12 países, incluindo o Brasil. Atualmente, atinge 11GW de capacidade instalada.

     

    A EDP também desenvolve trabalhos de impacto social nas regiões onde atua. No Município de Parazinho, por exemplo, realizou projetos na área de educação e capacitação rural em parceria com Sebrae. “Temos como missão impactar positivamente as localidades onde empreendemos, investimos em projetos voltados para a especificidade de cada região. Com um estudo sobre as condições climáticas e características do solo, para capacitar os pequenos agricultores, com o objetivo ajuda-los desde o plantio à venda da sua produção”, ressaltou Felipe Domingues, diretor financeiro da EDP.

     

    Presentes à reunião, além dos diretores da empresa, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Desenvolvimento), Werner Farkatt (diretor técnico do Idema) e Miguel Salustino, vice-prefeito de São Tomé.

     

    Fonte: Governo do RN

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Dr. Bruno Thieme, otorrinolaringologista.

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!

     

    Hoje, na "sexta da saúde" do nosso programa "Boa Tarde Cidadão", entrevistamos o Dr. Bruno Thieme, otorrinolaringologista, conversando sobre TONTURA!

     

    Confira: Boa Tarde Cidadão

    0Comentários

    Entrevista do Boa Tarde Cidadão: Jean Letelier, advogado especialista em Direito Tributário

    Foto: Robson Carvalho

    Fala, Cidadão!


    Nessa quinta (05/02), no Programa Boa Tarde Cidadão, entrevistamos o advogado Jean Letelier, abordando a Reforma da Previdência!

     

    Confira a entrevista na íntegra: Boa Tarde Cidadão