• 0Comentários

    São Gonçalo irá atualizar cadastro de usuários do transporte universitário

    Foto: Reprodução

    A Coordenação de Juventude da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está realizando a atualização cadastral dos beneficiários do transporte universitário. Na próxima sexta-feira (28), no Teatro Municipal, às 14h, será realizada reunião para apresentação da rota, entrega do regulamento e esclarecimentos das regras do projeto.

     

    Os estudantes, já cadastrados no projeto, devem comparecer na Secretaria Municipal de Juventude e Lazer (Semjel), munidos apenas da declaração de vínculo da instituição de ensino referente ao atual semestre. Para novas inscrições, além da declaração, são necessárias cópias do RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e número do NIS ou PIS. A SEMJEL fica localizada na Rua Coronel Estevam Moura, S/N – Centro, e funciona entre 8h e 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3278-3584.

     

    Atualmente, 400 estudantes estão inscritos e contam com duas rotas, Centro e Cidade das Rosas. O transporte universitário gratuito abrange 15 localidades do município, nos turnos matutino e noturno, somando 200 km percorridos por dia. O intuito do projeto, que iniciou em 2015, é facilitar a locomoção dos universitários que estudam na capital, gerando economia, já que evita os gastos com o transporte coletivo.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Inscrições para o "Grupo de Trabalho dos Apaixonados pela Cidade" encerram hoje (24)

    Foto: Reprodução

    O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN) está com inscrições abertas para os interessados em participar do “Grupo de Trabalho dos Apaixonados pela Cidade” e da palestra “Case Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) – Goiânia 2033: o centenário”, que será realizada terça-feira, 25 de julho, às 17 horas, no Auditório do CTGAS-ER (Av. Capitão Mor-Gouveia, 1480).

     

    As vagas são limitadas e as confirmações de presença deverão ser feitas até o dia 24 de julho pelo e-mail eventos@sindusconrn.com.br.

     

    O evento é um desdobramento do lançamento em Natal, em junho último, do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, que contou com palestras do engenheiro civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Silvio Barros, e da arquiteta urbanista Laura Sobral, fundadora do instituto “A Cidade Precisa de Você”.

     

    A palestra do dia 25 de julho, no CTGAS, será ministrada pelo engenheiro civil e presidente do Codese, Renato de Sousa Correia.

     

    Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, através de sua Comissão de Meio Ambiente – CMA e iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. No RN, é coordenado pelo Sinduscon RN e conta com apoio do Sistema FIERN, CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CREA e Coopercon (Cooperativa da Construção Civil do RN).

     

    Fonte: FIERN 

     

     

    0Comentários

    Água de chuva lançada em tubulação de esgotos caracteriza crime, alerta Caern

    Foto: Reprodução

    As chuvas registradas em Natal e em áreas urbanas das cidades norte-rio-grandenses, trazem à tona a existência de ligações clandestinas de água pluvial em tubulações de esgotos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vem constatando transbordamentos em vias públicas através das tampas do “Poços de Visita” – local de acesso exclusivo da companhia à tubulação de esgotos, especialmente para desobstruir duto.

     

    Com o avanço nas obras de implantação das canalizações de esgotos em Natal, alguns usuários estão lançando água de chuva ou esgotos na tubulação antes da autorização da empresa, gerando problemas ambientais e atraso nas obras.

     

    A tubulação de esgotos é dimensionada para receber apenas água servida oriunda da pia da cozinha, área de serviço e dejetos do banheiro. Quando águas pluviais são lançadas na tubulação de esgotos, os transbordamentos são quase imediatos, misturando dejetos com água, poluindo o meio ambiente. Alguns tipos de doenças como diarreia, hepatite, gastroenterite, entre outras transmitidas por água contaminada.

     

    Antes de realizar ligações pluviais (água de chuva) ou de esgotos, é importante que os usuários procurem os órgãos prestadores de serviços para obter as informações necessárias. Quando for água de chuva, procurar a Prefeitura; esgotos, procurar a Caern, ligando para 115. Quando a ligação for esgotos, que está enterrada paralelo as canalizações de água potável e de drenagem, o usuário deve observar que os dutos para dejetos são de PVC na cor coral, enquanto a tubulação de drenagem é de cimento amianto com diâmetro superior as outras tubulações e água é de cor azul ou marrom.

     

    As multas para ligações clandestinas na tubulação de esgotos são calculadas de acordo com o valor da tarifa mínima de cada categoria de usuário, de acordo com Tabela de Serviços e Multas da Caern. Por exemplo, a infração ligação clandestina cometida por um cliente Residencial, receberá multa calculada 20 vezes sobre o valor R$ 38,32 (tarifa mínima da categoria) que totaliza R$ 766,40.

     

    A Caern recomenda sempre que houver dúvidas, ligar para o 115 ou procurar o escritório da empresa indicado na parte superior da fatura de serviços. Para as ruas que possuem tubulação nova, a orientação da empresa é aguardar o comunicado oficial da companhia para então ligar o imóvel à tubulação na rua. Quem ligar antes de receber o comunicado, estará cometendo infração, tendo como consequência poluição ambiental e atraso na conclusão das obras. 

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Moradores de Extremoz organizam "Vigília pela Vida" nesta quinta (27)

    Foto: Reprodução

    Preocupados com a falta de iluminação na rotatória de Extremoz moradores organizam uma "VIGÍLIA PELA VIDA" no local. O objetivo do ato é pedir a prefeitura de São Gonçalo que ilumine o trecho o quanto antes; acidentes, assaltos e animais na estrada já virou rotina e apavora os motoristas e moradores que precisam trafegar pelo local.

     

    O detalhe é que por meio de uma parceria entre as prefeituras de Extremoz e São Gonçalo no último dia 12/04/2017, Extremoz já iluminou sua parte da cidade, falta agora apenas São Gonçalo fazer a sua.

     

     

    0Comentários

    São Gonçalo anuncia alteração no cronograma da coleta de lixo

    Foto: Reprodução

    A programação da coleta domiciliar de lixo sofreu algumas mudanças em São Gonçalo do Amarante. Foi criado rotas divididas por região, possibilitando o aproveitamento dos caminhões coletores, permitindo o recolhimento de pelo menos três vezes por semana em cada localidade, otimizando o recolhimento.

     

    Atualmente, existem oito carros coletores operando na cidade, sendo 3 reservas que são acionados caso haja problemas com os veículos principais. O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Basílio, ressaltou que o município conta com um coletor que faz o recolhimento diariamente. “São Gonçalo tem um carro com a rota ‘repasse diário’, onde ele colhe o lixo nas principais vias de acessos da cidade e feiras livres, todos os dias”, explicou Basílio.

     

    Entre janeiro e junho deste ano foram recolhidas 9.366 toneladas de lixo domiciliar, uma média de 1.561 toneladas por mês. A coleta de entulhos e podas também teve o cronograma semanal alterado.

     

    COLETA DOMICILIAR DE LIXO

     

    ZONA URBANA:

    Segunda, quarta e sexta – Barreiros, Centro, Amarante, Alameda, Conjunto Ipê, Novo São Gonçalo, Florida Park, Jacaraú, Prolar, Regomoleiro, Serrada, Jardim Lola, Jomar Alecrim, Canaã, Loteamento dos Ipês, Marbela, Nebraska, Loteamento Horizontes, Novo Milênio, Novo Santo Antônio, Oiteiros, Loteamento Santa Helena, São Carlos, São Francisco, São Jorge, São Pedro, Pajuçara, Parque Amarante, Recato das Palmeiras, Santa Terezinha, Santo Antônio, Santos Dumont, Uruaçu, Luiza Queiroz, Samburá, As vinte e Uma.

    Terça, quinta e sábado – Cidade das Rosas I e II, Conjunto dos Garis, Conjunto Jardim Petrópolis, Distrito Industrial, Golandim, Guajirú, Loteamento Água das Fontes, Padre João Maria, Loteamento Planalto, Nova Zelândia I, II e III, Novo Amarante, Cidade das Flores, Olho D’água do Carrilho, Passagem da Vila, RN 160, Residencial Ruy Pereira, Conjunto Flores do Campo, Jardim Botânico, Loteamento Jardim Petrópolis, Loteamento Jardins.

     

    ZONA RURAL:

    Segunda, quarta e sexta – Bela Vista, Belo Horizonte, Utinga, Coqueiros, Guanduba, Jacaré-Mirim, Ladeira Grande, Mutirão, Rio da Prata, Olho D’água dos Borges, Campinas, Barro Duro, Igreja Nova, Califórnia, Genipapo.

    Terça, quinta e sábado – Poço de Pedra, Maçaranduba, Serrinha, (baixo, meio e cima), Riacho do Meio, Olho D’água do Chapéu.

     

    COLETA DE ENTULHOS E PODAS

     

    ZONA URBANA:

    Segunda – Centro, Oiteiros, Santa Terezinha, Padre João Maria, Canaã, Nebraska, Trigueiros, Conjunto Brasil, Novo Milênio, Novo São Gonçalo.

    Terça – Santo Antônio, Novo Santo Antônio, Marbela, Loteamento São Francisco, São Carlos, Horizontes, Conjunto de Todos, Barreiros, Parque Amarante, Santos Dumont.

    Quarta – Regomoleiro, Amarante, Serrada, Novo Amarante de Baixo, Prolar, Pedrinhas, Ipê.

    Quinta – Alameda, Novo Amarante de Cima, Ruy Pereira, Golandim, Olho D’água do Carrilho, Guajirú, Amarante de Cima, Nova Zelândia I e II.

    Sexta – Bairro Jardins, Água das Fontes, Passagem da Vila, Distrito Industrial.

    Sábado – Jardim Lola, Repasse no Centro, Coleta de Entulhos.

     

    ZONA RURAL:

    Quarta – Uruaçu, Pajuçara, Coqueiros, Jacaraú.

    Quinta – Poço de Pedra, Genipapo, Bela Vista, Campinas, Igreja Nova (a cada 15 dias).

    Sexta – Maçaranduba, Serrinha (baixo, meio e cima), Riacho do Meio, Olho D’agua do Chapéu. 

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

    0Comentários

    Suspensão temporária de abastecimento de 9 bairros nessa sexta

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizará na próxima sexta-feira (21) um remanejamento da rede de água nas ruas Martins e Barcelona com avenida Cap. Mor Gouveia. O serviço é necessário para continuidade das obras de esgotamento sanitário da região.

     

    Para realizar o trabalho, a Caern precisará interromper o funcionamento do sistema de abastecimento da área. Com esta parada haverá uma interrupção do fornecimento de água para os seguintes bairros: Lagoa Nova, Bom Pastor, Cidade da Esperança, Nova Descoberta, Morro Branco, Potilândia, Lagoa Seca, Dix-sept Rosado, Nazaré e KM6. A parada terá início às 7h e a retomada do abastecimento está prevista para 15h com prazo de até 48h para normalização.

     

    Fonte: CAERN 

    0Comentários

    Detran revitaliza sinalização viária da zona urbana de Caicó

    Foto: Reprodução

    O Governo do Estado por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) finalizou os serviços de revitalização e implantação de nova sinalização viária do município de Caicó, situado no Seridó potiguar. A equipe do setor de Operações do Detran passou uma semana na localidade substituindo e efetuando a colocação de novas placas de sinalização.

     

    O trabalho, em parceria com a Prefeitura, foi fruto de um planejamento técnico do setor de engenharia viária do Detran/RN que concluiu pela instalação de placas de regulamentação de trânsito, de advertência e de caráter indicativo. Também foi revitalizada com nova pintura lombadas e faixas de travessia de pedestres. No total, foram fixadas 126 novas placas de sinalização, revitalizadas 28 lombadas e 18 travessias de pedestres. A iniciativa visa disciplinar o trânsito, melhorar o fluxo de veículos e advertir motoristas e pedestres para que façam a utilização das vias de acordo com o que determina a sinalização.

     

    O trabalho de revitalização de sinalização de trânsito deve ser continuado pelo Governo do Estado em outras cidades, para isso o Detran/RN vem realizando o estudo viário da situação de outros municípios.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Presidente da FIERN participa do lançamento da campanha Aquece Mossoró

    Foto: Reprodução

    Com a presença de autoridades, empresários, industriais e convidados, foi lançada na noite de quarta-feira (19), às 20h no teatro Dix-Huit Rosado, a campanha “Aquece Mossoró.” A campanha que tem a frente entidades representativas da classe produtiva local como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom), Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), tem a finalidade de impulsionar o comércio mossoroense.

     

    O lançamento contou com a presença da prefeita Rosalba Ciarlini, do secretário do desenvolvimento econômico Flávio Azevedo, que representou o governador Robinson Faria, e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo.

     

    Durante o evento, houve a apresentação dos critérios, objetivos e características da campanha que vai acontecer no período de 13 e 30 de setembro de 2017. O “Aquece Mossoró” é uma iniciativa das entidades de classe e tem como objetivo principal movimentar a economia de Mossoró criando condições atrativas para os consumidores no comércio local. A lógica é simples: produtos com preços mais baixos fomentam as vendas, o dinheiro circula e aquece a economia.

     

    Apesar do momento delicado o clima foi de otimismo com a campanha e o futuro da cidade. As potencialidades de Mossoró foram lembradas nas palestras e também pela prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini. O presidente do Sindicato da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON), engenheiro Sérgio Freire, frisou a importância da adesão da população à campanha, pois a sociedade tem um papel importante na economia, “Gostaria de convidar a todos para fazerem parte dessa campanha, cada um tem o seu papel na geração de emprego e renda”, afirmou.

     

    O “Dia sem Imposto”, o “Feirão de Queima de estoque” e o “Sorteio de Encerramento” são algumas das ações planejadas para estimular o consumo no período do “Aquece Mossoró.” Sérgio Freire também reafirmou o compromisso da campanha em oferecer descontos reais ao consumidor. O presidente do SINDUSCON explicou que auditores vão visitar as lojas cadastradas antes do início da campanha para fazerem um levantamento dos preços dos produtos. Com o início do “Aquece Mossoró” haverá nova visita para constatar os percentuais de descontos e o cumprimento das normas da campanha pelas lojas cadastradas.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    São Gonçalo realizará levantamento nas feiras livres do município

    Foto: Reprodução

    A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) começa a realizar, nesta quinta-feira (20), um levantamento de dados nas feiras livres do município de São Gonçalo do Amarante/RN. A pesquisa deverá quantificar o número de feirantes e de produtos, qualificar a origem dos gêneros alimentícios, investigar as necessidades básicas dos trabalhadores e analisar o método de vendas no espaço livre.

     

    Uma equipe composta por 10 pessoas realizará a primeira visita no Conjunto Novo Amarante e, logo depois, deverá atender as demais feiras livres do município, seguindo o cronograma das comunidades. O objetivo é usar as informações para a formulação de um projeto moderno que se adeque a nova realidade das cidades inteligentes.

     

    “Esse levantamento dará base a um estudo técnico que consolidará diversas parcerias ao exemplo do Demutran, Vigilância Sanitária, Espaço do Empreendedor e Sebrae. O intuito é trazer melhorias na segurança, higienização e diversificação nas formas de pagamento – com o uso de maquinas de cartão”, afirmou o titular da Semsur, José Basílio.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Campanhas educativas de trânsito do Governo do Estado recebem 98,7% de aprovação

    Foto: Reprodução

    Pesquisa realizada pelo Instituto Seta, nos dias 1 e 2 de julho, confirma que quase 100% da população aprova as campanhas educativas de trânsito realizadas nos últimos anos pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). O índice de aprovação chega a 98,7%. É praticamente o mesmo percentual de entrevistados que acreditam que as campanhas salvam vidas: 98,5%. A pesquisa mostra ainda que a aprovação independe do perfil sociodemográfico da população. Foram entrevistadas 600 pessoas, em Natal.

     

    “Qual a distância entre o que você diz e o que você faz no trânsito?”. É com essa pergunta que o Detran-RN quer levar motoristas e pedestres a uma reflexão sobre o seu papel no trânsito. A atual campanha foi produzida pela agência Executiva Comunicação, para o Governo do Rio Grande do Norte, e se utiliza ainda de uma demonstração prática do efeito do álcool sobre o motorista. As pessoas são convidadas a percorrer, caminhando, um mini-circuito usando um óculos que reproduz os efeitos da embriaguez.

     

    Para a secretária de Comunicação do Estado, Juliska Azevedo, "a pesquisa mostra que a população aprova as campanhas e atesta a importância delas não somente para a educação de trânsito, mas para a redução do números de acidentes. Prova que a linguagem e a mensagem aplicadas estão tendo impacto junto ao público", explica Juliska.

     

    Outro destaque da pesquisa foi a Operação Lei Seca, que foi apontada por quase metade dos entrevistados, 46,4%, como a principal ação de propaganda que o Detran deveria investir. O combate ao uso de celular ao volante apareceu como segunda opção, apontada por 39,6% dos entrevistados. Já 96,9% dos natalenses concordam que a redução de acidentes traz economia para o Estado.

     

    Para o diretor geral do Detran-RN, Júlio César Câmara, as campanhas estão reduzindo o número de acidentes, constatação baseada nas pesquisas e no número de vítimas fatais no trânsito. “A pesquisa comprova aceitação da campanha do Governo do Estado, por meio do Detran. Quando é comparado o número de vítimas fatais de 2012 com 2016, por exemplo, a redução foi de 794 para 638 mortes em acidentes de trânsito. Ano passado já foi comprovada esta redução, mas continuamos trabalhando cada vez mais para conscientizar população com objetivo de preservar vidas”, afirma Júlio César.

     

    A aprovação expressiva da campanha reforça o objetivo do Governo do Estado e Detran de levá-la para todos os municípios do Estado. 99,2% dos entrevistados acreditam que a mídia para educação no trânsito deve ser contínua. E é isso que o Governo do Rio Grande do Norte vem fazendo. A atual campanha é a quarta desde 2014. Anteriormente, o Detran trabalhou os temas “Gentileza”, “Motorista do Bem”, “Trânsito Seguro” e agora a campanha #CurtoDirigirBem.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Resultado do Raid da Meia Noite será divulgado hoje (18)

    Foto: Reprodução

    Grande expectativa no segmento dos adeptos do off road no Nordeste. O resultado do Raid da Meia Noite, promovido com grande sucesso pelo Jeep Clube do Rio Grande do Norte, será divulgado hoje.

     

    Mais de 80 equipes participaram da competição que durou exatas 25 horas e 45 minutos. Os obstáculos da trilha envolveram lama, dunas e velocidade aberta. Ganhará a competição quem tiver feito em menor tempo, considerando que o cumprimento do percurso e sem sofrer penalidades.

     

    Essa foi a vigésima nona edição do Raid e a direção do Jeep Clube já começa os preparativos para edição de número 30, que ocorrerá no próximo ano.

     

    O Raid 2017 ficou consagrado pelo grande número de equipes que veio de todo Nordeste. A competição teve seis categorias e contou com os patrocínios da Vodka Russov, Trilha Nordeste, Kaká Scapp, KG7 Rent a Car, Tábua de Carne, Picolé Caicó e AMCJ Empreendimentos e Construções. 

    0Comentários

    Caern visita imóveis de Caicó para orientar sobre empreendimentos

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou em junho, visitas aos domicílios de Caicó, dentro do Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA). O objetivo é orientar e transmitir informações sobre as obras em execução na cidade – abastecimento de água e esgotamento sanitário – como também reforçar a importância do uso racional da água.

     

    Esse trabalho já é realizado na capital com enfoque na obra de esgotamento sanitário, pela Gerência de Controle de Empreendimentos (GCE). Em Caicó, as visitas são realizadas por quatro estagiários do curso de Geografia e, atualmente, estão sendo executadas na zona Oeste, no entorno da rua principal André Sales, onde se concentram também as ações de conscientização

     

    A abordagem aos moradores acontece com a entrega de um comunicado junto com um panfleto que contém 10 dicas de combate ao desperdício de água, explicação sobre a obra que a Caern executa naquele trecho, as intervenções necessárias e, ainda a necessidade de economizar água diante da escassez hídrica.

     

    A iniciativa está sendo bem aceita. Os estagiários são bem recebidos pela comunidade e os moradores aproveitam para contar seus relatos de como é lidar com a crise e a economia de água, sobretudo, tiram dúvidas sobre questões relacionadas à cobrança de taxas e intermitência do fornecimento de água.

     

    Em paralelo a esse trabalho, também foram realizadas atividades socioambientais, como palestras educativas nas escolas Centro Educacional José Augusto (CEJA), Escolas Estaduais Professor Antônio Aladim de Araújo e Professora Calpúrnia Caldas de Amorim; no 15º Grupo de Escoteiros Valle Sobrinho; reunião com as lideranças comunitárias da cidade; Blitzen educativas na Av. Rui Maris (saída do bairro Boa Passagem) e na Av. Coronel Martiniano; e fixação do cartaz "Água, economizar é fundamental" em supermercados, hospitais, escolas, bares, etc.

     

    “Este trabalho de mobilização social estabelece uma relação entre a Caern e os usuários, buscando valorizar a cidadania das pessoas e a importância da informação. É um trabalho informativo e educativo que estabelece uma proximidade e alcance social bastante importantes, nesta perspectiva relação de empresa e usuário”, explicou Sueli Paulo, Assistente Social. Confira aqui a programação de Agosto

     

    Fonte: CAERN

    0Comentários

    Caern alerta população para os riscos de se jogar lixo inadequado na rede de esgoto

    Foto: Reprodução

    O setor de esgotos da Regional Natal da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), que atende as zonas leste, sul e oeste da capital, recebe diariamente uma média de 25 chamadas por problemas na rede de esgotamento da cidade, aproximadamente 730 por mês. Deste total, 33% das ocorrências são geradas pela presença de gordura e lixo. Os bairros campeões de registro são: Cidade da Esperança, Rocas, Santos Reis e Quintas.

     

    Absorventes, preservativos, tecidos, fraldas, restos de comida e sacolas plásticas são os campeões de descarte na rede de esgotos hoje. São 5,8 toneladas de lixo todo mês. Vinte e um bairros da capital potiguar têm seus esgotos tratados na Estação de Tratamentos de Esgotos do Baldo (ETE).

     

    A Caern está trabalhando intensamente para concluir até o fim de 2018, o esgotamento sanitário total da cidade. Porém, quando o sistema estiver totalmente em operação, o que inclui duas novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE´s Jaguaribe e Guarapes), o uso correto da rede pela população será determinante no sucesso do saneamento.

     

    Com as obras de esgotamento em andamento na cidade, a Caern tem registrado ocorrências de ligações de imóveis nas redes de esgotos que ainda não estão operando. Apenas em 2016 e 2017 foram solicitados 174 desobstruções em área fora de operação, sendo 81 em Neópolis, 83 em Felipe Camarão e 10 no Planalto.

     

    O descarte de objetos e óleos indevidamente e as ligações de água de chuva na rede geram problemas diários na cidade, resultando em transbordamentos e entupimento nas tubulações. Além da questão ambiental, ocasionam problemas de saúde pública para a população, com destaque para a diarreia e a dengue.

     

    A Caern também acaba gastando mais com esta situação, o que é repassado para o custo das tarifas. “Os resíduos na ETE do Baldo atrapalham a manta dos reatores, que pode ser rompida. Temos uma grade que serve de barreira contra os sólidos e faz parte do tratamento, mas a sua limpeza também exige gastos”, explica Odênia de Lima e Silva, técnica ambiental do Laboratório Central.

     

    O tratamento terciário na ETE do Baldo tem a função de eliminar os microrganismos presentes nas águas residuárias. Essa tecnologia é uma das mais avançadas do mundo e também será usada nas duas novas Estações em construção.

     

    ÓLEO DE RESTAURANTES E AUTOMOTIVOS

    O óleo de restaurantes e de motor de veículos também trazem prejuízos ao sistema de esgotos. Na análise de óleos e graxas, existe um limite para que o sistema consiga suportar a quantidade gordura que vem junto dos efluentes (dejetos de água servida), que é de 70 miligramas por litro de óleo. A quantidade o meio não consegue deteriorar, passando a danificar o sistema, com incrustação na tubulação.

    Além disso, o tratamento de esgotos é feito por bactérias. O óleo na rede altera o PH do esgoto, causando a morte das bactérias. “Os lavajatos, postos de gasolina, restaurantes, não podem lançar óleos na rede. Existe um sistema de coleta desse material para que todo esse descarte não seja feito na rede de esgotos”, complementa Odênia.

     

    Quais os bairros atendidos pela ETE do Baldo?

    Os bairros Rocas, Areia Preta, Santos Reis, Mãe Luiza, Praia do Meio, Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho, Morro Branco, Nova Descoberta, Lagoa Seca, Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Candelária, Potilândia e parte de Lagoa Nova, Nazaré, Cidade da Esperança e Dix Sept Rosado são atendidos hoje pela ETE do Baldo. Ao final da obra de esgotamento, a cobertura será integralizada nestas localidades.

     

    Como o lixo interfere no tratamento de esgotos?

    A grande quantidade de lixo aumenta a demanda de limpezas a serem realizadas pelo sistema de gradeamento automatizado, aumenta o consumo de energia, o desgaste do equipamento e a quantidade de caçambas de resíduos a serem destinadas para o aterro sanitário. Para se ter uma ideia, o valor aproximado para destinação de resíduos é de R$144,00 para caçamba de transporte mais R$49,98 para caçamba na destinação final.

     

    Ligações clandestinas de água de chuva na rede são comuns?

    Estas ligações são mais frequentes no inverno e mais difíceis de serem detectadas, uma vez que a Caern não tem poder de polícia para entrar nas casas dos clientes e verificar as irregularidades. A água da chuva tem pressão que a rede de esgotos não suporta, ocasionando transbordamentos pelo retorno de água pluvial e esgotos, dentro dos imóveis, causando prejuízos materiais, além do perigo de adquirir doenças de veiculação hídrica. Esse tipo de situação só é detectada quando o cliente solicita algum serviço de reparo na rede interna, ou mesmo por denúncias de vizinhos, realizadas em caráter anônimo pelo telefone 115. Nestes casos, o cliente é notificado e tem prazo de quinze dias para desfazer a ligação clandestina.  

     

    Fonte: CAERN 

     

    0Comentários

    Parnamirim e OAB firmam convênio do Setembro Cidadão

    Foto: Reprodução

    A Prefeitura de Parnamirim, por meio da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a OAB/RN - Ordem dos Advogados do Brasil, firmarão nesta quinta-feira (13/07), a assinatura do convênio que implanta o Setembro Cidadão no município. Será às 15h, no auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

     

    O PROBEC -Programa Brasileiro de Educação Cidadã foi lançado em Parnamirim no dia 17 de maio passado. O programa, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Ligia Limeira, que estiveram no evento, tem o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, ensinando ao público infanto-juvenil sobre cidadania, ética e valores morais.

     

    Em Parnamirim, o Programa terá a parceria das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Trânsito e Transporte e da Fundação Parnamirim de Cultura. "Os professores vão poder utilizar a cartilha do PROBEC, denominada Cidadania de A a Z, com os alunos do Ensino Fundamental", afirma a Secretária Municipal de Educação, Francisca Henrique.

     

    A culminância das atividades vai acontecer com a campanha Setembro Cidadão. "Já adquirimos cartilhas que vão beneficiar 12 mil alunos e vamos elaborar diversas ações como exposições, apresentações de dança, música e teatro para o mês de setembro", explicou Francisca.

     

    O "Setembro Cidadão" é um projeto idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira a partir da experiência de uma década, na elaboração de livros educativos. O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul.

     

    A Lei Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como "setembro cidadão". O Estado do Rio Grande do Norte foi o pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim  

    0Comentários

    Deputados recebem a garantia de que hospitais regionais não serão fechados

    Foto: Reprodução

    A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa promoveu reunião extraordinária nesta quarta-feira (12) para discutir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público Estadual (MPRN) e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP), recomendando a elaboração de um cronograma para revisão e readequação de sete hospitais regionais do RN, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, ou a transferência das unidades para entes municipais.

     

    De acordo com o presidente da Comissão, deputado Galeno Torquato (PSD), a reunião foi convocada para que o secretário estadual de Saúde, George Antunes, prestasse esclarecimentos à respeito do TAC. “O secretário nos assegurou que os hospitais não serão fechados e que irá dialogar com os gestores de cada município destas sete unidades, secretarias municipais de saúde e conselhos de saúde para avaliar qual será o perfil de cogestão de cada hospital”, disse Galeno.

     

    O deputado declarou ainda que a Comissão de Saúde da Casa irá acompanhar o andamento do assunto e que, após o recesso parlamentar de julho, convocará uma nova reunião junto ao secretário de saúde “para que a Comissão possa monitorar a condução desse realinhamento e nova regionalização dos hospitais”, acrescentou.

     

    O Termo de Ajustamento assinado pelo Governo do Estado prevê a conversão de hospitais que não apresentam condições estruturais de atendimento pleno em Unidades de Pronto-atendimento, Unidade Básica de Saúde (UBS), Sala de Estabilização ou outro formato, indicando os hospitais regionais de Canguaretama, Caraúbas, João Câmara, Acari, São Paulo do Potengi, Angicos e Apodi.

     

    “Existe um cronograma de reuniões com todos os atores envolvidos nessa questão, oportunidades em que iremos discutir e traçar todas as alternativas viáveis de modo que a população não perca, mas sim, tenha um serviço mais qualificado. Precisamos modificar a realidade atual visando o melhor atendimento nas unidades de saúde”, declarou George.

     

    Vice-presidente da Comissão de Saúde, o deputado Hermano Morais (PMDB) ressaltou a importância da reunião. “É fundamental que o Legislativo Estadual acompanhe essa proposta de readequação da rede de saúde do Estado. A população desses municípios teme que esses hospitais sejam fechados, mas o que se pretende, na verdade, é modificar o perfil dessas unidades para que possam oferecer o atendimento adequado à sociedade”, afirmou.

     

    O deputado Vivaldo Costa (PROS), que também integra a Comissão de Saúde na Assembleia, explicou que os hospitais regionais indicados para sofrerem as intervenções foram apontados, em auditoria operacional do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), como unidades que não atendem satisfatoriamente à população. “A ideia é que, através do diálogo entre os entes envolvidos, estes hospitais sejam readequados a uma nova realidade e possam, enfim, ofertar atendimento digno ao norte-rio-grandense”, falou Vivaldo.

     

    Fonte: ALRN