• 0Comentários

    Detran abre Semana Nacional de Trânsito no Rio Grande do Norte

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abriu oficialmente na tarde dessa segunda-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que neste ano trabalha o tema: Minha escolha faz a diferença no trânsito. A solenidade de abertura da SNT aconteceu no pátio do Natal Shopping, onde foi montada uma exposição abordando a temática da educação no trânsito, e reuniu representantes do Detran, PRF, CPRE, STTU, DER-RN, CBTU, Sest/Senat, Hemonorte e Samu.

     

    Na ocasião, a SNT foi aberta pelo diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, que em sua fala ressaltou a importância do trabalho continuado de educação e conscientização das regras legais de tráfego junto a todos os agentes que fazem parte do trânsito, seja ele condutor, motociclista, ciclista ou pedestre. O diretor apontou a relevância de todas as entidades ligadas a área de tráfego trabalharem integradas com o intuito de preservar vidas no trânsito. “Nossa missão é construir um trânsito cada vez mais seguro e humano sempre tendo em primeiro lugar o objetivo de salvar vidas, pois esse é o bem mais precioso do homem”, comentou.

     

    O diretor Júlio César aproveitou ainda a oportunidade para informar sobre a modernização que vem passando o Detran no sentido da descentralização, agilidade e transparência nos serviços oferecidos à população pelo órgão de trânsito estadual. Entre outros benefícios citados pelo diretor foram apontados a implantação do teste prático de direção veicular monitorado por sistema de câmeras, o agendamento online de vistoria veicular, a criação de novas Ciretrans e a entrega no mesmo dia da Carterira Nacional de Habilitação (CNH). “Em apenas 1h30 o Detran emite e entrega a CNH ao usuário que veio renovar ou tirar a primeira habilitação. No Brasil, esse tipo de entrega no mesmo dia só acontece no Detran do Rio Grande do Norte”, informou.

     

    No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

     

    A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Em Parnamirim, Semana da Juventude começa nesta terça (19)

    Foto: Reprodução

    A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) promoverá nesta terça-feira, 19, às 8h30, a abertura da Semana da Juventude com a proposta de discutir políticas públicas que atendam os jovens de Parnamirim. Na ocasião, um grupo entregará uma carta com os anseios da juvetude ao prefeito Rosano Taveira.

     

    Com o tema “Juventude ativa contribuindo com o amanhã, a SEMAS irá dar prosseguimento à Semana da Juventude até o dia 26, com a realização de palestras e discussões que visam melhorar as condições dos jovens na sociedade.

     

    Na programação está prevista a realização de um torneio de futsal e queimada, que acontecerá no período de 20 a 25 deste mês, no Ginásio Poliesportivo de Nova Parnamirim. Já são 14 equipes inscritas. Os participantes são jovens atendidos pelos serviços de convivência da Assistência Social.

     

    O encerramento acontecerá no dia 26, com a realização do Festival de Talentos, a partir das 8 horas no Cine Teatro de Parnamirim. Cada unidade do CRAS poderá levar uma apresentação de canto e dança. Os três primeiros colocados da audição e do campeonato de futsal serão premiados a partir das 15h30.

     

    Ainda no dia 26, está programado o lançamento do ID Jovem, um programa que beneficia jovens de 15 a 29 anos com uma carteira de identidade estudantil, que oferece descontos em transporte e eventos culturais. Em Parnamirim há 16 mil estudantes aptos a aderir ao programa e receber a carteira.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Detran abre Semana Nacional de Trânsito com exposição em shopping de Natal

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre oficialmente na próxima segunda-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com uma exposição diversificada montada no saguão do Natal Shopping, na capital. A abertura do evento acontece às 16h, e vai contar com a presença do diretor geral do Órgão de trânsito estadual, Júlio César Câmara, além de representantes de instituições parceiras do projeto Vida no Trânsito.

     

    A exposição propõe ao público visitante a interação participativa com as atividades propostas pelo Detran, além da apresentação de painéis e informações estáticas expostas na área. Entre a ações que vão interagir com o público está a realização de jogos, a exemplo da roleta do trânsito, onde o cidadão pode testar seu conhecimento e ganhar brindes. Outro equipamento que poderá ser utilizado é o simulador prático de direção veicular, o aparelho busca criar situações reais encontradas pelo condutor no tráfego urbano e rural.

     

    Os óculos simulador de embriaguez também vai ser uma das opções levadas pelo Detran ao público visitante da exposição. O sistema consiste em o cidadão tentar realizar um percurso demarcado no solo utilizando os óculos. Nesse caso é possível sentir a dificuldade que é dirigir sob efeito de álcool. O plano é reforçar a conscientização do motorista mostrando que ao beber e dirigir ele coloca a sua própria vida e a dos outros em perigo.

     

    Já em relação aos objetos para apreciação, o Detran vai expor viaturas de patrulhamento de trânsito, banners com informações estatísticas de trânsito referente ao estado do Rio Grande do Norte, tela com a veiculação das campanhas educativas produzidas pelo Órgão e painéis com ações institucionais. Técnicos do setor de Educação de Trânsito do Detran também vão atuar no local trabalhando com os presentes abordagens educativas e de cidadania no trânsito, além de distribuir material informativo com medidas de segurança viária.

     

    No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

     

    A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Rede Giga Metrópole é apresentada ao prefeito Rosano Taveira

    Foto: Reprodução

    O prefeito Rosano Taveira recebeu em seu gabinete, no último dia 13, o professor Sérgio Fialho, coordenador do Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) junto à UFRN que administra a rede Giga Metrópole.

     

    A visita teve por finalidade apresentar ao prefeito a Rede Giga Metrópole, sua finalidade, objetivos e metas. “O projeto começou visando solucionar os problemas de conectividade, implantando uma rede focalizada na região metropolitana de Natal, onde já existia uma primeira rede, que funcionava desde 2008, mas a gente deveria procurar ampliar a cobertura de acesso à internet, chegando a mais escolas, e prover realmente uma banda larga, uma velocidade de acesso que pudesse, minimamente, corresponder às necessidades dessas escolas”, afirmou o professor Sérgio Fialho. Também destacou a importância de formar um atendimento especializado em solução de problemas para os usuários, o qual é um diferencial do projeto, além do empenho em manutenção para que a rede continue funcionando.

     

    Dario Medeiros, secretário Adjunto do GCTI, apresentou ao professor Fialho o projeto de expansão da rede própria da Prefeitura que prevê a utilização da estrutura de fibra ótica da Rede Giga Metrópole já existente na cidade, para conectar a estrutura da Prefeitura, que ainda não tem conectividade tais como: unidades da saúde, assistência social, praças públicas, ginásios de esportes, lagoas de captação bem como, utilizar a mesma estrutura para a realização de monitoramento eletrônico o que, foi de pronto aceito pelo professor Fialho avançarmos na parceria já firmada, entre a prefeitura e a UFRN para expansão da utilização da rede Giga Metrópole pela Prefeitura de Parnamirim que hoje já contempla a conexão de 60 escolas municipais e centros infantis desde Dezembro de 2016.

     

    Estiveram presentes à reunião o secretário Chefe do Gabinete Civil Wolney França e Marcus Barros, secretário Administrativo do Pop-RN.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Derrubado veto à lei que inclui tipo sanguíneo no registro de nascimento

    Foto: Reprodução

    Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Natal derrubou o veto integral ao Projeto de Lei nº183/2015, de autoria do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), que prevê a obrigatoriedade de inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH nos registros de nascimento de todas as crianças nascidas na cidade. Todos os parlamentares presentes na Casa defenderam o fim da suspensão, por entenderem que a população será beneficiada com a iniciativa.

     

    Em seu discurso, Ubaldo Fernandes parabenizou a atuação do plenário e agradeceu nominalmente cada vereador por rejeitar o veto encaminhado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). Com a derrubada do impedimento, a lei segue para promulgação.

     

    "A matéria também estabelece a necessidade da caderneta escolar dos alunos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino da capital potiguar informar o tipo sanguíneo e o fator RH, apresentados no ato da matrícula. Informações fundamentais em caso de emergência médica, como uma transfusão de sangue, além da detecção de incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, e de forma especial para identificação nos casos de crianças trocadas em maternidades ou desaparecidas", justificou.

     

    Já a líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PEN), falou sobre os motivos que levaram o Executivo a vetar a matéria. "Antes de mais nada é preciso entender que a equipe técnica da Prefeitura não analisa o mérito do texto. Faz, apenas, uma leitura dos aspectos legais. Acontece que o entendimento da PGM, muitas vezes compartilhado pelo prefeito Carlos Eduardo, é que alguns projetos invadem competências. Sendo que desta vez o Legislativo entendeu que a proposta é legal e derrubou o veto".

     

    Fonte: CMNAT  

    0Comentários

    São Gonçalo do Amarante realiza aulões de revisão Enem e IFRN no fim de semana

    Foto: Reprodução

    A prefeitura municipal de São Gonçalo, através da Secretaria para Assuntos Extraordinários, vai realizar aulões de revisão para as provas do IFRN campus São Gonçalo e para o Enem 2017, em parceria com o CDF Colégio e Curso, neste final de semana.

     

    As aulas acontecem no sábado (16) e domingo (17), no Teatro Municipal, das 9h às 12h. “No primeiro dia, a revisão será voltada para a prova do IFRN. E no segundo dia, domingo, para o Enem”, informa a secretária Mada Calado.

     

    Os interessados precisam apenas se dirigir ao local e fazer a inscrição gratuitamente na hora. Os aulões são abertos a qualquer pessoa.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

    0Comentários

    Aprovada obrigatoriedade de intérprete de Libras em eventos do Município

    Foto: Reprodução

    A comunicação é um recurso fundamental para o ser humano e a linguagem de sinais possibilita a interação dos surdos. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, nesta quinta-feira (14), ao Projeto de Lei n°108/2017 de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL) que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos públicos oficiais da capital potiguar. O texto, aprovado em segunda discussão, foi subscrito pelas vereadoras Carla Dickson (PROS) e Júlia Arruda (PDT), além dos vereadores Sandro Pimentel (Psol) e Cícero Martins (PTB).

     

    Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido à necessidade da comunidade surda de possuir um especialista que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes. Inicialmente, a atuação era informal, ou seja, pais ou membros da família da pessoa surda fazia essa função. Entretanto, para que isso ocorresse de modo formal foi necessário que a Língua Brasileira de Sinais fosse oficializada. Atualmente há leis em vigor que regulamentam a profissão e determinam a formação desse profissional.

     

    "Trata-se de ressaltar a relevância da presença do intérprete de Língua Brasileira de Sinais em todos os eventos oficiais realizados pela Prefeitura é um ato mínimo desta Casa frente a tantas dificuldades enfrentadas por aqueles que possuem deficiência auditiva", afirmou o vereador Sandro Pimentel. "A bem da verdade, o Legislativo natalense, através da TV Câmara Natal, já contribui para o processo de inclusão social", completou.

     

    Fonte: CMNAT   

    0Comentários

    Seminário discute na Casa da Indústria como reduzir mortes e acidentes de trabalho

    Foto: Reprodução

    Em 2015 ocorreram no Brasil 612.632 acidentes (14% menos que em 2014) e 2.502 mortes (queda de 11,2%). Os acidentes típicos ficaram em 383.663 contra 430.454 em 2014, enquanto as doenças do trabalho diminuíram de 17.599 para 13.240 em 2015. No Rio Grande do Norte, em 2015 ocorreram 6.808 acidentes contra 7.156 em 2014 e de 46 mortes em 2014 caiu para 28 em 2015.

     

    De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, lançado em abril último, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2016 foram registrados 775,4 mil acidentes e 2.860 mortes de trabalhadores. Em média, a cada 3,5 horas morre um trabalhador, vítima de acidente laboral.

     

    Estes números foram apresentados nesta terça-feira, 12, na Casa da Indústria, pelos gestores regionais do “Programa Trabalho Seguro”, do TRT 21ª Região, juiz Alexandre da Silva, e juíza Simone Jalil, no seminário “Trabalho Seguro na Construção”, realizado pelo Sinduscon e TRT 21ª Região.

     

    Essa realidade leva o país a ocupar a quarta colocação mundial em número de acidentes de trabalho, segundo dados estatísticos da OIT, apresentados pela juíza Simone Jalil.

     

    O seminário foi aberto pela vice-presidente do Sinduscon-RN, Larissa Dantas, representando o presidente Arnaldo Gaspar Júnior, e teve como objetivo principal apresentar maneiras de tornar o ambiente da construção mais seguro para o trabalho, tratando de aspectos da prevenção de acidentes, bem como de aspectos legais que garantem a segurança dos trabalhadores nessa área.


    A empresária reiterou o compromisso do Sindicato da indústria da Construção Civil do Rio Grande em continuar investindo para acabar com os acidentes de trabalho. “A nós interessa um trabalhador saudável e com qualidade de vida, o que se reflete diretamente na produtividade do nosso setor”, disse.

     

    Depois de registrar que a construção civil é o setor que mais emprega e que pode mudar o cenário da crise no Brasil, Larissa Dantas afirmou que a redução de acidentes de trabalho é um compromisso assumido pelas empresas filiadas ao Sindicato. “Acreditamos inclusive que só assim, conseguiremos promover mais desenvolvimento para nosso país, com saúde e segurança para os responsáveis pelo desenvolvimento e pela construção do nosso RN, e do nosso Brasil, o trabalhador da construção civil.”

     

    O evento contou ainda com a palestra “Diagnóstico de prevenção de quedas – DPQ”, ministrada por Kleber dos Santos, técnico de segurança do SESI/RN. O juiz Alexandre da Silva abordou o “Programa Trabalho Seguro – Relato Institucional do Convênio com o SINDUSCON – Meio Ambiente do Trabalho: Doenças e Acidentes do Trabalho”; e a juíza Simone Jalil tratou da “Prevenção de Acidentes – Acidentes na Construção Civil – Aspectos Básicos da NR-18 – Aspectos da Reforma Trabalhista na Segurança do Trabalho”.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Chefe de Gabinete do Detran RN fala sobre a programação da Semana do Trânsito

    Foto: Reprodução

    O "Boa Tarde, Cidadão" desta terça-feira (12) contou com a presença de Marco Medeiros, chefe de gabinete do Detran-RN.

     

    Marco falou sobre a programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês. Este ano, o tema determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

     

    Marco também destacou o impacto das campanhas educativas desenvolvidas pelo órgão e chamou atenção para a participação popular na construção dos materiais. 

     

    O "Boa Tarde, Cidadão" vai ao ar de segunda à sexta, às 13h15, na Band Natal, sempre ao vivo e com a participação do público. A entrevista completa com Marco Medeiros, chefe de Gabinete do Detran-RN, voce confere aqui.

    0Comentários

    Secretário de Parnamirim fala sobre a programação da Semana do Trânsito no município

    Foto: Reprodução

    O "Boa Tarde, Cidadão" da última terça-feira (12) contou com a presença de Marcondes Pinheiro, secretário de Trânsito e Transporte de Parnamirim.

     

    O  secretário falou sobre a programação da Semana do Trânsito de Parnamirim, que acontece de 17 a 23 de setembro, com várias opções de lazer e oferta de serviços para os parnamirinenses e os servidores da SETRA.

     

    Marcondes também respondeu as perguntas dos telespectadores e convidou os parnamirinenses a participarem do Passeio Ciclístico que dará início às comemorações da Semana do Trânsito neste domingo (17)

     

    O "Boa Tarde, Cidadão" vai ao ar de segunda à sexta, às 13h15, na Band Natal, sempre ao vivo e com a participação do público. A entrevista completa com Marcondes Pinheiro, secretário de Trânsito de Parnamirim voce confere aqui.

    0Comentários

    Detran divulga programação da Semana Nacional de Trânsito

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e os parceiros do projeto Vida no Trânsito divulgaram nesta terça-feira (12) a programação oficial das atividades educativas que vão ser desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 deste mês. Este ano, o tema determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

     

    A partir da segunda-feira (18), o Detran inicia as atividades educativas de fortalecimento da Semana Nacional de Trânsito no Estado. A cerimônia de abertura oficial está programada para acontecer às 16h, nas dependências do Natal Shopping. No local vai estar aberta à visitação uma exposição com viaturas de patrulhamento de tráfego, simulador de direção veicular, óculos de simulação de embriaguez, jogos interativos de trânsito, teatro, materiais educativos e telas expositivas de campanhas educativas, além de dados estatísticos. Na ocasião, também vai ser realizado um torneio grátis de jogos educativos pela internet. A premiação vai ser entregue no próximo dia 27.

     

    A programação contempla ainda treinamento de pilotagem consciente para motociclistas, fórum de acidentes, passeio ciclístico, blitzen educativas em bares, palestras para ciclistas, ações em travessia de pedestres, visita a ala de politrauma do Hospital Walfredo Gurgel, plantio de mudas as margens da BR 101, roda de entrevistas, conscientização sobre trafego em vias de trem urbanos, ações musicais e outras atividades.

     

    A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

     

    0Comentários

    Caern atualiza cadastro de imóveis em Mossoró

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou esta semana a atualização do cadastro de imóveis pelo bairro Nova Betânia em Mossoró. A previsão é que em um prazo de um ano, a Companhia atualize os dados de cerca de 88 mil imóveis na cidade. O objetivo deste trabalho é melhorar o atendimento ao cliente, inclusive, facilitando seu acesso aos serviços disponibilizados no site www.caern.com.br.

     

    Mossoró, o cadastro de imóveis digital já foi feito e agora o serviço segue de casa em casa para checar os dados com os usuários e atualizar o sistema. No momento da visita é importante que sejam apresentados a conta de água, documentos pessoais e documentos do imóvel ou contrato de locação.

     

    A empresa contratada para o serviço é a Prosul. As pessoas responsáveis pela atualização do cadastro utilizam colete azul com a inscrição nas costas “PROSUL - A serviço da Caern”. Elas possuem crachá de identificação e utilizam também boné azul.

     

    Na pesquisa feita em campo são anotados os dados do hidrômetro e registrada a imagem do imóvel. O usuário que preferir também pode fazer a atualização cadastral por meio do site www.caern.com.br. Na página principal, logo abaixo do banner, está o quadrinho da atualização cadastral. Informações adicionais podem ser obtidas pelo 115.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Exposição do Memorial da Assembléia Legislativa do RN começa nesta sexta (15)

    Foto: Reprodução

    A história do Rio Grande do Norte em imagens, objetos e documentos. Assim será a exposição do Memorial da Assembleia Legislativa no shopping Midway Mall, do dia 15 ao dia 30 de Setembro de 2017. A programação faz parte das celebrações do Setembro Cidadão no Rio Grande do Norte e será aberta ao público com entrada gratuita no horário comercial do shopping.

     

    “A ideia é apresentar a população a trajetória do Legislativo Potiguar, a arte, a religião, a cultura e a política que se entrelaçam com os dados da história do Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB).

     

    A exposição foi planejada para apresentar em um espaço com grande visibilidade uma parte do acervo do Memorial do Legislativo Potiguar que mantém na sede do parlamento estadual exposição permanente com a história dos deputados e sua trajetória política, utilizando objetos pessoais dos deputados, fotos de atividade parlamentar, documentos oficiais e ilustrações que retratam a ‘linha do tempo’ das sedes do Poder Legislativo no Rio Grande do Norte. Para a exposição fora do Palácio José Augusto, uma nova disposição de apresentação foi desenhada pela equipe do Memorial Legislativo.

     

    Um dos historiadores que apresentam o Memorial, Fábio Cortez, destaca os quatro pontos principais relatados em espaços subdivididos na exposição, mostrando curiosidades e fatos históricos que marcaram a trajetória da sociedade norte-riograndense. “Vamos mostrar itens que marcaram legislaturas, curiosidades sobre momentos políticos do passado e a democracia foi consolidada no Rio Grande do Norte”, explica o historiador.

     

    No espaço, haverá um local destinado a expor objetos e paineis que relatam as quatro Assembleias Constituintes, dos anos 1935, 1947, 1967 e 1989. Também na exposição, imagens mostrarão as 11 antigas sedes do Poder Legislativo, a história do folclorista e ex-deputado Câmara Cascudo (que ocupou o cargo por três dias) e também o pioneirismo feminino na política e democracia do Rio Grande do Norte.

     

    Todas as visitas serão guiadas e explicadas por historiadores do Poder Legislativo que receberam alunos de escolas da rede pública e particular do Rio Grande do Norte.

     

    A abertura da exposição será às 10h do dia 15 de setembro, com a presença do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, parlamentares e outras autoridades do Estado. A exposição estará aberta de domingo a domingo durante o horário de funcionamento do shopping.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Caern faz manutenção na Adutora Sertão Central Cabugi

    Foto: Reprodução

    As cidades de Angicos, Pedro Avelino, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Pedra Preta, Riachuelo, o distrito de Cachoeira do Sapo e comunidades rurais abastecidas pela Adutora Sertão Central Cabugi terão suspensão no abastecimento, a partir das 5h da manhã desta quarta-feira (13).

     

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fará manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos da adutora. O retorno do abastecimento deve ocorrer gradualmente, durante a noite da quinta-feira (14).

     

    A Caern fará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água em Itajá, responsável pelo tratamento da água da adutora. Além disto, a equipe operacional fará retirada de vazamentos na tubulação da adutora no trecho entre Angicos e Itajá.

     

    A Companhia reforça o apelo de uso racional, lembrando que os cuidados com a água devem ser rotineiros, haja visto que enfrentamos um longo período de estiagem.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Operação Lei Seca autua 100 condutores em Natal e Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Fiscalização realizada na última semana pela Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) autuou 100 condutores que trafegavam pelas avenidas Ayrton Senna e Engenheiro Roberto Freire, em Natal, e na Gastão Mariz, em Parnamirim. Dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante, 14 autos de infração por motivos diversos foram expedidos pelos policiais e cinco veículos apreendidos.

     

    O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

     

    Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN