• 0Comentários

    Saúde Digital é tema de entrevista do "Boa Tarde Cidadão"

    Foto: Reprodução

    O "Boa Tarde, Cidadão" desta última terça-feira (30) contou com a presença da vereadora de Natal, Nina Souza (PEN). 

     

    Nina falou sobre a aprovação e sanção do projeto Saúde Digital, um sistema online para agendamento de consultas, exames e demais procedimentos médicos no município. A vereadora deu detalhes sobre o funcionamento do sistema e como a população poderá ter este acesso online. "O mais importante é que acabrá de vez esse sofrimento, essa falta de cuidado", destacou a vereadora.

     

    Nina Souza (PEN) também respondeu as perguntas dos telespectadores.

     

    O "Boa Tarde, Cidadão" vai ao ar de segunda à sexta, às 13h15, na Band Natal, sempre ao vivo e com a participação do público. A entrevista completa com a vereadora de Natal, Nina Souza, voce confere aqui. 

    0Comentários

    O Futuro da Minha Cidade será lançado em Natal dia 5 de maio

    Foto: Reprodução

    O Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN) realizará em Natal, segunda-feira, 5 de junho, no Auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, às 15 horas, um evento de sensibilização sobre o projeto “O Futuro da Minha Cidade”.Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, através de sua Comissão de Meio Ambiente – CMA e iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. No RN, conta com apoio do Sistema FIERN, CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CREA e Coopercon (Cooperativa da Construção Civil do RN).

     

    A partir de experiências bem sucedidas de algumas cidades que se tornaram referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.

     

    A ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município. Tem algumas características principais: a participação voluntária de grande parte das pessoas que compõem a hierarquia do conselho de desenvolvimento da cidade e a visão de planejar o futuro, desta forma a natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público.

     

    Estas duas frentes, aliás, são complementares na gestão da cidade, assim como o apartidarismo, que trata da ausência de ligação com partidos políticos, que é fundamental para garantir a legitimidade do conselho e preservar os interesses, desejos e demandas da sociedade, além do foco no desenvolvimento econômico, que define todos os projetos executados pelo conselho.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Audiência sobre Plano de Mobilidade de Parnamirim é transferida para 7 de junho

    Foto: Reprodução

    Os parnamirinenses terão a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana que atenderá as necessidades da cidade para os próximos 20 anos. No próximo dia 7, às 9 horas, no Centro Administrativo Agnelo Alves, no bairro da Cohabinal, a partir das 9 horas será realizada uma audiência pública, momento adequado para dar voz às críticas e anseios da população.

     

    A audiência pública contará com a participação dos representantes da Start, empresa responsável pela elaboração do diagnóstico e avaliação dos trabalhos. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Parnamirim, Marcondes Pinheiro, com o plano será possível ter um raio x da malha viária de Parnamirim, dos transportes, do número de passageiros por linha de ônibus e das dificuldades enfrentadas nesse segmento. "Quem melhor conhece os problemas de mobilidade urbana é o próprio morador e usuário dos transportes coletivos por isso é fundamental a participação da população nessa audiência", disse o secretário.

     

    A consultora da Start, Keila Brandão, informou que o Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim será elaborado em seis etapas, sendo que no momento a equipe está trabalhando na terceira etapa, que é justamente o momento em que as pessoas podem dar sugestões.

     

    Para se construir o Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim é necessário elaborar um plano de mobilização social com o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade. Durante o planejamento dessa mobilização o município foi dividido em oito setores, seguindo o mesmo critério usado na realização das oficinas comunitárias do Plano Diretor. Conheça os setores aqui. 

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

     

    0Comentários

    São Gonçalo apoia artista plástico que vai participar do 2º Salão Dorian Gray

    Foto: Reprodução

    O artista plástico Fabiano Nascimento vai participar do 2º Salão Dorian Gray de Arte Potiguar. A abertura do evento acontece no próximo dia 13 de junho. Nesta edição, o tema será o Cangaço, em celebração aos 90 anos de resistência da Cidade de Mossoró ao ataque de cangaceiros comandados por Lampião.

     

    Fabiano é um dos artistas de São Gonçalo do Amarante que recebem incentivo da Fundação Cultural Dona Militana. De acordo com o presidente da FCDM, Flávio Henrique, o órgão fez a doação ao artista de telas, tintas e pinceis para auxiliar na produção dos trabalhos. No Salão Dorian Gray, o artista vai participar com a exposição de dois trabalhos, sendo peças das figuras humanas de Lampião e Maria Bonita.

     

    “Esse incentivo é importante, não só para mim, mas para outros artistas do município que são apoiados. Para participar desses eventos temos custos com locomoção e outros, e essa doação feita pela fundação ajuda na economia com compra de material”, disse Fabiano.

     

    “Em São Gonçalo temos um olhar diferenciado para a cultura do município, com incentivo aos artistas locais, seja na dança, na literatura, no folclore, nas artes plásticas, no teatro, enfim, é uma cidade onde a cultura pulsa forte e conta com apoio do Poder Público, um exemplo disso é a criação regulamentação da Lei e do Fundo Municipal de Cultural”, enfatizou Flávio.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo 

    0Comentários

    Nível de atividade da construção suaviza queda em abril

    Foto: Reprodução

    A Sondagem Indústria da Construção do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de abril, a atividade do setor registrou recuo menos intenso e, ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013.

     

    Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, mantendo o movimento de baixa que vem sendo observado desde outubro de 2013. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, subiu de 42% para 44%, dez pontos percentuais inferior à média histórica para meses de abril.

     

    É importante registrar, ainda, que, mesmo em um cenário negativo, alguns indicadores da Sondagem estão em posição menos desfavorável do que em abril de 2016. São eles: nível de atividade e número de empregados em relação ao mês anterior; e expectativas para os próximos seis meses quanto ao número de empregados, aos novos empreendimentos/serviços e à intenção de investimentos.

     

    Em maio, as expectativas dos empresários potiguares em relação aos próximos seis meses são de estabilidade no nível de atividade e de pessimismo quanto à contratação de novos empreendimentos e serviços, às compras de insumos e matérias-primas e ao número de empregados. Já a intenção de investimento voltou a subir – aumento de 4,9 pontos na comparação com abril -, atingindo o maior valor desde janeiro de 2015, quando o indicador foi de 40,6 pontos.

     

    Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados divulgados dia 25/05 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram estabilidade na utilização da capacidade de operação (UCO).

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Assembleia interioriza debates pelo RN para ampliar a participação popular

    Foto: Reprodução

    Com o propósito de interiorizar os debates e ampliar a participação popular, a Assembleia Legislativa tem realizado com cada vez mais frequência audiências públicas no interior do Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (26), Mossoró foi cenário, pela segunda vez desde 2015, de uma discussão proposta pelo legislativo estadual. Parnamirim, Areia Branca, Assú e Patu também já sediaram audiências. Baraúna é o próximo destino da Casa.

     

    “A dinâmica desses debates itinerantes permite a discussão de problemas in loco, ampliando o diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, com os deputados estaduais se deslocando e indo ao encontro das pessoas, para ouvir as suas considerações e sugestões”, justifica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

     

    As audiências públicas são convocadas pelos deputados estaduais a qualquer tempo na Assembleia Legislativa, para discutir as mais diversas questões que pautam o cotidiano dos potiguares, seja pelo impacto coletivo ou pela contemporaneidade dos mesmos. Agora, os debates deixaram de acontecer apenas no espaço físico da sede do parlamento e passaram a ser realizadas com mais regularidade em diferentes municípios do Estado.

     

    Em Mossoró, os debates foram sobre saúde pública e a reativação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, por proposição do deputado Souza (PHS), que também requereu discussão sobre segurança pública em Areia Branca. O mesmo tema foi objeto da audiência pública promovida em Patu, a pedido do deputado Carlos Augusto Maia (PSD). O parlamentar também foi o autor do requerimento que levou a Assembleia Legislativa a Parnamirim, para tratar da implementação de um “hub terrestre”, em 2015.

     

    O legislativo estadual também foi a Assú, onde se deu o debate sobre a ampliação das atividades da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no município, por iniciativa do deputado George Soares (PR). Na próxima sexta-feira (2), a segurança pública volta a pautar discussões propostas pela Assembleia Legislativa. Desta vez, na cidade de Baraúna, por provocação da deputada Larissa Rosado (PSB).

     

    Desde 2015, já aconteceram 115 debates sobre os mais diversos temas na Casa. Foram 56 no primeiro ano, 40 em 2016 e esse número já está em 19 apenas nos primeiros meses de 2017. Sempre contemplando discussões sobre assuntos de interesse da sociedade potiguar, como a adoção, a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes e a reabertura das agências bancárias explodidas por bandidos no interior do Estado, além dos assuntos que motivaram o deslocamento do parlamento para o interior. 

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Comissão é favorável à convênio de Prefeitura com creches privadas

    Foto: Reprodução

    Dentre os 14 projetos aprovados nesta manhã (29) na reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização, os vereadores aprovaram o de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que autoriza à Prefeitura repassar recursos à ONGs, creches e entidades privadas para que atendam crianças de 0 a 6 anos na educação infantil, até que o município abra vagas no sistema público.

     

    "Acho que enquanto a prefeitura não tiver uma estrutura suficiente para atender essa faixa etária, nada mais razoável que conveniar com instituições sérias. O custo é baixo e a aceitação é enorme", justificou Eleika, que compareceu à reunião. O relator da matéria foi vereador e presidente da comissão, Luiz Almir (PR). "É um projeto de extrema importância que funciona como uma forma de punição ao município. Se não tem vagas, então pague às creches particulares, mas atenda às crianças. Demos parecer favorável a este e outros projetos importantes nesta reunião", explicou o vereador.

     

    Também foram aprovados projetos na área da transparência municipal, como o de autoria do vereador Ney Júnior (PSD), que obriga os órgãos públicos a fornecerem, em até 30 dias, informações solicitadas por pessoas maiores de 60 anos; outro do vereador Felipe Alves (PMDB), que obriga divulgação da destinação dos valores de multas no Diário Oficial e internet; e informatização da carteira de vacinação, de autoria do vereador Aldo Clemente (PMB). Na área da segurança, a comissão aprovou projeto da vereadora Ana Paula (PSDC), que cria a semana de combate ao feminicídio e violência contra a mulher; e o do vereador Raniere Barbosa (PDT) que cria a Lei Karol Álvares, instituindo o dia 20 de janeiro como o dia das mães que sofrem da síndrome dos braços vazios, por perderem seus filhos em virtude da violência.

     

    Outro projeto, de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB), institui um grupamento da guarda municipal para realizar rondas ostensivas. "A Guarda já realiza trabalho de ronda, mas de forma tímida. Estamos propondo um batalhão especializado para auxiliar a Polícia Militar e o Município também contribuir com a segurança pública, trazendo maior segurança à população", disse o autor. Para o vice-presidente da comissão, vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), a iniciativa é possível porque aproveita a estrutura já existente da Guarda Municipal. "A Guarda já existe e é preciso estruturá-la porque o Município tem que estar presente e a Guarda também tem que estar onde o povo está", disse.

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Após chuvas, Caern trabalha no conserto elétrico de 07 poços em Mossoró

    Foto: Reprodução

    Sete dos 16 poços que abastecem Mossoró apresentaram problema elétrico após as chuvas ocorridas, na noite, deste domingo (28). A cidade de Mossoró registrou fortes descargas elétricas durante a precipitação.

     

    Na manhã desta segunda-feira (29), a equipe de elétrica da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalhou no restabelecimento dos poços 6, 15, 21, 22, 26 e 27. O sistema destes poços foi religado e a previsão é que a normalização ocorra gradativamente em 48 horas.

     

    Somente o 19, que abastece as Abolições III e IV, Santa Delmira I e II, Redenção, parte do Santo Antônio e parte do Distrito Industrial, continua em conserto. O problema será avaliado e caso o conserto demore haverá novo comunicado à população.

     

    O poço 6 abastece Nova Betânia, Aeroporto I e II e Quixabeirinha; o poço 15 abastece Boa Vista, Doze Anos, parte do Nova Betânia e Aeroporto I e Veronique; o 21 abastece Liberdade, Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara, Planalto 13 de Maio, e parte da Ilha de Santa Luzia; o 22 abastece parte do Costa e Silva, conjuntos Ulrick Graff, Walfredo Gurgel, Parte do Alto de São Manoel e Teimosos; o 26 abastece parte do Costa e Silva, Parque Universitário, parte da Ilha de Santa Luzia e parte dos Pintos e o 27 abastece Rincão, Vingt Rosado, Alto da Pelonha, Parque Universitário, parte do Costa e Silva e Pintos. 

     

    Fonte: CAERN

     

    0Comentários

    Ação Global realiza mais de 95 mil atendimentos em Natal e Mossoró

    Foto: Reprodução

    O sábado foi de acesso a serviços de cidadania nas instalações do SESI da Avenida Mor Gouveia, em Natal, e da Rua Benjamin Constant, em Mossoró, com a 26ª edição da Ação Global. Foram 95.910 atendimentos nas duas cidades, sendo que 27.403 pessoas beneficiadas – uma pessoa passa por mais de um atendimento – nos serviços médicos, odontológicos, jurídicos, além das atividades de esporte, lazer, educação e incentivo a hábitos de vida saudável. Todos esses serviços ficaram disponíveis ao público, gratuitamente, das 9 às 16 horas.

     

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou o papel social da indústria do Rio Grande do Norte junto à sociedade, que tem na Ação Global um dos seus momentos mais relevantes, ao garantir serviços de cidadania à população. “O Sistema FIERN tem a preocupação de promover o bem-estar e a qualidade de vida junto aos colaboradores, industriários e também à comunidade em geral, com esta ação que abre as portas do SESI para oferecer serviços médicos, odontológicos, jurídicos, como a realização de casamento comunitário com 154 casais. É um papel forte, que o SESI e seus colaboradores abraçam mais uma vez”, disse

     

    O ator, diretor e roteirista Allan Souza Lima, que esteve em Natal para visitar a Ação Global também destacou a programação que garante acesso de cidadania à população, “em uma iniciativa que une forças da Globo e do SESI em torno de um tema central para o desenvolvimento do país, a garantia de direitos dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade”.

     

    Ele lembrou que se trata de um momento no qual há uma tradicional oferta de serviços gratuitos que asseguram qualidade de vida e prevenção de saúde, em uma iniciativa de parceria da Globo com o Sesi, que já prestou cerca de 46 milhões de atendimentos ao longo de 26 anos. Allan esteve nos diversos estandes e locais de atendimento que estavam disponíveis na instalações do SESI e ainda participou da programação de lazer ao dançar com o público que estava no pátio do SESI Clube, orientados por profissionais de educação física e estudantes da disciplina Esporte e Lazer da Faculdade Maurício de Nassau.

     

    A população que esteve no CAT Natal do SESI, na avenida Mor Gouveia aprovou o serviço. “Foi muito bom. Fiz a limpeza odontológica e levei as crianças para fazer a consulta pediátrica“, disse Edmilza Simão Correia, 29 anos, que esteve no local com Isac, de 1 ano e nove meses, e Gabriela, de 7 anos.

     

    Fonte: FIERN 

     

     

    0Comentários

    LULA E FHC PRECISAM TOMAR UM CAFÉ...

    Foto: Google Imagens

    Considerando que vivemos em uma democracia representativa, os políticos eleitos, principalmente para o Congresso Nacional, representam a grande massa dos eleitores ou pequenos grupos e seus interesses?


    Interesses empresariais ou de trabalhadores, das especulações do mercado financeiro nacional e internacional ou do capital produtivo, das trabalhadoras domésticas ou do Ministério Público, a posse do Presidente da República e o referendo aos integrantes da Suprema Corte do Judiciário, tudo passa pelo Congresso Nacional.


    O Congresso Nacional ganha vida, no calor dos debates e votações onde os personagens vestem as roupas das dezenas de partidos. O Brasil possui hoje 32 partidos. Uns de aluguel; outros mais consistentes. Do ponto de vista de identidade ideológica, daria para transformá-los em 03 ou no máximo 05 grupos. Sim, essa pulverização partidária é exagerada e dificulta os processos de tomadas de decisões. Mas, se aproximadamente 98% dos partidos têm dono, diminuir o número de partidos, concentraria ainda mais poder decisório nas mãos de poucos.


    Hoje, na prática, o Brasil está dividido em dois grandes grupos políticos diferentes, mas que são subordinados aos mesmos grupos econômicos, que os mantêm financeiramente vivos, na situação ou na oposição. A Lava-Jato tem demonstrado claramente que os verdadeiros “Donos do Poder” atuam ajudando a todos financeiramente e assim, conseguem ser representados “democraticamente” pelos políticos das duas bandas e seus agregados. Uma mão lava a outra.


    Quais são esses dois grupos políticos? Um é mais identificado com “as esquerdas e o PT” e o outro com “as direitas e o PSDB”. Ambos cometeram erros e acertos, avanços e retrocessos nas oportunidades que tiveram de governar o país. Mesmo assim, são atualmente as duas maiores bandas de um mesmo Brasil.


    Lula, que já chegou no auge de sua popularidade a liderar com folga as duas bandas do país, hoje só consegue “reinar”, na sua banda. Mesmo assim, há que se reconhecer que não deixa de ser a maior liderança política do Brasil. Mesmo diante de todas as acusações sofridas, juntamente com a Ex-Presidente Dilma, às suas pessoas e aos seus governos, em relação à corrupção e ao caos na economia, ambos ficaram marcados por avanços importantes nas áreas social e na educação.


    Fernando Henrique, mesmo xingado eternamente pela esquerda, tem o mérito de ter equilibrado o país na área da economia, proporcionando as condições para os avanços do governo Lula, tão neoliberal quanto o do amigo de longas datas, na área social.


    FHC não lidera a banda da direita, com a mesma expressão que Lula lidera na banda da esquerda, mas conserva o respeito e admiração do polo oposto, o que o coloca com a condição apropriada para liderar diálogos com a banda de Lula.
    Vale destacar que a direita encontra-se totalmente dispersa, principalmente pós problemas com Aécio Neves, o que gera o perigo deste vácuo de liderança abrir espaço para qualquer oportunista de plantão, envelopado por um bom trabalho de marketing e mídia nacional, surgir como salvador da pátria. É aí que o papel de FHC assume grande importância.


    A saída para esta crise, tenho dito desde 2013 e em 2016 escrevi artigo sobre isso (VEJA AQUI http://robsoncidadao.com.br/noticia/15302), se dará pelo amplo diálogo e pactuação pelos dois lados. Um país dividido/polarizado preocupa. Gera instabilidade. Cria ambiente para arrancar do seio político democrático a construção de uma solução. Não creio que haja para o Brasil qualquer saída da crise econômica sem que se estanque a crise política, que derrubou Dilma, poderá derrubar Temer e os próximos que vierem, sem uma transição discutida.


    Michel Temer, indesejado pelas duas bandas, não sairá por ele mesmo. Só com a união das duas bandas. O problema é que a banda da direita percebeu que tirá-lo do poder por meio das “Diretas Já” favorecerá a chegada ao poder da outra banda: a esquerda com Lula, caso o mesmo possa ser candidato. E a banda da esquerda sabe que se for pelo caminho das “Indiretas Já”, pelo Congresso Nacional, será eleito um nome ligado aos que estão atualmente no poder.


    Nunca teremos paz política, nem estabilidade econômica, já que uma banda, sem diálogo, não aceitará a outra no poder, prejudicando o governo de quem estiver na Presidência e a tomada de decisões também no Congresso, que precisa discutir e votar sem açodamento, reformas nas áreas tributária, trabalhista, política, agrária e previdenciária.


    Familiares brigaram e amizades se desfizeram em todo o país por causa dessa divisão. Continuam fazendo o papel de meros fantoches, sem saber por quem são manipulados. Não entenderam, ainda, que juntos somos todos mais fortes. Precisamos compreender que ricos ou pobres, PSDB ou PT, petista ou coxinha, corrupto ou honesto, tudo é Brasil. Até agora, além da avenida paulista, coração financeiro do país, quem mais ganhou com essa crise política e econômica?


    Lula e Fernando Henrique precisam tomar um café, dialogar e entrar em consenso. Estiveram juntos na instauração da democracia brasileira e nos velórios das respectivas esposas em gesto de solidariedade. Governaram o Brasil, pactuaram a transição de um governo para o outro e precisam agora discutir os caminhos para modernização do Estado Brasileiro.


    Unidos, ganharão força para conduzir os líderes de suas bandas, reagrupando o povo brasileiro e convidando para o café: o Congresso, o Judiciário e a Mídia, a fim de resolverem a crise política e, articulados com os verdadeiros “Donos do Poder”, criarem as condições favoráveis à solução dos problemas na economia.
     

    *Robson Carvalho é cientista político, mestrando na área

     

    0Comentários

    "Boa Tarde, Cidadão" recebe o vereador Paulinho Freire

    Foto: Reprodução

    O "Boa Tarde, Cidadão" de hoje (23) recebeu o vereador de Natal, Paulinho Freire (SD). 

     

    O vereador falou sobre as últimas polêmicas da cidade, que passam pela Câmara Municipal de Natal. Paulinho também compartilhou detalhes sobre projetos de sua autoria que irão beneficiar os idosos da cidade. Paulinho Freire (SD) também respondeu as perguntas dos telespectadores.

     

    O "Boa Tarde, Cidadão" vai ao ar de segunda à sexta, às 13h15, na Band Natal, sempre ao vivo e com a participação do público. 

    0Comentários

    Diretor da Caern nega possibilidade de privatização da empresa

    Foto: Reprodução

    Na manhã desta terça-feira (23), o Diretor Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano afastou qualquer possibilidade de privatização da companhia.

     

    Através da divulgação de ofício enviado à presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silva Bastos Marques, em 26 de outubro de 2016, Toscano ressaltou que ao aderir ao programa do Governo Federal, o Governador Robinson Faria descartou qualquer possibilidade de privatização, “há de ressaltar que a posição do Estado do Rio Grande do Norte é a de não privatizar a Caern ou de proporcionar qualquer outra modalidade de transferência integral de suas ações ao setor privado”, afirma através de Ofício. O posicionamento de não privatizar a Caern tem sido reafirmado energicamente pelo Governador do Estado.

     

    Os estudos que o Diretor se refere serão realizados através do Programa de Investimentos do BNDES. Toscano destaca que em todo país, 18 companhias de Saneamento aderiram ao programa. De acordo com o diretor presidente, Marcelo Toscano o estudo visa avaliar as áreas da companhia que necessitam de investimentos.

     

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi criada em 2 de setembro de 1969 pelo então governador monsenhor Walfredo Gurgel. A empresa incorpora e põe em prática sua missão de atender toda a população do Rio Grande do Norte com água potável, coleta e tratamento de esgotos. Atualmente, a Caern é responsável pela maior obra do Governo do Estado que tem como objetivo deixar a cidade do Natal com 100% de cobertura de esgotamento sanitário.

     

    Ainda sobre a Caern, vale destacar que, em 2016 foi destacada entre uma das 1000 Melhores e Maiores empresas do Brasil de acordo com o ranking da revista Exame da Editora Abril. A edição especial de julho de 2016, mostrou a companhia na posição 953, 45 posições acima da classificação anterior. Dentre as melhorias da empresa, além das obras, merece destaque, o atendimento ao consumidor que passou por uma reformulação em 2016; o novo contact center (115) funciona 24h para atender a população. 

     

    Fonte: CAERN

    0Comentários

    Assembléia consegue intervenção do Procon para reabertura de bancos no RN

    Foto: Reprodução

     Assembleia Legislativa conseguiu junto ao Procon a garantia de que o órgão vai atuar para garantir a imediata abertura de pelo menos 12 agências bancárias no interior do Rio Grande do Norte. O deputado Hermano Morais (PMDB) participou de reunião na manhã desta segunda-feira (22) com o diretor do Procon/RN, Cyrus Benavides, e recebeu a garantia por parte do órgão. A reunião foi resultado de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, por proposição de Hermano, no dia 16 de maio.

     

    Na ocasião, a população de vários municípios relatou o problema com a falta de agências devido às explosões causadas por criminosos. Em alguns casos, segundo relataram, havia terminais fechados há mais de 15 meses sem a substituição por parte das instituições bancárias. Por isso, Hermano fez a cobrança para que o órgão de defesa do consumidor atue nesse caso.

     

    "Há moradores que precisam ir de São Paulo do Potengi até Macaíba para conseguir um terminal bancário, pagando transporte caro. É preciso garantir a segurança, mas a população não pode ser penalizada com a falta de bancos em suas cidades", disse o deputado.


    Hermano usou como argumento para a solicitação junto ao Procon medidas tomadas na Paraíba e Pernambuco, onde bancos receberam multas diárias pelo não funcionamento das agências e terminais. De acordo com o Procon, o caso será estudado e junto com o Sindicato dos Bancários, quando serão identificadas as cidades onde há a necessidade de reabertura de agências e se definirá o prazo para as providências dos bancos.

     

    "Os bancos a cada ano que passa batem recorde de lucros e estão negligenciando a reabertura de suas agências, prejudicando a população. Esta precisa se deslocar para cidades vizinhas com intuito de realizar suas operações. O munícipio que ainda tem agências de bancos, principalmente públicos, convive com a superlotação e mau atendimento nos terminais. Isso é preciso mudar", disse Hermano Morais.

     

    Junto a Hermano, participaram da audiência no Procon Estadual com o coordenador Cyrus Benavides o poresidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, e o presidente do Sindicato dos Bancários do RN, Gilberto Monteiro.  

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    A partir de hoje Câmara de Natal promove atividades e serviços na ZN

    Foto: Reprodução

    O Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, recebe de hoje (23) até quinta-feira (25) o programa "Câmara Cidadã", de iniciativa da Câmara Municipal de Natal, com o objetivo de aproximar o cidadão do Poder Legislativo. A iniciativa, que promove inclusão social e oferece serviços à população de forma gratuita, vai ocorrer na Praça do Coqueiral. Na oportunidade, crianças, adolescentes e a comunidade em geral também participarão de atividades culturais, através do programa Câmara Cultural.

     

    De acordo com o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT), uma série de atividades institucionais serão realizadas durante o Câmara Cidadã, inclusive as sessões ordinárias para votação de projetos de lei. "Muitas vezes a distância e a burocracia impedem as pessoas de resolver seus problemas ou mesmo de proporcionar lazer a seus familiares. Portanto, nossa ação social quer levar oportunidades à população de todos os bairros e regiões da capital potiguar", afirmou.

     

    Em sua primeira edição, o Câmara Cidadã conta a parceria da Prefeitura Municipal de Natal e do Governo do Rio Grande do Norte, além das instituições do Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac).

     

    Confira a agenda de atividades:

    23 de maio (terça-feira)

    8h00 - Pelada dos Vereadores e Assessores.
    Local: Campo do Piabão.
    9h00 - Aula de Funcional.
    Local: Praça de Convivência.
    14h00 - Abertura Oficial.
    Local: Praça de Convivência.
    15h00 - Sessão Ordinária.
    Local: Plenário.
    15h00 - Programação Infantil.
    Local: Praça de Convivência.
    16h00 - Apresentação do Ballet Infantil da Casa do bem.
    Local: Palco.
    17h00 - Anuncio da Promoção "A Casa dos Seus Sonhos".
    Local: Palco
    18h00 - Início do Torneio de Dança.
    Local: Praça de Convivência.
    19h00 - Show Musical.
    Local: Palco.

    24 de maio (quarta-feira)

    8h30 - Torneio de Futebol Mirim.
    Local: Campo de Areia.
    9h00 - Audiência Pública.
    Local: Plenário.
    10h00 - Projeto AMANA Flauta Doce.
    Local: Praça de Convivência
    14h00 - Sessão ordinária.
    Local: Plenário.
    14h00 - Roda de Capoeira.
    Local: Praça de Alimentação.
    15h00 - Programação Infantil.
    Local: Praça de Convivência.
    17h00 - Apresentação de Artes Marciais.
    Local: Palco.
    18h00: Continuação do Torneio de Dança.
    Local: Praça de Convivência.
    19h00: Show Musical com o Grupo Tornados do Samba e Luciano Viannah.
    Local: Palco

    25 de maio (quinta-feira)

    9h00 - Aula de Funcional.
    Local: Praça de Convivência.
    9h00 - Roda de Conversa com Gestores das Escolas Municipais e CMEIS.
    Local: Plenário.
    14h00 - Sessão Ordinária.
    Local: Plenário.
    15h00 - Curso para Gestantes.
    Local: Praça de Convivência.
    15h00 - Programa Infantil.
    Local: Praça de Convivência.
    17h00 - Apresentação do Pastoril da NAT.
    Local: Praça de Convivência.
    18h00 - Final do Torneio de Dança.
    Local: Praça de Convivência.
    19h00: Entrega do Prêmio "A Casa dos Sonhos".
    Local: Palco
    19h30: Grupo de Zumba Projeto Mulheres Ativas.
    Local: Palco.
    20h00: Encerramento com o show de Luiz Almir.
    Local: palco. 

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Presidente da FIERN apresenta Semana da Indústria à imprensa

    Foto: Reprodução

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, apresentou a programação da Semana da Indústria aos jornalistas das emissoras de televisão, jornais, blogs e portais que participaram da entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (22) no auditório Joaquim Victor de Hollanda, da Casa da Indústria.

     

    Amaro Sales destacou a palestra do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nobrega, que será na próxima quinta-feira, dia 25, o Dia da Indústria, sobre “As Perspectivas da Economia Brasileira” e afirmou que será um tema oportuno neste momento de recrudescimento da crise política, com implicações para retomada do crescimento do país.

     

    O presidente da FIERN informou também que estará ainda hoje na reunião do Conselho da CNI, que vai tratar do posicionamento da entidade sobre as denúncias que envolver o governo Michel Temer.

     

    No início da entrevista, houve a exibição de um vídeo sobre o programa Mais RN, que destacou as potencialidades de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Em seguida, ele lamentou que o cenário político volte a criar um ambiente de incertezas para a economia nacional.

     

    Amaro Sales alertou que os 14 milhões de desempregados, no país, e 250 mil, no Estado, demonstram a necessidade de haver uma retomada da atividade econômica. Para ele, a instabilidade na conjuntura política e no governo pode implicar em dificuldades adicionais nessa recuperação.

     

    O presidente da FIERN comentou que, independente destas dificuldades conjunturais e estruturais, o setor produtivo resiste e continua trabalhando. “A Indústria é o grande alavancador do desenvolvimento. Os heróis da resistência [os empresários] estão aí todos os dias, continuam trabalhando, dando empregos, gerando riquezas, lutando para sobreviver e vai continuar”, disse.

     

    Na Semana da Indústria, disse, o Sistema FIERN mostra, como suas entidades contribui para o desenvolvimento. “Temos uma Semana com várias atividades, com informações sobre o setor industrial e o Sistema Indústria — o SESI, o SENAI, o IEL. A programação tem exposição de artes, shows, palestras, seminários, oficinas, cursos mostra de arquitetura, apresentação de empreendimentos de sucesso e ações de responsabilidade social (http://www.fiern.org.br/index.php/semana-da-industria).

     

    FONTE: FIERN