• 0Comentários

    CAERN faz atualização cadastral dos moradores de Pau dos Ferros

    Foto: Reprodução

    Os moradores da cidade de Pau dos Ferros estão recebendo visitas de estagiários contratados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) responsável para atualização de dados dos clientes. Após a finalização do cadastro em toda a cidade de Pau dos Ferros, o mesmo trabalho será realizado nas cidades da Região.

     

    De acordo com o gerente da Regional Alto Oeste, Esmeraldo Alves, está havendo resistência das pessoas que infelizmente não querem repassar os dados solicitados porque estão receosas em relação à segurança. A Caern informa que as informações solicitadas se referem aos dados dos imóveis e documentação do proprietário ou residente no imóvel.

     

    Os dados coletados são para uso interno da empresa e têm o objetivo de atualizar informações que servirão para a aperfeiçoar processos comerciais que beneficiam não só a empresa como os consumidores. O trabalho de atualização cadastral está atualmente no bairro Riacho do Meio e é realizado no período da tarde. O cadastro georeferenciado, que é o mapeamento digital de todas as construções realizadas ou em andamento na cidade, já foi finalizado. Os dados estão armazenados por meio digital e para complementar o trabalho é preciso fazer este trabalho de atualização junto aos clientes.

     

    Os estagiários em Pau dos Ferros estão identificados com camisetas padronizadas pela Caern, bem como portando crachás de identificação com a logomarca da empresa. Em caso de dúvidas, o usuário pode ligar para o escritório de Pau dos Ferros no número (84) 3351-9658 ou no escritório que fica na rua Inácio Lopes, 1812, Bairro São Judas Tadeu. Nos imóveis que estiverem vazios, será deixado um comunicado informando sobre a passagem da Caern e solicitando para que o cliente compareça ao escritório para fazer sua atualização cadastral. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Detran fará expediente especial para antecipar migração do sistema de CNH

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) preparou um expediente especial para atender usuários com sua nova migração no sistema de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a implantação do novo sistema emissões de CNH no Detran-RN, os serviços de novas habilitações e da clínica médica, de 12 a 17 de abril, não estarão funcionando.

     

    O Detran fará um expediente especial na sede do órgão em Natal, para atender nos setores de CNH e Clínica Médica. Nos dias 7 e 10 de abril, o expediente será das 8 às 17h, não ficando até 14h, o horário normal do órgão, oferecendo um serviço amplo, para que muitos possam antecipar seus processos. As emissões de CNH estarão com atendimento normal até o dia 11 de abril. Os demais setores funcionarão em horário normal, das 8 às 14h.

     

    “Pedimos aos usuários que fiquem atentos, antecipem seus processos. Importante lembrar que o vencimento das habilitações ainda tem mais 30 dias após o prazo registrado na CNH. Ao novo usuário, pedimos para antecipar até próxima segunda-feira, dia 10 de abril, para garantir sua habilitação, recebendo na hora sua CNH, o que temos orgulho de dizer que este serviço hoje é diferenciado no Brasil pelo nosso Detran-RN, sendo modelo para vários departamentos de trânsito no país, já que o usuário recebe sua CNH na hora, nas sedes em Natal e Mossoró”, afirma o Diretor Geral do Detran-RN, Marco Medeiros, acrescentando que os demais serviços do órgão estarão funcionando normalmente.

     

    O Detran lembra que o atendimento no Shopping Via Direta para CNH continua aos sábados, das 9 às 14h, como por exemplo no dia 8 de abril, sendo mais uma opção para o usuário antecipar sua primeira emissão ou buscar a renovação.

     

    Neste período, os exames médicos, psicológicos, a realização de testes práticos, a aula prática, emissão de CNH estarão suspensos no Detran em função da migração entre as empresas, voltando normalidade a partir do dia 18 de abril. As aulas, testes e exames neste período de transição serão reagendadas.

     

    Fonte: Fácil Comunicação 

     

    0Comentários

    Projeto de enfrentamento ao crack é aprovado na Comissão de Educação da CMN

    Foto: Reprodução

    A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Natal acatou, nesta segunda-feira (03), uma proposição da vereadora Eleika Bezerra (PSL) que cria o Núcleo Social de Apoio e Prevenção ao Crack e outras Drogas - Mães Contra o Crack no Município.

     

    A iniciativa desenvolverá atividades em parceria com programas sociais mantidos pela Prefeitura, tendo seu funcionamento junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o intuito de segmentar o atendimento e inserir as pessoas na sociedade. 

     

    Segundo a vereadora Nina Souza (PEN), relatora do texto, trata-se de capacitar de forma permanente profissionais para atuação na prevenção, além de disseminar informações relevantes acerca do crack. "A proposta visa a integração e articulação entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos e juventude". 

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    "Boa Tarde, Cidadão" tira suas dúvidas sobre a CAERN

    Foto: Reprodução

    Para responder as dúvidas dos usuários da CAERN, o "Boa Tarde, Cidadão" de hoje (03)  entrevistou Paulo Vieira Cunha, engenheiro e gestor do grupo de acompanhamento de Obras da CAERN.

     

    Paulo falou sobre o trabalho de saneamento básico que está sendo feito em toda a capital e tirou as dúvidas dos telespectadores em relação ao assunto. Foram muitas participações, com destaque para os moradores da Zona Norte de natal.

     

    O engenheiro também falou sobre a importância do saneamento básico e sobre andamento das obras nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

     

    O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo na Band Natal, a partir das 13h15. A entrevista completa com Paulo Vieira Cunha você assiste aqui

    0Comentários

    Em Mossoró, Ministro dos Transportes assegura em até 60 dias licitação das passarelas

    Foto: Reprodução

    Cumprindo agenda administrativa em Natal, o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, assegurou à prefeita Rosalba Ciarlini que em maio vai ser lançada a licitação das 3 primeiras passarelas do Complexo Viário da Abolição.

     

    O assunto voltou a ser debatido na primeira visita da prefeita a Brasília, ocorrida em fevereiro deste ano, quando esteve no Ministério dos Transportes. A solicitação foi reiterada durante audiência ocorrida na semana passada com o presidente Michel Temer. “Eu sei do esforço que ela está fazendo para recuperar a administração da cidade e o Governo Federal tem todo o interesse em ajudá-la nessa missão. Nós já estamos garantindo a construção de três passarelas. O edital sai em 60 dias e será uma conquista importante para o Complexo Viário da Abolição”, confirmou o ministro, citando ainda a necessidade de dotar a área de segurança.

     

    O ministro também garantiu parceria para a iluminação dos 17 km do Complexo Viário. Para agilizar a obra, a Prefeitura de Mossoró irá elaborar o projeto executivo, a pedido do ministro.

     

    Sobre a duplicação da BR-304, no trecho que liga Mossoró a Natal, o ministro citou a determinação, a partir da visita realizada nesta manhã. “Mossoró é uma cidade polo, importantíssima. Está entre duas capitais de estados importantes. Nós estamos duplicando a reta Tabajara a partir de Natal. A nossa intenção é futuramente chegar até Fortaleza com essa via toda duplicada”, concluiu.

     

    Fonte: SECOM Mossoró 

    0Comentários

    São Rafael tem abastecimento de água normalizado

    Foto: Reprodução

    A população do município de São Rafael já está com o abastecimento de água restabelecido. Segundo o gerente da Regional Sertão Central, Antônio de Pádua da Costa, ao longo do dia desta sexta-feira (31), o sistema estará totalmente pressurizado, normalizando o fornecimento.

     

    São Rafael teve o abastecimento interrompido depois de um problema na adutora que faz a captação de água no rio Pindoba. Com as chuvas registradas na região, o nível do rio Pindoba subiu a danificou a estrutura da adutora no ponto de captação. Equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve que executar o serviço de mudança no local do ponto de captação, parando o sistema durante a realização do trabalho.

     

    Um agravante ocorreu nesse tempo, quando cabos elétricos da adutora foram roubados. Por causa do período prolongado de parada no abastecimento, a Caern decidiu suspender o faturamento das contas no mês de março.

     

    Atualmente, a cidade de São Rafael está sendo abastecida em sistema de rodízio. O esquema prevê fornecimento de água no Centro e Rua do Barro, sempre das 17h a 6h; Bairro Bela Vista, das 6h às 17h. Soledade e Vale Encantado têm 24 horas com água e 24 horas sem água. Já em Imburanas e Rua do Toco, são 12 horas com água e 36 horas sem água. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    UNE e UBES estão irregulares e não podem emitir meia passagem intermunicipal no RN

    Foto: Reprodução

    A carteira estudantil emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) não terá validade para o benefício da meia passagem intermunicipal no Rio Grande do Norte. A validade do documento relativa a temporada 2016 venceu nesta sexta-feira (31).

     

    As entidades não conseguiram se habilitar junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão responsável em gerir o setor de transporte intermunicipal. Com isso, os documentos das três instituições, confeccionados em parceria com o RN Card, não terão direito a meia passagem nas viagens entre os municípios potiguares.O processo de habilitação promovido pelo DER tem como objetivo conferir se as instituições estudantis estão em condições de atuar no Rio Grande do Norte.

     

    Segundo o órgão estadual, apenas a União Potiguar de Estudantes (UPES), a Associação Estudantil do RN (AERN), Associação Nordestina de Estudantes (ANE) e a União dos Estudantes Potiguar (UEP) atenderam a todos os requisitos e, com isso, receberam autorização para emitir o Documento Estudantil no RN.


    O presidente da UPES, Daniel Fernandes, enfatiza a importância do aluno procurar conhecer quais entidades estão realmente habilitadas para lhes representar junto ao poder público. "O processo realizado pelo DER todos os anos serve justamente para moralizar o sistema e mostrar as entidades que atendem a questões mínimas exigidas pelo Estado para servir de apoio aos estudantes. Os alunos não podem confiar nas instituições que não foram habilitadas, disse.



    Quem desejar tirar sua carteira estudantil na UPES ou na AERN, basta se dirigir a Central Estudantil na Prudente de Morais, 3060, próximo ao Banco do Brasil, em Natal. Em Mossoró, a ANE fica na Avenida Cunha da Mota, 49. Já em Ceará-Mirim a UEP fica em na Avenida General João Varela, na Escola Fatex.
     

    0Comentários

    São Gonçalo realiza ato em comemoração ao Dia do Artesão

    Foto: Reprodução

    Um ato ecumênico realizado na manhã desta sexta-feira (31), marcou as comemorações do Dia do Artesão em São Gonçalo do Amarante. O evento aconteceu no Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe e foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana.


    O ato também marcou a comemoração do Dia da Poesia com recitais dos poetas Osman Feliciano e Ivanir Machado, apresentação de capoeira com a academia do Mestre Gato e show musical de Deivison Lima.

     

    “Hoje temos uma política de valorização do artesanato, tudo isso é possível porque tivemos gestores com coragem de fazer. Paulinho é comprometido e na sua gestão conquistamos o tão sonhado espaço no aeroporto, abrindo as portas do nosso artesanato para o mundo”, explicou o presidente da Fundação Cultural Doma Militana, Flávio Henrique.

     

    Para o prefeito Paulo Emídio é importante ressaltar que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nos últimos meses sua gestão tem se preocupado em fomentar a geração de novas oportunidades de negócios. “Respeitando as críticas e ouvindo o povo estamos enfrentados os desafios, nos reunimos inúmeras vezes com a diretoria da Inframerica e pleiteamos um quiosque de artesanato no aeroporto. Não vamos baixar a cabeça, com fé em Deus vamos continuar com as mudanças”, destacou.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    FIERN realiza palestra sobre a reforma trabalhista, em Mossoró

    Foto: Reprodução

    A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte realiza na próxima segunda-feira (03), às 16 horas, em Mossoró, no auditório do SENAI Ítalo Bologna (Rua José Leite, 100 - Abolição I), palestra com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) sobre "Modernização das Relações Trabalhistas".

     

    Antes, às 15 horas, o deputado e o presidente da Federação das Indústrias (Sistema FIERN), Amaro Sales de Araújo, concederão entrevista coletiva sobre o projeto.

     

    Relator da comissão que analisa a modernização das leis trabalhistas na Câmara, Rogério tem participado de seguidos debates com representantes de sindicatos, entidades patronais e membros da Justiça do Trabalho. O objetivo é reunir o maior número possível de opiniões e sugestões para a produção do relatório, previsto para ser apresentado até o dia 4 de maio.

     

    "Nosso objetivo é ouvir o maior número possível de opiniões e sugestões, principalmente das entidades que possuem alguma relação com o tema. A partir desses debates vamos produzir o relatório", disse Rogério Marinho.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Prefeito Paulinho visita Hospital e Maternidade Belarmina Monte em São Gonçalo

    Foto: Reprodução

    Nesta quinta-feira (30) o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), desembarcou de Brasília e foi direto para o Hospital e Maternidade Belarmina Monte, onde visitou as enfermarias, sala de exames e raio-x, consultórios e demais dependências.

     

    Acompanhado do superintendente do Norte e Nordeste da Sociedade Beneficente São Camilo, Padre Francisco Gomes, e do diretor geral do hospital, Marcelino Brito, Paulinho conversou com funcionários, pacientes e acompanhantes.

     

    “É conhecendo a realidade e ouvindo a população que conheceremos as necessidades e iremos buscar recursos para melhorar cada vez mais nossos serviços”, observou Paulinho, que estava com sua esposa, Terezinha Maia, e a secretária adjunta de Saúde, Aldeide Maia.

     

    Após a visita, o prefeito se reuniu com o superintendente e o diretor do hospital para analisar a estrutura da maternidade e fazer um balanço das necessidades.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Mossoró inicia inscrições para ginástica artística com crianças

    Foto: Reprodução

    Na próxima segunda-feira (03) serão iniciadas as inscrições para o projeto Jovem Promessa de Talento. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e a Caixa Econômica, que oferece aulas de ginástica artística para crianças de 5 a 9 anos pelo Convênio, e de 10 e 11 anos diretamente pelo município.

     

    Serão ofertadas 118 novas vagas, que se somam com as 182 já existentes. As inscrições podem ser feitas na Escola Municipal Raimundo Fernandes, onde está a estrutura para a realização das aulas, assim como no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini.

     

    O Convênio da PMM com a CEF foi renovado por mais quatro anos, o que possibilitará a abertura de novas vagas e a melhoria do serviço já oferecido

     

    Fonte: SECOM Mossoró 

    0Comentários

    Em Parnamirim, Zoonoses monta cronograma para recolhimento de cães

    Foto: Reprodução

    A partir da próxima segunda-feira (03) o Centro de Zoonoses de Parnamirim iniciará o recolhimento de cães doentes e indesejáveis em Parnamirim. O cronograma já foi montado e o trabalho terá início nos bairros de Passagem de Areia e Santos Reis.


    De acordo com o gerente de zoonoses, Josivan Gomes da Silva, a cada dia os veículos (carrocinhas) estarão em um bairro diferente. “Passaremos rua por rua para fazer o recolhimento desses animais, que passarão por uma avaliação, vacinação e acompanhamento para em seguida serem colocados para adoção”, disse o gerente.


    Todos os cães no Centro de Zoonoses recebem as vacinas necessárias como raiva, contra vermes e carrapatos. Ao serem disponibilizados para a adoção, a equipe colhe informações da pessoa adotante. “Os dados são para termos um controle futuramente sobre as condições em que o animal se encontra. Se está sendo bem tratado”, justificou Josivan Gomes.


    O veterinário Abelardo Machado explica que a triagem é de fundamental importância porque muitos animais chegam doentes, inclusive com calazar. “Só colocamos para adoção, os cães e gatos sadios”, disse o profissional alertando que atualmente a preocupação da equipe tem sido com relação aos saguis. “Muitas pessoas matam esses animais por achar que eles transmitem a febre amarela. Mas, a verdade é que eles são apenas os indicadores e não os transmissores. Quem transmite é o mosquito Aedes adegypti”, disse.


    Abelardo Machado faz um alerta: “As pessoas que encontrarem um sagui doente ou morto devem acionar o Centro de Zoonoses para fazermos a captura e tomar as medidas necessárias”, explicou o veterinário.

     

    CRONOGRAMA DE VISITAÇÃO AOS BAIRROS

    03/04 Segunda-feira
    Passagem de Areia e Santos Reis
    04/04 Terça-feira
    Emaus, Parque Industrial e Santos Reis
    05/04 Quarta-feira
    Parque de Exposições II e Monte Castelo
    06/04 Quinta-feira
    Parque de Exposições I e Centro
    10/04 – Segunda-feira
    Cohabinal, Vale do Sol e Nova Esperança

    Serviço: Centro de Zoonoses: 3644-8185 / 3644-8186 Denúncia sobre cães com calazar 3644-8286

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Ministro afirma que transposição do rio São Francisco chega este ano ao RN

    Foto: Reprodução

    Até o final do ano as águas do rio São Francisco chegarão ao rio Piranhas-Açu. A garantia foi dada nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, durante reunião realizada no Ministério, em Brasília. Participaram do encontro o presidente do Sistema FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, deputados federais e senadores potiguares.

     

    Amaro Sales agradeceu e enalteceu o empenho do ministro em atender a esse pleito do Rio Grande do Norte, que passa por um longo período de seca. Helder Barbalho adiantou que a pasta está sensível com a criação do Ramal de Apodi e apresentará uma proposta para efetivação da obra no Eixo Norte.

     

    No dia 5 de abril, o ministro participará de reunião da Comissão do Senado de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), quando detalhará o cronograma e a continuidade das obras do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco.

     

    As águas do Rio São Francisco contemplarão o Rio Grande do Norte por meio de dois ramais, que beneficiarão todo o estado. Com a perenização do Rio Piranhas/Açu, já no Rio Grande do Norte, as águas chegarão à região do Seridó. No entanto, para que as populações do Alto Oeste, região cuja maior cidade é Pau dos Ferros, também sejam beneficiadas, ainda será necessária a construção do Ramal do Apodi.

    0Comentários

    Por 21 a 4, Câmara aprova empréstimo de R$ 204 milhões do NatalPrev

    Foto: Reprodução

    Com 21 votos a favor e quatro contra, o plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou ontem (29), em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves que solicita a retirada de R$ 204 milhões do fundo previdenciário dos servidores do Município (NatalPrev) para o pagamento da folha dos inativos. De acordo com o Executivo, o valor tomado de empréstimo servirá, exclusivamente, para quitar salários de aposentados e pensionistas.

     

    A oposição tentou, mas não conseguiu impedir o trâmite previsto para o dia. Com exceção das vereadoras Eleika Bezerra (PSL) e Natália Bonavides (PT) e dos vereadores Fernando Lucena (PT) e Sandro Pimentel (PSOL), os demais vereadores votaram favorável à matéria. A partir de então, ao texto devem ser acrescidas as emendas sugeridas pelos parlamentares, e a redação final apreciada em segunda discussão na próxima terça-feira (04).

     

    Segundo informações da Prefeitura, o fundo previdenciário do NatalPrev conta, atualmente, com cerca de R$ 325 milhões. A proposta é utilizar o repasse de R$ 204 milhões, que serão sacados mensalmente até fevereiro de 2018. O governo garante a devolução do dinheiro ao fundo em 180 meses, após uma carência de dois anos, com vencimento no dia da disponibilização pelo governo federal do Fundo de Participação do Município (FPM).

     

    As explicações, porém, não convenceram os vereadores oposicionistas, como Fernando Lucena e Natália Bonavides. Lucena, inclusive, disse que vai entrar com uma ação na Justiça para tentar impedir que a matéria prospere. "Somos apenas quatro combatentes e não temos como impedir que o projeto passe. Então, a saída é judicializar a questão e barrar nos tribunais este festival de ilegalidades", avisou o petista.

     

    Em resposta, a vice-líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PEN), disse que na esteira da crise financeira que atinge o governo federal e os Estados, as maiores cidades do país amargam queda expressiva na arrecadação de impostos. "Por isso a dificuldade de fechar a folha de pagamento. E a prioridade da Prefeitura é pagar em dia os aposentados. O projeto que votamos garante que todos recebam seus salários ainda dentro do mês, sem prejuízo algum para o fundo previdenciário municipal".

     

    Fonte: Assessoria CMN 

     

    0Comentários

    Caern se reúne com ONGs para continuar obras da ETE Jaguaribe

    Foto: Reprodução

    Estudos, audiência pública com convocação da sociedade civil organizada, adequações de projetos e licenças ambientais. Ao longo de cinco anos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem trabalhado no maior projeto de saneamento da cidade do Natal, uma obra que visa em primeiro lugar a qualidade de vida da população e do meio ambiente.

     

    Mesmo tendo cumprido todas as etapas para implantação do sistema, nesta semana a Companhia tem se empenhado em atender representantes de ONGs envolvidas em questões ambientais. Um grupo de pessoas tem impedido o início das obras da Estação de Tratamento de Esgotos do Jaguaribe, que atenderá a zona Norte da capital.

     

    Para explicar o funcionamento da futura estação e, principalmente, para apresentar os benefícios que o sistema trará para toda a região Norte da cidade e para o rio Potengi, a Caern agendou uma reunião para esta quarta-feira (29). Mas, para a surpresa da empresa, nas redes sociais a reunião está sendo tratada como um momento de protesto. A Companhia lamenta o ocorrido, repudia as ações que venham a prejudicar o andamento das obras e sustenta que não têm fundamento as acusações de destruição da mata atlântica.

     

    Sobre a Estação de Tratamento de Esgotos, a Caern esclarece que o equipamento funcionará com o tratamento em nível terciário, um dos mais avançados, ressalta que a área de mangue não será afetada e que o efluente a ser lançado no rio não causará danos ao meio ambiente.

     

    Sem avançar com as obras, os prejuízos para a população e para o rio Potengi serão incalculáveis. Por fim, a Diretoria da Caern ressalta que tem trabalhado para tornar essa obra, que já é importantíssima do ponto de vista ambiental e de saúde pública, o mais sustentável possível.

     

    Fonte: CAERN