• 0Comentários

    Caern divulga calendário do abastecimento de água em Caicó

    Foto: reprodução

    Entre os dias 23 e 26 de dezembro serão abastecidas as seguintes áreas:

    Centro;
    Acampamento;
    Barra Nova;
    Zona Norte

     

    Fonte: CAERN  

     

    0Comentários

    Sesc RN e Senac RN entram em período de férias até o dia 09 de janeiro

    Foto: reprodução

    As unidades do SESC RN e SENAC RN estarão fechadas no periodo de 22/12/2017 a 09/01/2018, devido as férias coletivas. Entretanto, o Sesc Enseada Praia Hotel, Sesc Mossoró e os restaurantes credenciados funcionam normalmente no período.

     

    Os pontos de atendimento da certificação digital funcionarão normalmente

     

    Fonte: SENAC RN  

    0Comentários

    CET SENAI Clóvis Motta encerra curso de padeiro e anuncia novidades para 2018

    Foto: reprodução

    Uma exposição seguida de degustação de produtos feitos pelos próprios alunos marcou nesta terça-feira, 19, o encerramento do curso de padeiro oferecido pelo CET SENAI Clóvis Motta. Com duração de 160 horas o curso contou com participação de 21 alunos. Confira Galeria de Fotos no final.

     

    O Diretor do Centro Genildo Peixoto e o professor Rufino Júnior fizeram a saudação final aos concluintes. Ambos ressaltaram a importância da qualificação constante, como forma de crescer profissionalmente, seja como empreendedor, seja como funcionário.

     

    Genildo Peixoto agradeceu a confiança dos concluintes no SENAI e disse que em 2018 serão lançados novos cursos, que eles ficassem atentos ao site e redes sociais da instituição.

     

    “O diploma conta muito, mas o conhecimento é mais importante. Botem uma coisa na cabeça: vocês têm de se qualificaram sempre”, disse o professor Rufino, alertando que o empregador que hoje na padaria alguém que saiba fazer várias coisas e não só bolachas.

     

    A aluna e empreendedora Maria de Fátima Souza, da Sabor Brasileiro, empresa de sanduiche natural, foi uma das que falou durante o encerramento do curso. Ela destacou a excelência dos cursos do SENAI e disse que está buscando novos conhecimentos para diversificar a produção da sua microempresa, localizada em Parnamirim.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Estudante de Mossoró é destaque no simulado do SESI Brasil

    Foto: reprodução

    O estudante da Educação Básica e Educação Profissional – EBEP / Mossoró, Luan Vinícius Fonseca, 17 anos, se destacou em quinto lugar como melhor aluno no simulado do SESI Brasil. O processo de avaliação teve participação de 3.875 alunos, 49 escolas e 16 estados.

     

    Entre as disciplinas avaliadas, Luan Vinícius foi classificado em quarto em Matemática e em quinto lugar em Ciências da Natureza. A análise foi realizada pela Teoria de Resposta ao Item – TRI e aplicada duas vezes no ano pelo Somos Educação.

     

    O recém-aprovado que acaba de concluir o ensino médio, além de receber o mérito no ranking nacional, ocupou também o primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Norte.

     

    “Sou grato à educação do SESI por fazer a diferença com sua equipe pedagógica sempre disposta a auxiliar dentro e fora da sala de aula. O reconhecimento dessa colocação é resultado de muita dedicação e competência do corpo docente no decorrer dos três anos”, disse o aluno.

     

    Sobre a Prova Brasil/SAEB

     

    As avaliações compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica do país. As aplicações são realizadas a cada dois anos. A primeira aplicação do SAEB ocorreu em 1990 e da Prova Brasil em 2005. O SAEB é aplicado a estudantes, das redes públicas e privadas, da zona urbana e rural, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Este sistema avaliativo é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes participam da prova.

     

    A Prova Brasil é aplicada apenas a estudantes do Ensino Fundamental que cursam o 5º e 9º anos, das escolas públicas da área urbana e rural. Todos os estudantes matriculados nestas séries devem fazer a prova.

     

    Através dos resultados obtidos nestas avaliações, tem-se um diagnóstico da educação brasileira, em larga escala, avaliando-se, assim, a qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro. A partir dos dados obtidos, políticas públicas são estabelecidas visando à melhoria dos resultados e a promoção de uma educação de qualidade.

     

    As avaliações são compostas de testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática e questionários socioeconômicos aplicados a estudantes de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os questionários são respondidos, também, por professores e diretores das escolas, obtendo-se informações importantes sobre dados demográficos, perfil dos profissionais e condições de trabalho, aspectos que interferem decisivamente na qualidade educacional das escolas de nosso país.

     

    Os resultados destas avaliações são disponibilizados a toda a sociedade que pode acompanhar a evolução do desempenho das escolas. Isto possibilita a participação de todos na busca pela melhoria da qualidade de ensino. As médias de desempenho subsidiam o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Senac RN simula metodologia de avaliação alemã

    Foto: reprodução

    O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com o Senai, promoveu, entre os dias 13 e 15 e dezembro, o Workshop Simulação de Bancas Avaliadoras, com a participação de instrutores da entidade, empresários e representantes de trabalhadores ligados ao segmento de turismo e hospitalidade. A iniciativa faz parte da parceria desenvolvida com a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha.

     

    Na ocasião, o expert alemão, Christian Reuter, ministrou treinamento, definindo indicadores e técnicas de avaliação, bem como orientando atividades práticas. O grupo avaliou o desempenho de quatro alunos que concluíram recentemente os cursos de gastronomia do Senac, os quais realizam demonstrações de diversas técnicas aprendidas durante o curso.

     

    O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, explica que as Bancas Avaliadoras fazem parte de um método de ensino chamado “Dual”, utilizado na Alemanha, país que tem sua formação profissional reconhecida como uma das melhores do mundo. Este Sistema alia aulas na escola à experiência profissional durante cerca de três anos, para obtenção de uma qualificação diferenciada.

     

    “Ao final do curso, além dos exames finais, os alunos são submetidos a uma Banca formada por empregados, empresários da área, e instrutores, a fim de verificar se estão aptos ao ingresso no mercado de trabalho. Nosso objetivo com este Workshop é verificar formas de aprimorar o nível de conhecimento dos nossos alunos no Rio Grande do Norte, aproximando, cada vez mais, os conteúdos aprendidos na escola às reais necessidades do mercado”, destacou Virgilio.

     

    O consultor de longo prazo da EIC, Andreas Dohle, ressaltou os resultados do projeto desenvolvido. “Estamos muito felizes com a parceria do Senac RN, uma vez que o desenvolvimento econômico de um lugar está diretamente ligado à qualidade de formação profissional. Para nós, é muito gratificante poder contribuir com isso”, afirma.

     

    O Workshop contou com a participação dos empresários Habib Chalita, George Gosson, Max Fonseca e Arthur Fontes; dos profissionais, Diego Freire e Thiago Gomes; dos instrutores do Senac, Elizabeth Assunção e Warison Santos; e da supervisora pedagógica, Leila Rocha. 

     

    Fonte: SENAC RN 

    0Comentários

    Senac RN participa de apresentação de resultados do projeto Resgatar do MPRN

    Foto: reprodução

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) participou da apresentação de resultados do projeto Resgatar, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Sistema S. O evento foi realizado na última segunda-feira (18), na sede da Associação do Ministério Público (Ampern).

     

    A iniciativa oportuniza cursos de capacitação e valorização social e cultural a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Ao longo do ano de 2017, mais de 80 internos do Centro Educacional (Ceduc-Pitimbu) foram atendidos.

     

    O Senac RN ofereceu curso de Informática Básica; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoveu o curso de pizza; e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou palestra sobre DSTs/Prevenção e oficinas de customização de camisetas, de enfeites natalinos, de embalagens para presente, de empreendedorismo e de cinema.

     

    Após a solenidade, ocorreu exposição dos trabalhos artesanais confeccionados pelas crianças e adolescentes.  

     

    Fonte: SENAC RN 

     

     

    0Comentários

    Caern inaugura em Candelária nova sede da Ouvidoria em Natal

    Foto: reprodução

    A eficiência no atendimento e a pontualidade na solução de problemas são diferenciais que qualquer empresa comprometida com a qualidade do serviço prestado deve ter. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), pensando em se aproximar do seu cliente e otimizar o diálogo com os públicos interno e externo, tem investido nisso. Desde novembro o novo prédio da ouvidoria está em funcionamento. A unidade fica localizada na rua Ataulfo Alves - 149, Bairro de Candelária, Zona Sul do Natal.

     

    O prédio foi planejado para ser uma referência aos demais setores da Companhia. A nova estrutura possui um sistema moderno de filas, capaz de garantir a organização e a ordem dos clientes que estiverem esperando atendimento no local; conta, também, com internet de alta velocidade; um esquema rigoroso de segurança, composto por grades, câmeras e sensores infravermelhos; tudo isso fruto de um esforço detalhado de planejamento, baseado em um padrão de alta eficácia.

     

    Tendo como atribuições essenciais receber, analisar e transmitir, entre outras coisas, informações, denúncias, sugestões e elogios dos diversos públicos, a fim de aperfeiçoar as estratégias administrativas e de gestão da empresa, o ouvidor Igor Ribeiro acredita que os serviços agora têm potencial para suprir as necessidades mais urgentes. Ele é enfático ao afirmar que a Caern tem, hoje, “a maior e melhor ouvidoria do setor público do Estado do Rio Grande do Norte. A mais bem estruturada e equipada”. A Ouvidoria utiliza modernos softwares de controle e gravação das chamadas.

     

    Existe outro ponto que merece ser destacado: cada setor (Back Office, sala de apoio técnico, de descompressão, sala do ouvidor, sala da CCO) tem um ramal próprio, facilitando a comunicação interna e dando fluidez às atividades desempenhadas no dia a dia. A acessibilidade também foi observada na arquitetura da ouvidoria. Banheiros adaptados e rampas para pessoas de cadeira de rodas garantem o conforto e a mobilidade no interior do prédio.

     

    No momento, o espaço já está sendo utilizado para o atendimento ao público. Mas, o prédio ainda abrigará o Centro de Controle Operacional (CCO), que terá uma área reservada nas dependências da unidade. O CCO permitirá mais agilidade no atendimento das demandas, pois funcionará como uma moderna central de controle dos serviços realizados pela Companhia.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Sistema FIERN inaugura nesta sexta, 15, CET do SENAI na Zona Norte de Natal

    Foto: Reprodução

    A melhoria do nível de educação e de formação profissional na Grande Natal passa a contar com um reforço: a inauguração nesta sexta-feira, dia 15, do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, na Zona Norte. Trata-se do mais novo espaço para capacitação, ensino, pesquisa e prestação de serviços do SENAI e do SESI no Rio Grande do Norte. A escola está localizada na avenida Tomaz Landim, 1042.

     

    O prédio, adquirido em 2012, passou por uma ampla reforma, adaptação, ambientação e instalação de equipamentos. Em 2015, foram realizados diversos estudos e concluída a elaboração de Projetos Estruturantes de Engenharia. A proposta de reestruturação do imóvel foi aprovada pelo Departamento Nacional do SENAI, em janeiro de 2016, e em julho, após o cumprimento das exigências legais e feita a licitação, começaram as obras.

     

    Concluído, o novo Centro de Educação e Tecnologia do SENAI tem salas de aula para ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica Profissional. Além disso, há ambientes para aulas teóricas dos cursos de profissionalização e qualificação de técnicos.

     

    O Centro também está equipado com laboratórios de Marcenaria e Carpintaria, Hidráulica, Elétrica, Construções e Revestimentos. Há também salas para o treinamento com Simuladores de Máquinas Pesadas.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Presidente da FIERN será homenageado pela Câmara Municipal de Natal

    Foto: reprodução

    A Câmara Municipal de Natal concedeu a Medalha Padre Miguelinho ao Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

     

    Já receberam a mesma Medalha Padre Miguelinho, o empresário Flávio Rocha, do Grupo Guararapes; o Prefeito da Cidade de São Paulo/SP, João Doria; o espanhol Agustin Juan Calatayud, líder da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Esperança; e o General de Brigada Fernando Maurício Duarte Melo, entre outros.

     

    A outorga foi publicada na Sessão do dia 7 de dezembro, assinada pelo Presidente da Câmara, Raniere Barbosa, pelo Primeiro Secretário, Dinarte Torres e pela Segunda Secretária, Ana Paula.

     

    A solenidade de entrega ainda não foi agendada, mas deverá acontecer no início de 2018.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Colaboradores do Sistema FIERN participam da campanha Papai Noel dos Correios

    Foto: Reprodução

    As doações dos funcionários do Sistema FIERN para a campanha Papai Noel dos Correios foram recolhidas nesta quarta-feira, 13 de dezembro. A van da Empresa de Correios e Telégrafos esteve na Casa da Indústria pela manhã e os funcionários que colaboraram para organizar as doações fizeram a entrega.

     

    Os presentes dos colaboradores do Sistema FIERN são para 141 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Frei Damião, que fica no bairro de Bom Pastor. Além dos presentes, as doações dos funcionários também incluem uma lanceira personalizada para cada um dos meninos e meninas do CMEI.

     

    A campanha na qual os funcionários do Sistema FIERN se integraram ao fazer essas doações é realizada há 28 anos. A tradição de colocar desenhos no papel com os pedidos fazia com que, anualmente, milhares de cartas coloridas e escritas com letras recém-aprendidas chegassem aos Correios de todo o Brasil. Sensibilizados com as cartinhas endereçadas ao Papai Noel, um grupo de funcionários da empresa decidiu tirar esses sonhos do papel. E assim começou o Papai Noel dos Correios, uma ação social que ganhou força e passou a unir não só a empresa, mas também a população em uma corrente de solidariedade, que tem a participação dos colaboradores do Sistema FIERN.

     

    Desde 2010, além de receber as cartinhas que vinham da sociedade, esta ação social passou a fortalecer a importância da educação, convidando crianças de escolas da rede pública a também tirarem os sonhos do papel. A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar. Por isso, os funcionários das entidades do Sistema Indústria no Estado escolheram um CMEI para fazer as doações.

     

    Os presentes serão entregues às crianças do Centro Municipal de Educação Infantil no dia 21 de dezembro, uma quarta-feira.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Expediente da Caern será reduzido nesta quinta-feira (14)

    Foto: reprodução

    Na quinta-feira (14), o atendimento presencial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na Grande Natal será reduzido, funcionando até às 11h30. Os colaboradores da Companhia estarão participando de um evento interno. A empresa destaca que continuará à disposição dos consumidores o serviço de teleatendimento através do telefone 115, bem como, por meio do atendimento virtual no site www.caern.com.br. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (15).

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Presidente da FIERN participa de encontro no Palácio do Planalto com o presidente da República

    Foto: Reprodução

    O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, participou nesta terça-feira, 12, no Palácio do Planalto, no Distrito Federal, de encontro com o presidente da República Michel Temer, que reuniu representantes de entidades empresariais de todo o país, lideradas pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga.

     

    Na pauta, a reforma da Previdência Social, que o Governo considera crucial para equilibrar as contas públicas. Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, participaram da reunião

     

    “Os senhores sabem que estamos colocando o Brasil no século 21. As reformas feitas estão tendo os melhores resultados”, disse o presidente Michel Temer, citando a criação do teto de gastos, a reforma do Ensino Médio, a reforma trabalhista, e o fim da obrigatoriedade da Petrobras de participar de todos os empreendimentos na área do pré-sal.

     

    Para Temer, o governo tem tomado medidas não apenas voltadas para a responsabilidade fiscal, como também para a responsabilidade social. “Precisamos fechar esse ciclo reformista, ou melhor dar continuidade a ele. Após aprovarmos a reforma da Previdência vamos levar adiante a simplificação tributária”, repetiu.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Caern realiza manutenção em EEA e suspende abastecimento em Cidade Satélite

    Foto: reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizará na próxima sexta-feira (15) um serviço de manutenção programada na Estação Elevatória de Água (EEA) de Cidade Satélite, em Natal. Serão realizados os serviços de limpeza e vistoria de vazamentos, o trabalho é necessário para reparo no tanque de reunião.

     

    Devido a manutenção será preciso suspender o bombeamento durante todo o dia para Cidade Satélite. A previsão é que a parada seja de 24h, sendo o fornecimento retomado no sábado, com normalização do abastecimento até o domingo (17).

     

    Fonte: CAERN 

     

    0Comentários

    CTGAS-ER certifica mais 50 jovens pelo Programa Camarense Empreendedor

    Foto: reprodução

    O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis certifica mais duas turmas, dentro do Programa Camarense Empreendedor, executado pela Prefeitura Municipal de João Câmara, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER, que visa oferecer mão de obra qualificada e capacitar jovens daquela cidade, para o emergente mercado das energias renováveis.

     

    Nesta terça-feira, 12, concluíram o curso de “Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, 25 estudantes, enquanto que no sábado, dia 16, outros 25 alunos vão receber o certificado de conclusão do curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A diretora Executiva, Cândida Amália Aragão elogiou a iniciativa da Prefeitura de João Câmara e disse da satisfação em ver o Centro educando e encaminhando jovens para o trabalho, ajudando no desenvolvimento econômico da região do Mato Grande e do Estado.

     

    O concluinte Lauzamar Silva Gomes, 22 anos, não esconde o contentamento com a certificação, adiantando que será de muita importância para a sua formação, haja vista que vai iniciar no próximo ano o curso de Eletrotécnica, já com uma formação na área. Ele vislumbra boas perspectivas, lembrando que várias empresas estão se instalando no município para a produção de energias renováveis.

     

    Também de olho no futuro, Elizamara Daini Lopes da Silva, 22 anos, descortina o crescimento do mercado de trabalho e cursa Eletrotécnica no IFRN, em João Câmara e pretende se formar em Engenharia Elétrica, pois acredita que as energias renováveis se constituem em um caminho sem volta, porque elas estão consolidadas em todas as regiões do Brasil.

     

    O curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos”, tem como objetivo desenvolver competências que permitam analisar o projeto e a preparar os trabalhos a serem realizados, com a implantação do sistema, onde o profissional executa a instalação e participa no comissionamento com o seu supervisor. Ao concluir o curso, que tem uma carga horária de 160 horas, o profissional estará qualificado para instalar e manter Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

     

    Já o curso de” Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, com 100 horas/aula, tem por objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas às instalações elétricas predial, industrial e fotovoltaica, de acordo com normas técnicas e de segurança vigentes. Ao final do curso o aluno estará apto a auxiliar nas instalações, manutenções e operações de componentes e circuitos elétricos predial, industrial e fotovoltaica com o auxilio de ferramentas e equipamentos específicos e de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho. Bem como a realizar leituras, das principais grandezas elétricas e sua aplicação; e instalação de componentes e circuitos elétricos fundamentais; princípios da geração fotovoltaica.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Indústria do Conhecimento tem programação especial de fim de ano

    Foto: reprodução

    A programação especial de fim de ano da Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, no bairro das Rocas, começou com presença do escritor e poeta José de Castro, que foi conversar com as crianças sobre literatura, suas obras e as brincadeiras tradicionais, como o pião.

     

    José de Castro é autor de livros infantis e infantojuvenis. No encontro com as crianças e adolescentes que participam dos projetos da Indústria do Conhecimento tanto os jovens quando o autor leram trechos dos livros, declamaram poemas. Na ocasião, houve ainda a entrega de premiação aos jovens que participam do projeto.

     

    O encontro marcou o encerramento do programa “Fluência Leitora” e a “Maratona Literária da Indústria do Conhecimento”. A programação da Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo prossegue nesta semana.

     

    Na segunda-feira, haverá, às 14h30, a Comemoração do Natal com o Clube das Idosas Nossa Senhora dos Navegantes.

     

    Na próxima sexta-feira, dia 15, das 8h ás 12h, a programação será de uma “Tenda da Leitura na Praça Augusto Severo (Ribeira) em parceria com o Centro de Convivência (antigo hospital dos Pescadores).

     

    Fonte: FIERN