• 0Comentários

    "A família está outorgando à escola o direito e a obrigação de educar os filhos", analisa o educador Mário Sergio

    Foto: Reprodução

    O "Boa Tarde, Cidadão" de hoje (25) contou com a presença do professor Mário Sérgio de Oliveira, vice diretor e coordenador do Salesiano São José e Dom Bosco. 

     

    Em um primeiro momento Mário Sérgio falou sobre o papel da cada instituição na educação das crianças."Quem educa é a família. Quem amplia a educação é a escola. E quem forma e recebe para o desenvolvimento da cidadania é a sociedade. Mas nós estamos invertendo. A familia está outorgando à escola o direito e a obrigação de educar os filhos. Este é o grande problema", acrescenta.

     

    O educador chamou atenção para o papel dos pais na educação. "O próprio pai quando ele vem pra escola, ele não pergunta qual o projeto político pedagógico. A primeira pergunta dele é o ranking no ENEM", destacou.

     

    Mário Sérgio de Oliveira também falou sobre impunidade e legislação brasileira.

     

    O "Boa Tarde, Cidadão" vai ao ar de segunda à sexta, às 13h15, na Band Natal, sempre ao vivo e com a participação do público. A entrevista completa com Mário Sérgio de Oliveira você confere aqui.

     

    0Comentários

    Moto Romaria acontece dia 1º reunindo mais de 2 mil motociclistas

    Foto: Reprodução

    No dia 1º de outubro acontece novamente o maior passeio motociclístico do Rio Grande do Norte: a 17ª edição da Moto Romaria, evento que une religiosidade com o espírito aventureiro dos participantes em homenagem a uma parte dos padroeiros do estado, os bravos Mártires de Uruaçu, de São Gonçalo do Amarante.


    O evento é uma romaria motorizada com o objetivo de divulgar o templo que representa o turismo religioso de São Gonçalo do Amarante. A cada ano, o evento reúne cerca de 2.000 motociclistas, entre inscritos e os que se juntam ao grupo durante o trajeto.

     

    Previsto para iniciar às 9h30 na Paróquia Santuário dos Mártires – na Avenida Miguel Castro, 1002, no Bairro Nossa Senhora de Nazaré, em Natal – a Moto Romaria percorre ruas da capital potiguar, a BR 101 (passando por Parnamirim), Macaíba, e ruas de São Gonçalo do Amarante até o Monumento aos Mártires na comunidade de Uruaçu, onde é celebrada uma Missa.

     

    O evento ainda realiza paralelamente uma campanha de arrecadação de alimentos que são doados a instituições filantrópicas. A inscrição custa R$ 22,00 + 2kg alimentos não-perecíveis e estão sendo realizadas nas lojas Peninha Motos (3213-2883) e Jassen Motos (3271-1678). O evento faz parte da programação dos padroeiros do Estado, que tem seu feriado no dia 3 de outubro com um grande evento com missas, apresentações diversas e shows.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Projeto cria Semana de Divulgação e Promoção das Leis Municipais

    Foto: Reprodução

    Divulgar e promover as leis em vigor na capital potiguar. Foi com esse objetivo que a Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei n°139/2017, de autoria do vereador Chagas Catarino (PDT), que dispõe sobre a criação da "Semana de Divulgação e Promoção das Leis Municipais". Antes de ser encaminhado para sanção do Executivo, o projeto retorna para segunda discussão em Plenário.

     

    Segundo o vereador Chagas Catarino, a Semana de Divulgação terá um importante papel junto à população da cidade, principalmente na disseminação de informações e orientações sobre a legislação, bem como distribuir material contendo a relação das leis promulgadas.

     

    "Vale destacar que algumas dessas leis são cumpridas de forma parcial e outras são desrespeitadas de forma integral. Tal fato, em sua grande maioria acontece ao desconhecimento da sociedade com relação à existência de regulamentação por parte do legislativo e executivo. Aliás, deve ser compromisso de todos nós parlamentares criar leis que possam reduzir problemas como esse", defendeu o autor da matéria.

     

    Fonte: CMNAT  

    0Comentários

    Parnamirim terá Festival de Talentos e programa ID Jovem

    Foto: Reprodução

    A Semana da Juventude será encerrada amanhã, 26, com duas atividades de extrema importância: a realização de um Festival de Talentos, a partir das 8 horas, no Cine Teatro de Parnamirim e o lançamento do ID Jovem, um programa que beneficia jovens de 15 a 29 anos com uma carteira de identidade estudantil, que oferece descontos em transporte e eventos culturais.

     

    Ambos os eventos acontecerão no Cine Teatro e marcam o encerramento da Semana da Juventude. O município possui hoje cerca de 16 mil estudantes aptos a aderir ao ID Jovem.

     

    O programa proporcionará uma carteira que permite viagens interestaduais gratuitas e meia entrada em cinema e apresentações culturais e esportivas. A Assessoria da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) informa que o Programa é destinado a pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.

     

    Para ser considerado beneficiário do Programa deverá atender aos seguintes critérios:

    Idade entre 15 e 29 anos;

    Pertencer a família com renda de até dois salários mínimos (renda familiar);

    Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico;

    Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses.

     

    Para se cadastrar no CadÚnico é simples. Compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, ou se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura e pergunte onde você poderá proceder com seu cadastramento. O CRAS irá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.

     

    Para saber a relação de documentos necessários, contate o seu CRAS de referência.O assessor Diego Henrique explica que para gerar a identidade jovem basta baixar o aplicativo e preencher os dados do número de identificação social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. "É um processo simples e rápido e garante vários benefícios aos jovens de baixa renda", disse.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim   

    0Comentários

    Parceria entre Executivo e Legislativo leva serviços gratuitos para a população

    Foto: Reprodução

    A Câmara Municipal de Natal participou da edição do Projeto Nossa Cidade realizado neste sábado na Escola Municipal Henrique Castriciano, no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, oferecendo diversos serviços gratuitos para a população. Os vereadores Ubaldo Fernandes (PMDB), Felipe Aves (PMDB), Kleber Fernandes (PDT), Nina Souza (PEN), Preto Aquino (PEN), Dinarte Torres (PMB) e Aroldo Alves (PSDB) estiveram no evento representando a Câmara.

     

    O vereador Ubaldo Fernandes, que é da comunidade, destacou a importância da parceria entre os poderes Legislativo e Executivo para trazer benefícios diretos para a população. "Essa ação é muito importante porque aproxima o poder público com a população prestando serviços exatamente onde o povo mora. Esse serviço feito pela Prefeitura do Natal, o nosso mandato junto à Câmara, juntamente com várias instituições, é uma forma da população ser beneficiada com os serviços que o Poder Público oferece. Os serviços não param por aqui. Eles continuarão ao longo da semana com várias intervenções pelo bairro", avisou.

     

    Durante o Projeto Nossa Cidade, foram oferecidos: emissão de carteira de identidade e de trabalho, CPF, cartão do idoso, de estudante e de artesão; atendimento de odontologia, medicina do trabalho, saúde ocupacional e informática; corte de cabelo e esmaltação; serviços de orientação jurídica e orientação ao trabalhador; atividades artísticas, físicas e culturais; atendimento na unidade móvel do Cadastro Único e atualização do cadastro do programa Minha Casa Minha Vida.

     

    O morador Renato Queiroz esteve presente no evento para retirar a segunda via da carteira de identidade. Ele elogiou a iniciativa e torce para que ações como a realizada neste sábado continuem a serem realizados. "Essa ação social feita no nosso bairro carente é algo muito bom, porque ajuda e beneficia muito a população da Zona Leste com vários serviços. Todos que estão participando dessa ação estão de parabéns. A gente espera que outras comunidades também possam ser beneficiadas", parabenizou.

     

    Foram parceiros do projeto a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), com atuação do Serviço Social da Indústria (Sesi); a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (Fecomércio), com atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); a Secretaria do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); o Instituto Técnico e Cientifico da Polícia (Itep); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Equipes do Meio Ambiente e Selim combatem poluição visual em Nova Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Em uma ação conjunta entre as Secretarias de Limpeza (SELIM) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR), a Prefeitura de Parnamirim realizou em quatro dias, uma grande operação para a retirada de faixas irregulares no bairro de Nova Parnamirim. “Retiramos 945 faixas que estavam em passarelas e nas principais avenidas do bairro. Esse combate à poluição visual foi intensificado e novas ações serão programadas em outros pontos da cidade”, disse a secretária Fátima Cabral, do Meio Ambiente.

     

    De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Antônio Batista Barros, esse tipo de publicidade é permitido desde que respeitadas as normas ambientais. É necessário uma licença especial. A solicitação deve ser feita na SEMUR, com apresentação de um croqui onde será colocada a publicidade e o pagamento de uma taxa.

     

    Gutemberg Xavier, da Secretaria de Limpeza, informou que as equipes encheram um caminhão com as faixas. “A ideia é programar ações como essa com frequência para combater a poluição e orientar os munícipes”, explicou o secretário

     

    SERVIÇO:

    As denúncias de poluição visual podem ser feitas pelo telefone: 3644-8249

     

    Fonte: Prefeitura Municipal de Parnamirim  

    0Comentários

    Inscrições para 9ª Corrida Noturna do SESI encerram-se quarta-feira (27)

    Foto: Reprodução

    O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) realizará, no dia 7 de outubro, a 9ª edição da Corrida Noturna. Este ano com novo percurso, saindo da Arena das Dunas, nas categorias infantil, 5km e 10km. As inscrições do primeiro lote já estão abertas e podem ser feitas através do site www.rn.sesi.org.br/corridanoturna .

     

    As inscrições gerais encerram quarta-feira, 27 de setembro ou enquanto tiverem vagas. A retirada dos kits será realizada no SESIClube Natal, nos dias 05 e 06 de outubro, das 10h às 19h.

     

    Com R$ 10 mil em premiação, este ano são aguardados 3.500 corredores e um público geral de 6 mil pessoas. A estrutura de apoio será montada no estacionamento da Arena das Dunas e contará com Massoterapia, Guarda-volumes, Espaço Kids, entre outros; e será aberta a partir das 16h.

     

    Um dos diferenciais do evento é a corrida infantil, da qual podem participar crianças de 4 a 13 anos. A largada acontece às 17h, e as inscrições têm o valor simbólico de R$ 15, no primeiro lote, que encerra no dia 31 de agosto.

     

    Este ano a Corrida Noturna do SESI conta com o patrocínio da Fila, Frisco e Santa Clara.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Aprovado projeto que confere mais transparência aos eventos culturais

    Foto: Reprodução

    Entre os projetos parlamentares aprovados na sessão plenária desta quinta-feira (21), está o de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) que determina a obrigatoriedade de divulgação de todos os gastos públicos realizados em eventos culturais. O projeto propõe mais transparência na aplicação desses recursos. Segundo o parlamentar, os princípios da transparência e publicidade têm por objetivo permitir à sociedade conhecer e compreender os atos e contas públicas, divulgados em linguagem clara, objetiva e sem dificuldades.

     

    A proposta determina a presença de sinalização in loco com informações a respeito da realização do evento. “Com esse projeto, pretendemos cumprir os princípios da transparência e publicidade e, dessa forma, a população tomará conhecimento do quanto é investido no segmento cultural e como esses recursos são utilizados”, justifica Gustavo.

     

    De acordo com o Projeto de Lei, a sinalização deve ser afixada no local do evento contemplando informações como a atração contratada e o seu respectivo valor, as empresas responsáveis pela estrutura física, de som, iluminação e seus respectivos valores, e a origem dos recursos para as contratações. A mesma deverá ser mantida do início ao término do evento, com dimensões de no mínimo três metros de largura por dois metros de altura.

     

    Também foi aprovado projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade aos estabelecimentos hoteleiros do Estado em identificarem as crianças e adolescentes neles hospedadas. Do deputado Gustavo Fernandes (PMDB), o plenário aprovou matéria denominando de “Rodovia Deputado Patrício Júnior” a RN-117, no trecho que liga o entroncamento da BR-226 ao Município de Martins. A matéria que institui o Dia do Homem Cristão no RN, de autoria de Jacó Jácome (PSD), também passou em plenário.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Aprovado projeto que confere mais transparência aos eventos culturais

    Foto: Reprodução

    Entre os projetos parlamentares aprovados na sessão plenária desta quinta-feira (21), está o de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) que determina a obrigatoriedade de divulgação de todos os gastos públicos realizados em eventos culturais. O projeto propõe mais transparência na aplicação desses recursos. Segundo o parlamentar, os princípios da transparência e publicidade têm por objetivo permitir à sociedade conhecer e compreender os atos e contas públicas, divulgados em linguagem clara, objetiva e sem dificuldades.

     

    A proposta determina a presença de sinalização in loco com informações a respeito da realização do evento. “Com esse projeto, pretendemos cumprir os princípios da transparência e publicidade e, dessa forma, a população tomará conhecimento do quanto é investido no segmento cultural e como esses recursos são utilizados”, justifica Gustavo.

     

    De acordo com o Projeto de Lei, a sinalização deve ser afixada no local do evento contemplando informações como a atração contratada e o seu respectivo valor, as empresas responsáveis pela estrutura física, de som, iluminação e seus respectivos valores, e a origem dos recursos para as contratações. A mesma deverá ser mantida do início ao término do evento, com dimensões de no mínimo três metros de largura por dois metros de altura.

     

    Também foi aprovado projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade aos estabelecimentos hoteleiros do Estado em identificarem as crianças e adolescentes neles hospedadas. Do deputado Gustavo Fernandes (PMDB), o plenário aprovou matéria denominando de “Rodovia Deputado Patrício Júnior” a RN-117, no trecho que liga o entroncamento da BR-226 ao Município de Martins. A matéria que institui o Dia do Homem Cristão no RN, de autoria de Jacó Jácome (PSD), também passou em plenário.

     

    Fonte: ALRN 

    0Comentários

    Detran amplia horário de agendamento de teste prático no Via Direta e Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Atendendo a mais uma estratégia do Governo do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) ampliou o atendimento aos usuários que desejam agendar o teste prático de direção veicular. O agendamento que antes era feito em horário reduzido foi ampliado tanto na Central do Cidadão do Shopping Via Direta, em Natal, como também na situada na cidade de Parnamirim.

     

    Os usuários podem agendar o teste prático de direção veicular na unidade do Shopping Via Direta, às segundas e sábados das 9h às 14h30, e de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 20h, antes esse agendamento só era feito na parte da tarde. Em Parnamirim, o atendimento é realizado das 8 às 17h, de segunda à sexta.

     

    Para realizar o agendamento, basta o usuário comparecer ao local de sua preferência de posse da carteira de identidade e CPF, agendar o horário e pagar a guia de compensação do serviço. O agendamento para a prova prática só é realizado após o aluno concluir toda a etapa do curso teórico ministrado pelo Centro de Formação de Condutor (CFC) de sua escolha.

     

    “A ideia é ampliar o atendimento em todos os postos do Detran, facilitando a prestação do serviço para a população, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, avaliou o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN    

    0Comentários

    Saiba como agendar a próxima sessão no Planetário de Parnamirim

    Foto: Reprodução

    Os alunos da Escola Homero de Oliveira Dantas, localizada no bairro Boa Esperança, fizeram ontem (20), uma visita ao Planetário Municipal e aproveitaram para conhecer também, a área verde do Parque Aluízio Alves, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado hoje (21).

     

    A professora Tetê Virgínia, que ao lado do professor Eduardo Ramos, acompanhou o 2º ano da Escola Homero durante a visita, disse que esse momento de aprendizagem além das paredes da sala de aula é ótimo, muito proveitoso. "Sempre incluímos em nosso planejamento, aulas de campo com as quais é possível tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno", disse a Professora Tetê. De acordo com a professora, os alunos relataram muita emoção e aprendizagem com a experiência.

     

    Alunos da rede pública municipal de ensino estão sempre descobrindo o encanto do Planetário Municipal por meio de sessões agendadas, durante todo o ano. Atualmente, são realizadas quatro sessões diárias, de aproximadamente 30 minutos, para as escolas, de segunda à sexta-feira, nos seguintes horários: às 08h30 e às 10h00 e às 14h00 e 15h00.

     

    Já para os cidadãos, são disponibilizadas as sessões públicas, na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 15h15. O agendamento é feito no próprio planetário ou por telefone, por meio dos números 3643-3931 e 3645-2023. Cada sessão comporta 59 visitantes e mais um, cadeirante. A próxima sessão pública será no dia 06 de outubro.

     

    AGENDAMENTO DAS SESSÕES

     

    Para as escolas da rede pública municipal de ensino, as sessões são gratuitas. As escolas públicas de outros municípios e da rede estadual de ensino pagam uma taxa de R$ 100,00. Já as escolas privadas, sejam de Parnamirim ou de outro munícipio, ou ainda, da rede estadual, pagam uma taxa de R$ 200,00.

     

    O preço da sessão pública para o cidadão é de R$ 4,00. Estudantes que não se encaixam nos critérios definidos anteriormente, pagam meia entrada, mediante apresentação de carteira estudantil. O benefício do ingresso por meia entrada é estendido aos idosos com carteira de identificação e aos professores, com apresentação de contracheque. Para todos os militares, as sessões são gratuitas.

     

    A sala do Planetário Municipal também conta com uma exposição permanente de banners sobre a história e evolução do universo. "É só agendar e o visitante pode conhecer curiosidades e conhecer o equipamento, um dos melhores do país", conta a secretária Genúzia Nunes. Atualmente, já são conhecidas 7 apresentações, entre elas, "Viajantes do Espaço", "Gigantes do Céu", "Pingo" (Infantil) e "Estrelas e Galáxias".

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

    0Comentários

    Autor de livros infantis visita creche de São Gonçalo

    Foto: Reprodução

    Escritor de renome nacional da leitura infantil, o mineiro erradicado em Natal, José de Castro, passou por São Gonçalo essa semana, visitando unidades de ensino da rede pública municipal e apresentando suas obras e conversando com estudantes e educadores.

     

    Na quarta feira (20), ele esteve na creche Padre Thiago Theisen apresentando suas obras e vivendo momentos de atividades com os alunos e a equipe de professores e coordenadores da unidade, com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Educação.

     

    A coordenação da creche, por ter adotado uma das obras que aborda o tema ecológico (O Mundo em Minhas Mãos), convidou o autor José de Castro para apresentar seu trabalho e reviver com seus alunos algumas de suas experiências.

     

    Ressalte-se que os livros infantis e infanto-juvenis do autor vêm sendo adotados em várias escolas no Rio Grande do Norte e em outros estados da federação. Em meio às apresentações, momentos de fotos com as crianças.

     

    Dentre os trabalhos do escritor, destacam-se:

    1. O MUNDO EM MINHAS MÃOS (Bagaço,Recife, 2005); (2ª edição)
    2. POEMARES (Dimensão/BH/MG, 2007); (3ª edição)
    3. A COZINHA DA MARIA FARINHA (Paulinas/SP, 2007); (4ª edição)
    4. DICIONÁRIO ENGRAÇADO – Reflexões de um adolescente (Paulinas/SP, 2007)
    5. POETRIX (poemas para adolescentes) Dimensão/BH, 2012.
    6. A MARRECA DE REBECA (Bagaço/2014) – Relançamento
    7. POEMAS BRINCANTES (CJA, Natal, 2015)
    8. MEU AMIGO PALADAR – um guia da alimentação saudável (Comunique Editora, Natal, 2016, em parceria com o poeta Antônio Francisco)
    9. VACA AMARELA PULOU A JANELA (reinvenção de parlendas) (Dimensão, BH, 2017)

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Audiência debate implementação de consórcio intermunicipal de segurança

    Foto: Reprodução

    Através de uma proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), a Câmara Municipal de Natal debateu nesta manhã (20) a formação de um consórcio intermunicipal de Segurança na região metropolitana de Natal. A audiência Pública foi ocasionada pelo crescimento da violência e criminalidade no estado, especialmente na Grande Natal, que necessita de medidas efetivas para combater o problema. Participaram representantes da segurança pública municipal e estadual, de setores produtivos como a Fecomércio, parlamentares de outros municípios, populares e líderes comunitários, bem como os vereadores Fulvio Mafaldo (SD), Robson Carvalho (PMB) e Preto Aquino (PEN).

     

    "A Câmara Municipal tem o dever e o direito de participar desse debate. O consórcio público de segurança metropolitana é o caminho e cabe aos gestores efetivá-lo. Precisa de iniciativa dos gestores mas estamos aqui para evoluir nesse debate e vamos continuar provocando a discussão. Vamos solicitar a reativação do Conselho Metropolitano para, a partir daí, implementar esse consórcio", disse o vereador Aroldo Alves ao relatar sobre o aumento da criminalidade no estado. Segundo destacou, um consórcio público voltado para a área de segurança pública pode ser mais uma forma de gerir melhor recursos humanos e materiais logísticos, através de ações conjuntas e estratégias planejadas entre os municípios.

     

    O delegado Cleiton Pinho, representando a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, também defendeu a união das forças de segurança. "A segurança pública passa pela integração das forças de segurança municipais. Estamos em tratativas e verificamos que o caminho que temos não é outro se não a integração", disse. O Governo já planeja executar essas ações integradas. Renato Cunha Lima, coordenador da Secretaria Estadual de Planejamento para a região metropolitana, explicou que já estão em andamento as ações para integrar as guardas municipais com a polícia. "Em dois meses queremos apresentar para o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, o Parlamento Comum da região Metropolitana e para a Assembleia Legislativa. Desde 97 existe o conselho e em 2016 foi criado o grupo de trabalho para a segurança publica onde se discute essa medida", revela.

     

    Da parte do município de Natal, a Guarda Municipal apresentou suas ações no combate e na prevenção da violência com projetos voltados para estudantes. A Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Ramalho, representou o prefeito Carlos Eduardo e disse que todas as informações debatidas serão lavadas ao chefe do executivo e destacou que é preciso também investir na assistência social e educação para prevenir a violência. "Levarei ao prefeito as colocações e preocupações de todos aqui e penso que o investimento social tem que caminhar lado a lado com as políticas de segurança. Precisamos caminhar lado a lado para colhermos os frutos mais à frente", disse a secretária.

     

    Fonte: CMN 

    0Comentários

    Detran participa do I Fórum de Debate sobre Acidentes de Trânsito do RN

    Foto: Reprodução

    O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Júlio César Câmara, participou na manhã desta quarta-feira (20), do I Fórum de Debate sobre Acidentes de Trânsito do RN, organizado pela Coordenadoria de Justiça do Juizado Especial de Natal. O Fórum é uma das atividades relacionadas dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) planejada pelo Detran e órgãos parceiros do projeto Vida no Trânsito.

     

    O debate foi aberto pela juíza de direito, Sulamita Bezerra Pacheco, que apresentou as diretrizes dos temas a serem o foco das intervenções e abriu espaços para os representantes de cada órgão de trânsito convidado para se apresentar e iniciar o debate de ideias. O juiz do Juizado Especial de Trânsito de Natal, Múcio Nobre, conduziu a roda de conversa apresentando sua experiência no julgamento de causas de trânsito.

     

    Na ocasião, o diretor Júlio César Câmara apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pelo Detran, apresentou dados estatísticos coletados e analisados pelo setor competente do Departamento, e se mostrou aberto ao fortalecimento da integração entre as instituições responsáveis pela segurança viária nas três esferas administrativas. “O Detran vem atuando com o objetivo maior que é salvar vidas, seja por meio das campanhas educativas ou através de fiscalização coercitiva, a exemplo da Operação Lei Seca. Sabemos que a integração é importante, por isso trabalhamos sempre junto dos demais órgãos”, disse.

     

    Os temas abordados durante o Fórum versaram sobre a importância do trabalho articulado e colaborativo entre os órgãos, visando maior eficiência no atendimento aos usuários. Foi discutida e definida a jurisdição de cada instituição e a circunscrição das vias. Dados sobre acidentes de trânsito foram divulgados e analisados, como também foi avaliada a possibilidade de divulgação maior das competências definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de maneira a comunicar essas informações à população.

     

    Além do Detran, o Fórum contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando de Policiamento Estadual de Trânsito (CPRE), Tribunal de Justiça do RN (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia de Acidentes de Trânsito da Polícia Civil, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), ITEP, Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Samu, CBTU, Seguro DPVAT e secretarias municipais de trânsito de Natal, Parnamirim e Mossoró.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

     

     

    0Comentários

    Caern está trabalhando no conserto de dois poços em Mossoró

    Foto: Reprodução

    O poço 8 e o poço 2, em Mossoró, estão passando por manutenção em razão de apresentarem problema eletromecânico. A previsão inicial era de que os dois estivessem em funcionamento na quarta-feira (20). Mas o poço 2 já começou a operar com baixa vazão nesta terça (19). O poço 2 abastece Paredões, Barrocas, Bom Jardim e parte do Santo Antônio. Já o poço 8 abastece o Alto do Xerém, Carnaubal, Alto da Conceição, Belo Horizonte e parte do Centro.

     

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está abastecendo esses bairros por meio da adutora Jerônimo Rosado, no intuito de minimizar os transtornos causados pela suspensão do envio de água pelos poços. O poço 2 estava previsto para voltar na semana passada, mas em razão de rebaixamento de lençol freático (águas subterrâneas), a Caern teve que fazer nova avaliação sobre as condições de operação do poço, o que fez com que o mesmo tivesse seu conserto adiado.

     

    Fonte: CAERN