• 0Comentários

    Câmara propõe construção conjunta de legislação sobre uso de fogos de artifício

    Foto: reprodução

    A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta sexta-feira (11) para discutir os impactos dos fogos de artifício nos animais domésticos e silvestres. E, entre os encaminhamentos, ficou decidido que o grupo de trabalho irá construir uma legislação conjunta escutando todos os envolvidos.

     

    O presidente da Frente, vereador Sandro Pimentel (PSOL), explicou que essa legislação vai beneficiar não apenas os animais, mas também crianças e idosos. Ele enalteceu a importância de haver uma participação de todos para que a legislação seja democrática.

     

    "Concluímos essa reunião da frente com a necessidade de construir, juntos, com a participação de todos, de forma democrática, uma legislação para garantir foguetões para quem gosta, mas também garantir a qualidade de vida e redução do sofrimento dos animais, peixes e aves silvestres. Mas a legislação pretende ir além disso, também pretende proteger crianças e idosos que sofrem com os grandes e constantes barulhos dos foguetões. É uma questão importante para todos", comentou.

     

    A especialista em comportamento animal, Renata Sousa Lima, observou que os barulhos provocam situação de medo e que podem mudar o comportamento do animal. Ela recomenda que em períodos de maior intensidade, como o das festas juninas, por exemplo, os donos dos animais domésticos passem a segurança aos seus animais e os mantenham em locais com maior isolamento acústico.

     

    "Uma legislação será bem vinda. O nível de estresse elevado trás sérios danos aos animais. O barulho dos fogos é um barulho muito intenso, que causa um efeito de susto e que leva a alteração comportamental do animal. É preciso ter uma conversa com a comunidade para limitar, em termos de frequência, o número de vezes e intensidade do volume do som. Em períodos críticos, enquanto não temos essa ampla discussão, o dono pode manter o animal em um ambiente reduza o ruído sonoro e manter-se calmo para passar segurança para o animal", aconselhou.

     

    Participaram a reunião da frente representantes de ONGs que atuam em defesa dos animais, representantes das instituições de ensino superior, profissionais ligados à saúde veterinária, além de tutores de animais domésticos.

     

    Texto: Marcius Valerius Foto: Elpídio Júnior

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Sistema FIERN participa do Seminário Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Foto: reprodução

    O diretor primeiro secretário do Sistema FIERN, Heyder de Almeida Dantas, participou do seminário sobre o 1º Prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Na manhã desta sexta-feira, no auditório da Escola de Música da UFRN, o seminário reuniu prefeitos, professores, auxiliares de prefeituras e do governo do Estado, além de ativistas de organizações sociais interessados em conhecer a premiação, que é uma iniciativa do Governo Federal e tem como principal objetivo “incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance e metas da Agenda 2030”.

     

    Heyder Dantas destacou que as iniciativas e programas voltados ao desenvolvimento com sustentabilidade têm recebido atenção do Sistema Indústria. Ele lembrou das comissões temáticas formadas na FIERN e que tratam de questões relacionadas ao tema, como a de Micro e Pequenas Empresa, a de Energias Renováveis, de Meio Ambiente e de Responsabilidade Social.

     

    Ao lado da reitora da UFRN, Ângela Paiva; da secretária-chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Tatiana Cunha; do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Leonardo Cassimiro; da assessora especial da Secretaria de Governo da Presidência, Suzana Dias Rabelo; e da coordenadora do Movimento Nacional ODS, Maria do Perpétuo Socorro, Heyder Dantas também ressaltou que o prêmio é importante para incentivar as práticas e atuações que têm como foco o desenvolvimento sustentável.

     

    Durante a palestra, Suzane Dias destacou que o Prêmio ODS Brasil será concedido a cada dois anos, até 2030, e vai incentivar boas práticas em quatro categorias distintas: Governos; Organizações com Fins Lucrativos; Organizações sem Fins Lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.

     

    Ela acrescentou que serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias e iniciativas que promovem soluções na área social, ambiental e econômica, e sejam essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, além de multiplicar soluções sustentáveis.

     

    INSCRIÇÕES – As inscrições para a edição deste ano estão abertas e podem ser feitas por intermédio do site da ODS Brasil (http://www4.planalto.gov.br/ods).

     

    AGENDA – A Agenda 2030, que apresenta Objetivos de Desenvolvimento Sustentável faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015. O Governo Brasileiro é signatário do Protocolo e assumiu o compromisso de adotar o modelo de desenvolvimento sustentável com quase de 170 metas, a serem alcançadas até 2030.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Funcionária do SESI-RN é Top 10 da Unindústria

    Foto: reprodução

    O programa de incentivos à indústria – Universidade Corporativa (Unindústria) divulgou hoje em seu portal, a lista dos estados que ficaram classificados nacionalmente e dos colaboradores da categoria Top 10 Brasil que mais se empenharam no desenvolvimento de suas carreiras por meio de ações da Unindústria. Entre os tops está a agente do SESI-RN, Sanisa Pereira, que ficou em primeiro lugar entre os técnicos que mais se engajaram no Brasil.

     

    Criada em 2013, a Universidade Corporativa SESI e SENAI – Unindústria é uma Unidade destinada ao desenvolvimento das competências dos gestores e docentes das unidades operacionais do SESI e do SENAI. Seu trabalho ocorre por meio da implementação de um conjunto de soluções educacionais, com o propósito de contribuir com a otimização da gestão, a qualificação dos docentes, e o alcance das metas estratégicas do SESI e do SENAI.

     

    A Unindústria possui o foco estratégico no desempenho do sistema para prover o SESI e o SENAI das competências essenciais por meio do desenvolvimento de talentos, com dois grandes desafios que são: ampliar em 50% o número de docentes capacitados por meio da universidade corporativa considerando SESI e SENAI e ampliar em 12% ao ano o número de gestores das unidades operacionais capacitados.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Vereadores convidam prefeito a apresentar situação que encontrou na Prefeitura

    Foto: reprodução

    Os vereadores de Natal aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (9) o requerimento nº 1367/18, de autoria do vereador Fernando Lucena (PT), convidando o prefeito da cidade, Álvaro Dias (MDB), para apresentar à Câmara Municipal informações sobre a atual situação da Prefeitura. A ideia é esclarecer sobre como o chefe do Executivo municipal recebeu a administração do município, após tomar posse no lugar de Carlos Eduardo Alves (PDT), que se desincompatibilizou do cargo para disputar as eleições de outubro próximo.

     

    "Nós precisamos saber em quais condições a prefeitura foi entregue a ele e o que pretende fazer. De minha parte, quero saber, principalmente, sobre a situação dos trabalhadores terceirizados e também sobre a previdência, porque tive informações de que a situação do NatalPrev não é boa", declarou o autor do requerimento.

     

    O presidente da Casa, Raniere Barbosa (Avante), explicou que o documento se trata de um convite, sem uma grande formalidade, e que a data do comparecimento do prefeito Álvaro Dias na Casa ainda será definida nos próximos dias.

     

    "O que tivemos hoje foi um convite proposto pelo vereador Lucena para que o prefeito esclareça como encontrou a Prefeitura. Se trata de um convite. Então os dois poderes vão dialogar ainda para ver o melhor dia. O atual prefeito não pode ser responsabilizado por possíveis erros praticados antes dele assumir. O importante é sabermos qual a situação da Prefeitura", declarou.

     

    Texto: Cláudio Oliveira e Marcius Valérius Fotos: Marcelo Barroso 

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Câmara quer evitar desabastecimento de medicamentos nas UPAs

    Foto: reprodução

    A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta segunda-feira (7) para discutir a situação do abastecimento dos medicamentos na cidade diante de um surto de virose, que tem provocado o aumento do número de atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

     

    O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão, explicou que o problema já preocupa os diretores das UPAs. Ele contou que na unidade do Pajuçara já existe o risco dos medicamentos acabarem antes do dia 15.

     

    "As UPAS estão superlotadas. Estamos tendo o surto de uma virose muito forte. O atendimento nas UPAS dobraram. Nós queremos conversar com a Secretaria de Saúde porque a informação que temos é que a medicação não chega ao dia 15. Se você atende 200 pessoas em um dia e passa pra 400, significa dizer que a medicação vai ser reduzida. A nebulização está com o tempo menor. Nós queremos saber quais as medidas serão tomadas pela Secretaria de Saúde para que não falte remédio para a população", alertou.

     

    Os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Cícero Martins (PSL) e Preto Aqui (Patriota) também externaram a preocupação e concordaram em convocar a secretária Saudade Azevedo, titular da Secretaria de Saúde (SMS), caso não seja apresentado o planejamento da pasta para evitar o desabastecimento.

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Método inovador de educação de jovens e adultos do SESI é destaque do programa Conexão Futura

    Foto: reprodução

    A nova metodologia para a educação de jovens e adultos (EJA) desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) foi destaque no programa Conexão Futura, do canal Futura na última quinta-feira (3). Entre as inovações estão o reconhecimento de conhecimentos prévios e currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos.

     

    “Com isso, conseguimos reduzir o tempo de permanência dos estudantes na EJA”, explicou o gerente-executivo de Educação do SESI, Sérgio Gotti, que participou do programa juntamente com o coordenador do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Carrano, a coordenadora de Projetos da Fundação Roberto Marinho, Sandra Portugal, e o assessor do Ministério da Educação (MEC) Luciano Barbosa.

     

    A apresentadora do programa, Karen Souza, elogiou a iniciativa do SESI. “Com essa metodologia, o SESI trata o adulto como alguém autônomo e mostra como ter respeito pela história das pessoas”, afirmou Karen.

     

    Gotti destacou que o currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância e há ainda a modalidade EJA Profissionalizante, ofertada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

     

    “Cerca de 48% dos trabalhadores da indústria não têm a educação básica completa ou capacitação profissional. Com esse formato, conseguimos completar a escolaridade do trabalhador e oferecer também uma qualificação ao profissional do setor”, disse Gotti.

     

    Se desejar conferir, o programa completo está no Futura Play. Interessados em cursar a EJA podem procurar o SESI em seu estado a qualquer época do ano. De acordo com dados do Censo 2017, quase 3 milhões de alunos fazem, atualmente, EJA no Brasil.

     

    Fonte: Sistema FIERN 

    0Comentários

    (N)ATIVIDADE: O novo canal do esporte amador são-gonçalense

    Foto: reprodução

    A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante através da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos (SECOM) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) apresenta à população mais um programa que irá apresentar ao são-gonçalense todas as atividades esportivas realizadas no municipio.

     

    Uma série de matérias irá apresentar os esportes que são praticados em diversos locais da cidade. O título da série é (N)ATIVIDADE e vai contar um pouco sobre o universo acolhedor do esporte amador, além de trazer alguns personagens e suas histórias com as mais diversas modalidades. Para iniciar, a prefeitura fala sobre a patinação sobre rodas.

     

    A história do patins começa por volta de 1970 com o belga Joseph Merlin, que desejava ter para si um par de patins semelhante aos que eram utilizados no gelo, mas que pudesse ser aproveitado em pistas e parques. Apesar dos muitos imprevistos e da dificuldade de aceitação inicial, a ideia de Joseph foi se aperfeiçoando ao longo dos anos e hoje em dia leva muita diversão e lazer a todos aqueles que praticam a patinação.

     

    Em São Gonçalo, uma turma se reúne no bairro Jardins com o apoio do projeto chamado “Associação caminhando para o bem”, que está inserido no Programa Comunidade Esportiva, da SEMJEL. “O programa apoia cerca de onze projetos, distribuindo materiais esportivos para crianças carentes. Além disso, a Semjel apoia, com premiações e apoio logístico, diversos campeonatos durante todo ano no município”, lembra Rayane Rocha, Coordenadora de esportes da secretaria.

     

    Os treinos ocorrem todos os dias, das 20 às 22:30hs, na quadra do bairro e qualquer pessoa pode chegar e participar. Arilane Mikaele, musa do esporte são-gonçalense, destaca a importância do esporte no bairro. “Faço porque amo e procuro sempre incentivar a prática da modalidade. Além de levar diversão as pessoas, a patinação evita que os jovens se entreguem ao ócio, podendo ir para um caminho que não seja legal para eles”

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

     

    0Comentários

    Escola do Legislativo realiza Ciclo de Capacitação

    Foto: reprodução

    A Escola do Legislativo Wilma de Faria realizou, nesta segunda-feira (07), o I Ciclo de Capacitação e Fortalecimento do Legislativo Municipal. O Curso, uma parceria da Câmara Municipal de Natal, Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM) e Tribunal de Contas do Estado, tem como tema o Controle Interno e é voltado para servidores, assessores e parlamentares.

     

    "É um curso voltado para a eficiência da máquina administrativa. A sociedade exige cada vez mais a eficiência e transparência da máquina administrativa e o controle interno abrange essas questões, por isso, estamos aqui para orientar e capacitar os servidores e assessores da Câmara Municipal para uma administração cada vez mais eficiente", explicou Ricardo Vilaça, instrutor do Tribunal de Contas do Estado.

     

    O Presidente da Câmara Municipal e da FECAM, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), destacou a importância do curso para a qualificação dos servidores da Casa. "Através do curso nossa equipe vai ser capacitada para que a Câmara tenha sempre um equilíbrio desde o controle interno até os serviços prestados à população", disse Raniere Barbosa.

     

    De acordo com Júlio Protásio, diretor executivo da FECAM, o curso de Capacitação vai proporcionar mais sintonia entre a Câmara Municipal de Natal e o TCE. "O objetivo da capacitação é instruir sobre o controle interno, sobre a contabilidade para que o manuseio dos processos administrativos sejam feitos dentro do norte da eficiência e transparência desenvolvidos no Tribunal de Contas do Estado", salientou Júlio Protásio.

     

    O vereador Felipe Alves (MDB) participou do evento e também ressaltou a relevância do curso. "O ciclo de capacitação traz informações atualizadas da padronização de procedimentos com informações de como deve ser realizado o controle interno de cada órgão gestor e isso enriquece nossos assessores, servidores e nós vereadores".

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Semana da Indústria 2018 terá palestras, oficinas, seminários, exposições e shows

    Foto: reprodução

    Com palestras, oficinas, seminários, exposições, apresentações culturais e inaugurações, a Semana da Indústria, promovida pelo Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) terá uma ampla programação de 18 a 26 de maio, em Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Assu, Goianinha, Macau, Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara e Santa Cruz.

     

    O primeiro dia da programação, na sexta-feira (18), será marcado pela a abertura da exposição do acervo fotográfico do Sistema FIERN, a partir das 18h, no Solar Bela Vista, que tem curadoria da fotógrafa Ângela Almeida.

     

    Os eventos serão retomadas, no dia 21, em Goianinha, onde haverá um seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho, realizado pelo SESI, com Gustavo Adolfo; uma oficina sobre carreiras e mercado de trabalho, promovida pelo IEL, e palestras organizadas pelo SENAI.

     

    No dia 22, uma terça-feira, às 9 horas, a programação com ênfase no setor de alimentos será oficialmente aberta, no auditório da Casa da Indústria (sede da FIERN), às 9 horas. No Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta, serão realizadas oficinas sobre novas tendências na produção de alimentos, a partir das 14h. Além disso, o E-Social estará em foco na palestra do consultor Gustavo Nicolai, entre 18h e 19h, também no auditório da Casa da Indústria.

     

    Em Caicó, no dia 22, haverá uma oficina voltada para carreiras e mercado de trabalho, um seminário sobre E-Social, também com Gustavo Nicolai; minicursos para os setores de panificação, informática e mecânica e automóveis e motocicletas e as unidades móveis do SESI estarão disponíveis para atendimento a industriários e dependentes.

     

    Em Pau dos Ferros, haverá, ainda no dia 22, seminário sobre E-Social, com Gustavo Nicolai, e oficinas com foco em carreiras profissionais. Em Mossoró, o seminário sobre E-Social será no auditório do SENAI Ítalo Bologna, às 18h, com Gustavo Adolfo.

     

    No dia 23, o IEL promoverá um encontro de compradores e fornecedores da indústria, a partir as 8h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria (sede da FIERN). A Indústria 4.0 estará em discussão com uma palestra no auditório do CTGÁS, em Natal, às 14h30. O dia será dedicado também a um seminário de Simulação em Energias, no CTGÁS-ER (das 8h30 às 12h30).

     

    O dia 23 será de programação diversificada em Santa Cruz, com apresentação de cases de sucesso, minicursos do SENAI e atendimento nas unidades móveis do SESI, a partir das 8 horas; e em João Câmara, com um Seminário sobre Energias Renováveis, às 8 horas; em Mossoró, Macau, São Gonçalo do Amarante, com gincanas nas unidades onde funcionam as escolas do SESI.

     

    Na quinta-feira, 23, haverá a palestra magna da programação da Semana da Indústria, no Teatro Riachuelo, entre 19h30 e 21h30. O palestrante está sendo definido e será anunciado nos próximos dias.

     

    A programação continuará no dia 24 de maio, em Mossoró, com as oficinas que terão foco em carreira, Feira de Profissões e um café com a indústria no Instituto SENAI de Tecnologias. O dia 24 será ainda de gincanas nas escolas do SESI em Assu, Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante. O consultor Gil Giardelli ministrará uma palestra, no auditório da Casa da Indústria, sobre gestão da mudança, no auditório da Casa da Indústria.

     

    No dia 25, às 16 horas, haverá a inauguração da Casa Passiva, construída na área do Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo, na Zona Norte. A sexta-feira, dia 25 será de espetáculos, com o II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas, a partir das 18h30; e a SESI Big Band, às 21h30, ambos no largo da Arena das Dunas.

     

    O evento de encerramento da Semana da Indústria será a Ação Global, das 9 às 16h, nesta edição em dois locais, simultaneamente: no SESI Clube, em Natal (Lagoa Nova) e no Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna, em Mossoró.

     

    Veja a programação na íntegra clicando aqui


    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Pesquisa FIERN/CERTUS revela que eleitores potiguares rejeitam outsiders

    Foto: reprodução


    O descrédito generalizado e a rejeição elevada da classe politica, em decorrência dos sucessivos escândalos de corrupção, não impulsionaram os chamados “oustsiders” na corrida presidencial. Os eleitores do Rio Grande do Norte (80,21%) preferem eleger como presidente da República um político experiente, porém, sem envolvimento em denúncias de corrupção. A informação consta da pesquisa FIERN/CERTUS divulgada neste domingo (05) ao meio dia, pela Federação das Indústrias.

     

    A pesquisa mostra também que ainda é alto o índice de eleitores que não escolheram em quem votar. A seis meses das eleições de outubro quase metade dos eleitores do Rio Grande do Norte ainda não têm candidatos ao governo do estado e à presidência da República. Na pergunta estimulada, para governador são 40,36% que responderam “Nenhum” e “Não sabe” e à presidência 39,36%. Para o Senado o número atinge 87,87%, quando o eleitor é informado que poderá votar em dois nomes, e em quem ele daria o seu primeiro voto.

     

    A pesquisa FIERN/CERTUS aponta, na estimulada, a senadora Fátima Bezerra liderando com 25% das preferências eleitorais, para o governo do estado, seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, com 14,54%, o ex-governador Geraldo Melo, com 7,66% e o governador Robinson Faria 5,04%. A pesquisa também revelou a rejeição dos eleitores. Para o governo do estado, Robinson lidera, com 39,65%, seguido por Fátima Bezerra, 9,72%, e Carlos Eduardo, 7,94%

     

    Os eleitores também foram consultados sobre os governos Robinson e Temer. 82,34% dos potiguares desaprovam a gestão do governador. Por regiões do Estado, o índice chega a mais de 84% na Grande Natal, Seridó e região Central. Já o Governo Temer é desaprovado por 88,37% dos entrevistados. O descontentamento é registrado em todas as atividades, entre os funcionários públicos chega a 92,98%, entre os de carteira assinada 90,69% e trabalhador informal 89,76%.

     

    Na eleição para o Senado, que tem duas vagas em disputa, a intenção de votos (primeiro+segundo votos), na pesquisa estimulada aponta Garibaldi Filho com 12,59%, José Agripino 11,63%, e Geraldo Melo 8,12%. Os que optaram por “Nenhum dos candidatos citados” representa 36,77% e “Não Sabe” 14,43%.

     

    No cenário em que o eleitor é instado a indicar o seu primeiro voto Garibaldi fica com 19,08%, seguido por José Agripino (13,40%) e Zenaide Maia (11,77%). Já para o segundo voto, os eleitores preferem José Agripino (9,86%), seguido por Geraldo Melo (9,22%) e Garibaldi Filho (6,10%).

     

    O ex-presidente da República Lula está na frente no Rio Grande do Norte, na estimulada, com 40,07%; Bolsonaro tem 7,73% e quase empatados aparecem Ciro Gomes 2,98% e Marina Silva 2,91%. Os que disseram votar em “Nenhum” representa 27% dos entrevistados e 12,34% “Não sabe”. No cenário sem Lula, os votos migram para “Nenhum” 33,45%, “Não sabe” 14,23%, o “Candidato do PT” fica com 12,46% e 12,28% dos votos de Lula vão para Ciro Gomes.

     

    Registrada na justiça eleitoral com os códigos BR-08786/2018 e RN-01096/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” realizou 1.410 entrevistas entre os dias 27 à 30 de abril de 2018 em todo o estado. É a primeira de cinco que a Federação das Indústrias divulgará até às eleições.

     

    LEIA A ÍNTEGRA DA PESQUISA

    LEIA A VERSÃO SIMPLIFICADA ELABORADA PELA FIERN

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    FIERN divulga neste domingo (06) pesquisa sobre as eleições 2018

    Foto: reprodução

    A partir das 7 horas da manhã deste domingo (06) o Rio Grande do Norte ficará sabendo quem são os preferidos dos eleitores para a presidência da República, governo do estado e senado. Nesse horário a FIERN inicia, exclusivamente pelo Twitter (twitter.com/sistemafiern), divulgação da pesquisa de opinião sobre as eleições 2018.

     

    Às 12 horas do domingo,06, (divulgação foi antecipada em 2 horas) a pesquisa estará disponível na íntegra no portal da FIERN (www.fiern.org.br).

     

    Registrada na justiça eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” foi realizada em todo o estado pela Certus para a Federação das Indústrias. Vários cenários eleitorais são levantados junto aos eleitores.

     

    O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos à presidência da república, ao governo do estado e ao Senado, bem como apurou os índices de rejeição do presidente Michel Temer e do governador Robinson Faria.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    IEL realiza encontro com supervisores de estágio do Sistema FIERN em Natal

    Foto: reprodução

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), em continuidade ao acompanhamento administrativo do programa de estágio do Sistema FIERN, realizou um encontro com os supervisores de estágio da área corporativa da FIERN, no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria.

     

    Coordenada pelo Gerente de Estágio do IEL-RN André Cristiano Pereira, a reunião teve como objetivo alinhar todos os procedimentos da Portaria Conjunta Nº 001/2016, além de tratar questões relacionadas à operacionalização do Programa de Estágio, os trâmites de documentos, aberturas de vagas, o papel e a responsabilidade dos supervisores, e as novas diretrizes das fiscalizações do MTP.

     

    Além disso, foi prestado um reconhecimento aos profissionais, recolhimento de críticas e sugestões, proporcionando esclarecimento de possíveis dúvidas.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Lideranças empresariais do RN avaliam positivamente 2º evento do Fórum FIERN Caminhos do Brasil

    Foto: reprodução

    ideranças empresariais, presidentes de sindicatos filiados à FIERN, políticos e autoridades participaram nesta quinta-feira, 03, na Casa da Indústria, do segundo evento do Fórum FIERN Caminhos do Brasil. Líderes empresariais do Estado fizeram uma avaliação positiva do segundo debate, que trouxe o pré-candidato a Presidência da República, pelo Podemos, do Paraná, o senador Álvaro Dias, destacando e parabenizando a iniciativa do Sistema FIERN que traz ao Rio Grande do Norte os presidenciáveis para apresentarem suas ideias e propostas para o país.

     

    Marcelo Queiroz – presidente do Sistema Fecomércio RN: Primeiro parabenizar a FIERN por essa iniciativa de ouvir os pré-candidatos à Presidência da República. O pré-candidato Álvaro Dias é uma pessoa preparada, que já tem uma experiência parlamentar de alguns anos, que foi do executivo, governador por mais de uma vez, então é uma pessoa muito preparada e que é mais um nome que a gente deve avaliar na hora de tomar as nossas decisões. Então, parabéns a FIERN por dar essa oportunidade para a gente ouvir os candidatos.

     

    José Álvares Vieira – presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN): Evento dessa natureza é muito importante porque traz a oportunidade de nós empresários podermos escutar os pré-candidatos a Presidência da República, o que eles pensam, quais são as diretrizes que eles imaginam que vão colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento. E é uma grande oportunidade também para nós podermos fazer perguntas, discutir, trocar ideias, e fazer uma consolidação do nosso pensamento de quem seja o melhor candidato e mais adequado para poder governar o Brasil e quem tá pensando também no Nordeste. Eu acho que nós não podemos deixar de aproveitar a oportunidade de explorar cada vez mais o que que os pré-candidatos a Presidência da República têm a oferecer para contribuir e promover o desenvolver o Nordeste brasileiro.

     

    Eudo Laranjeiras – presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor): Acho uma iniciativa muito boa. A FIERN está de parabéns, o Amaro. Nós temos a oportunidade de ver os candidatos falarem ao vivo aqui. Por outro lado, o candidato de hoje podemos ver que ele é muito preparado, homem de uma vida pública muito grande. Uma pessoa calma, com muita esperança que ele ganhando tenhamos um Brasil melhor. Então eu acho que foi uma palestra boa e principalmente sabendo que teremos a oportunidade de ver vários candidatos para podermos decidir. E como ele disse ai: que no dia da eleição estejamos todos iluminados para tentar trazer algo melhor por esse país.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Sistema FIERN e parceiras lançam RN Solar

    Foto: reprodução

    Ao participar do lançamento do programa RN Solar, no SEBRAE, o presidente da Comissão de Energias Renováveis (COERE) do Sistema FIERN, Sérgio Azevedo, destacou o potencial do Estado para ampliar a “micro geração”, com fonte fotovoltaica.

     

    O programa foi lançado nesta quinta-feira, 03, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar no Rio Grande do Norte.

     

    Em uma parceria com o Sistema FIERN, a COERE, a Cosern, o CTGAS-ER e o Banco do Nordeste, o SEBRAE, com o RN Solar, vai difundir informações, aproximar as empresas das instituições financeiras e incentivar a capacitação para o uso da energia fotovoltaica.

     

     

    As ações incluem a distribuição de uma cartilha sobre este tipo de energia. O guia explica as diversas etapas para a instalação dos painéis solares.

     

    Entre as vantagens do uso de energia fotovoltaica, estão a economia nos custos com tarifa, a demonstração de comprometimento com o meio ambiente e o baixo custo de manutenção.

     

    O SEBRAE está também com um atendimento para ajudar as empresas no estudo de viabilidade. Além disso, oferece orientação sobre a contratação de profissionais que fazem o projeto técnico e sobre o acesso a linhas de financiamentos, disponíveis no Banco do Nordeste. Ajuda, ainda, no relacionamento com a Cosern, que precisa fazer a instalação do equipamento à rede elétrica.

     

    Superada essas etapas, a empresa tem “o benefício econômico com a instalação dos painéis”, destaca o Guia do SEBRAE.

     

     

    “O desenvolvimento desta cadeia produtiva significa novas possibilidades para a indústria”, disse Sérgio Azevedo, que também é vice-presidente da FIERN. Ele lembrou que a COERE tem contribuído para a execução do programa RN Solar e para identificar outras ações que incentivem o setor.

     

    “Esse programa firmou essas parcerias, em um arranjo para apoiar quem deseja investir em energia fotovoltaica”, disse José Ferreira de Melo, superintendente do SEBRAE-RN.

     

    Os diretores do Sistema FIERN, Sílvio Toquato (vice-presidente), Alberto Serejo (Conselho Fiscal), além de Ivanaldo Maia (presidente do Sindipan) e Cândida Amália (diretora executiva do CTGAS) também participaram do lançamento.

     

    José Vieira, presidente do Conselho do SEBRAE, reafirmou, na ocasião, que o RN Solar contou com a parceria de entidades representadas no COERE.

     

    A diretora do SENAI/CTGAS-ER, Cândida Amália, considera de suma importância para o CTGAS-ER fazer parte do programa, pela relevância para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. “Estamos aplicando o conhecimento e a expertise do Centro, no âmbito de nossa Missão Institucional, com a oferta de educação profissional, serviços técnicos especializados, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, em alinhamento com as necessidades das empresas e do mercado” disse.

     

    Segundo Cândida, a construção do modelo do programa em parceria, no primeiro momento, com as instituições que representam ou que fomentam os setores produtivos, tem abertura para atrair outras partes interessadas no desenvolvimento da cadeia da energia solar em nosso Estado.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    TJRN e FIERN renovam convênio para realização de cursos profissionalizantes para apenados

    Foto: reprodução

    O Sistema FIERN (SESI-SENAI) e o Tribunal de Justiça (TJRN) assinaram nesta manhã de quinta-feira (03) o termo aditivo do convênio nº 13/2013-TJ, que trata da promoção de cursos profissionalizantes para cumpridores de penas e medidas alternativas, apenados do regime aberto e beneficiados com liberdade condicional que participam do projeto Novos Rumos, que já beneficiou mais de 500 pessoas.

     

    Para o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, o convênio é uma oportunidade de o Sistema Indústria exercer sua função social através da “qualificação e reinserção de pessoas no mercado de trabalho”.

     

    Somente em 2017 foram qualificados 367 apenados nos cursos nas áreas de Construção Civil, Têxtil e Confecções, Alimentos, Mecânico de Motocicletas, Eletricidade, Mecânico de Máquina de Costura e Tecnologia da Informação.

     

    Participaram da solenidade de assinatura do termo aditivo o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, o diretor regional do SENAI/RN, Emerson Batista, o superintendente de relações institucionais do Sistema FIERN, Hélder Maranhão; o superintendente jurídico da FIERN, Davis Costa e o chefe de gabinete do TJRN, Luiz Mariz.

     

    “Esta é uma valorosa contribuição que o Sistema FIERN realiza junto aos apenados e o Tribunal de Justiça. A continuidade deste projeto é muito importante”, destacou presidente do TJRN, Expedito Ferreira.

     

    O Programa Novos Rumos na Execução Penal é uma iniciativa do TJRN e visa fomentar boas práticas relacionadas à execução penal no Estado, em harmonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     

    Fonte: FIERN