• 0Comentários

    Detran inicia cronograma de vistoria do transporte público escolar

    Foto: reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou no sábado (17) o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados pelas prefeituras do interior do Estado para transportar estudantes. As primeiras cidades visitadas pelos técnicos do Detran foram Nova Cruz e Santa Cruz, sendo vistoriados cerca de 60 ônibus. Neste primeiro semestre, outros 18 municípios terão ônibus estudantis inspecionados pelo Detran.

     

    O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo munícipio a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

     

    O cronograma de vistorias para o primeiro semestre deste ano segue nos próximos dias com fiscalizações nas cidades de Canguaretama, Macaíba, Caicó, Currais Novos, João Câmara, São Paulo do Potengi, Angicos, Assú, Pau dos Ferros, São Miguel, Mossoró, Apodi, Parnamirim, Ceará Mirim, Alexandria, Patu, Parelhas e Jucurutu.

     

    A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPE) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais. As vistorias iniciam às 8h e sempre aos sábados.

     

    O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

     

    Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Em São Gonçalo, Agricultores de Serrinha recebem orientações sobre o programa Agroamigo

    Foto: reprodução

    A comunidade de Serrinha recebeu na última sexta-feira (16), mais uma reunião do programa de microcrédito rural Agroamigo do Banco do Nordeste (BNB). A ação tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar que reside nas comunidades rurais e que estejam enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

     

    Na ocasião, o agente de microcrédito do BNB, Leonardo Costa, realizou uma palestra informativa apresentando os benefícios, vantagens, e requisitos para a participar do Agroamigo.

     

    Confira a lista completa:

    • Ser maior de idade;
    • Estar quite com a Justiça Eleitoral;
    • Não apresentar restrições cadastrais (SPC, SERASA, CADIN,etc);
    • Apresentar documentos originais e cópias de Registro de Identidade, CPF;
    • Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

     

    Em 2017, foram injetados R$ 480 mil em São Gonçalo do Amarante através do programa, incentivando a produção rural e aumentando a renda familiar. As reuniões acontecem uma vez por mês, nas comunidades rurais do município previamente selecionadas pelos agentes de credito do BNB, EMATER e Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada). Este foi o segundo encontro do ano.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante 

    0Comentários

    Migração de sistema no Detran RN gera alterações no atendimento do orgão

    Foto: reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa aos usuários dos serviços prestados pela instituição, que devido a migração do sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), ocorrida na última semana, os atendimentos referentes há alguns serviços ainda estão apresentando instabilidade, que serão equacionadas por nossa equipe técnica de Informática até o final desta semana.

     

    Ressaltamos que a migração do sistema RENACH é algo complexo e envolve todos os atendimentos referentes a CNH. Nesta semana, o sistema passa por uma bateria de testes que somente podem ser realizados na prática cotidiana dos serviços.

     

    Garantimos a todos que com o passar dessa fase, o Detran estará apto para atender seus usuários com maior agilidade e praticidade, tornando a prestação de serviço mais cômoda.

     

    Outro ponto importante, é que a migração do sistema RENACH possibilita ao órgão maior controle na resolução de possíveis eventualidades que dificultem o funcionamento do sistema.

     

    Fonte: Departamento Estadual de Trânsito do RN

    0Comentários

    Doações para desabrigados de Parnamirim devem ser entregues na Escola Luís Maranhão

    Foto: reprodução

    A Secretária de Assistência Social (SEMAS), Elienai Cartaxo, se reuniu na manhã de hoje, 19, com sua equipe para definir as ações a serem realizadas com o intuito de atender as famílias desabrigadas, em virtude das fortes chuvas do final de semana em Parnamirim. Quatro famílias encontram-se na Escola Luís Maranhão Filho, mas deverão ser transferidas para outro abrigo em breve.

     

    “No total, estamos assistindo 20 famílias, sendo que a maioria buscou abrigo na casa de parentes. Quatro famílias estão abrigadas na Escola Luís Maranhão, onde há uma equipe nossa para auxiliá-los no que for preciso”, explicou Elienai Cartaxo.

     

    Jéssica Castro, 23, mãe de dois filhos está abrigada na Escola Luís Maranhão desde a última sexta-feira, 16. “Aqui recebi todo o apoio da Prefeitura. Até leite para a minha bebê, estou recebendo. O importante é que não estamos desamparados”, disse a jovem.

     

    Elienai Cartaxo explica que as doações para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes devem ser entregues na Escola Municipal Luís Maranhão, na Avenida Jockey Club, s/n.

     

    SERVIÇO:

    Mais informações pelo telefone: 3644.8400.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim  

    0Comentários

    Mais de 20 modalidades esportivas serão apoiadas pela Prefeitura de São Gonçalo

    Foto: reprodução

    Aproximadamente 10 mil atletas serão beneficiados em 23 modalidades esportivas apoiadas pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN em 2018. Nesta sexta-feira, dia 16, com Teatro Municipal lotado, o prefeito Paulo Emídio (Paulinho) lançou oficialmente o Calendário Esportivo da cidade.

     

    A extensa programação, que vai de março a dezembro, conta com circuito de vôlei de areia, open de muaythai, karatê, kickboxing, jiu-jitsu, taekwondo, torneio de xadrez e motocross. Como já havia acontecido ano passado, em 2018 a prefeitura voltou a inserir novas modalidades no calendário, como mountain bike, corrida, beach soccer, games, futevôlei, beach hand, fut7, futebol feminino, entre outras.

     

    “Acreditamos muito na força do esporte como ferramenta de educação e formação cidadã. E precisamos ampliar nosso apoio aos atletas da nossa cidade, valorizar e incentivar nossos filhos à pratica esportiva, que, pra mim, é fundamental para a integração e socialização dos jovens e adolescentes”, ressalta prefeito Paulo Emídio.

     

    Micael Moreira, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, observa que a gestão de Paulinho não tem medido esforço para tornar São Gonçalo reconhecida, cada vez mais, como “a cidade do esporte amador”. “Queremos que nossos atletas conquistem seus espaços, seus sonhos e suas metas. Muitos são-gonçalenses ganharam destaque nacional e até internacional; e, se depender da Prefeitura, iremos ter muitos outros em ascensão”, pontua Moreira.

     

    Musa do Esporte

     

    Outra competição que agita o esporte são-gonçalense é o concurso “Musa do Esporte” que teve sua edição 2018 lançada nesta sexta-feira, dia 16. As inscrições já estão abertas e seguem até às 13h do dia 19 de fevereiro (segunda-feira), na sede da Secretária de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

     

    A eleição será realizada através de votação popular pela internet a partir do dia 21 de fevereiro. As candidatas precisam ser maiores de 18 anos e residirem no município. Para mais informações, entrar em contato com Alexsandra Paiva pelo telefone (84) 98704-1153.

     

    Fonte: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

    0Comentários

    SENAI-RN traz especialista alemão para formar cervejeiros artesanais no RN

    Foto: reprodução

    O sabor, o aroma, a coloração, a textura são detalhadamente apreciados por aqueles que degustam uma cerveja artesanal. Trata-se de um hobby que tem despertado um interesse crescente não só na degustação, mas também na detalhada preparação da bebida. Há, no Rio Grande do Norte, diversos grupos que frequentemente se reúnem para apreciar essas cervejas e até uma associação que reúne os apreciadores.

     

    Ao constatar esse interesse em crescimento, o SENAI-RN, por intermédio do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, programou um curso de qualificação profissional de cervejeiro artesanal. E, para assegurar o padrão de excelência da formação que será oferecida, foi firmada uma parceria com a Fundação da Indústria Alemã, que designou um especialista, Horst Ernst Bismark, para ministrar as aulas e o treinamento, que vão começar na segunda, dia 19 de fevereiro.

     

    Nesta primeira turma, serão formados vinte cervejeiros artesanais. Eles serão potenciais multiplicadores, ou seja, poderão ser os instrutores de novos cursos e capacitações voltadas ao setor. A diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo , destaca a importância de se promover uma atividade de formação em uma área na qual há cada vez mais pessoas interessadas. Ela ressalta também a excelência técnica das aulas que serão ministradas por um especialista alemão.

     

    As aulas e o treinamento vão começar na terça-feira, 19, e irão até o dia 9 de março. O consultor alemão vai ministrar a formação das 13 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas, no Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta.

     

    Os participantes vão receber toda a formação necessária para a produção de cervejas artesanais, atendendo às normas e procedimentos técnicos de boas práticas de fabricação, de qualidade, higiene, saúde e respeito ao meio ambiente.

     

    Ao concluir o curso, terão a capacidade de produzir a cerveja e identificar os ingredientes básicos, os equipamentos para a fabricação, o procedimento, a fermentação, além dos adequados armazenamentos.

     

    O curso é resultado de uma parceria entre o SENAI-RN e a SES, a fundação da Indústria Alemã para Cooperação Internacional. A SES é a principal organização de voluntariado da Alemanha para especialistas e executivos que estão aposentados e se dedicam a difundir conhecimentos técnicos forma da Alemanha.

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Parnamirim e UFRN irão desenvolver projeto para atendimento ao idoso

    Foto: reprodução

    Parnamirim foi escolhida para desenvolver junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um projeto voltado para o aprimoramento do atendimento aos idosos do município. O projeto é uma iniciativa da UFRN, que foi vencedor de um edital da Secretaria Nacional de Defesa do Direito da Pessoa Idosa, que premiou os três melhores projetos do país nessa área.

     

    O projeto será realizado inicialmente no Bairro de Monte Castelo e seguirá várias etapas. A primeira delas será o monitoramento das condições de saúde dos idosos com a utilização de tecnologias de apoio ao diagnóstico, ao tratamento e às intervenções desse grupo social.

     

    Em paralelo a esse monitoramento, serão desenvolvidas uma série de outras ações em parceria com a Prefeitura. Uma delas é trabalhar juntos ao alunos da rede pública de ensino municipal e aos pais, informações sobre o idoso, do ponto de vista da saúde, da sua cidadania, do respeito e sua dignidade.

     

    De acordo com o professor, Álvaro Campos Cavalcanti, docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do projeto, a parceria com o município nasceu do desenvolvimento de um outro projeto voltado para acompanhamento de mulheres na menopausa.

     

    “A partir de toda essa disponibilidade que Parnamirim sempre nos proveu nós entendemos que o município reunia todas as possibilidades para que pudéssemos trazer esse projeto para a cidade”, explicou.

     

    Uma outra iniciativa do projeto será a promoção de um concurso, no qual os próprios idosos escolherão a logomarca do projeto. O melhor desenho será premiado.

     

    Ainda de acordo com o professor, a ideia é expandir a iniciativa para outras áreas da cidade. “Inicialmente nós estamos contando com o apoio da secretaria de saúde, assistência social, e da saúde, mas a ideia é que possamos estender o convite para as demais secretarias para que todas possam estar envolvidas nessa melhora da assistência ao idoso”, declarou.

     

    Como resultado final, o professor espera que, de fato, o atendimento à pessoa idosa ocorra de forma mais eficiente e consequentemente que ele seja estendido para todo o município.

     

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim  

    0Comentários

    Alunos do curso preparatório para o ENEM do Senac RN são aprovados no Sisu

    Foto: reprodução

    Entre março e outubro de 2017, o Sistema Fecomércio RN, através do Senac e Sesc, realizou curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde cerca de 20 alunos foram aprovados.

     

    Os conteúdos das aulas eram específicos para o exame, onde foi abordado Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes, História, Geografia, Ciências da Natureza, Química, Matemática e suas tecnologias.

     

    Aprovado no curso de Direito na UERN, Gabriel Sousa, afirmou que o curso preparatório foi decisivo para sua aprovação. 'Os instrutores que ministraram as aulas eram excelentes, o que facilitou muito no meu aprendizado, principalmente nas matérias de física e história. Com certeza o cursinho foi crucial para minha aprovação', disse. 

    Aprovados:
    Vanessa Sipião da Silva
    Jeferson Fonseca do Nascimento
    Jessica Karoline De Andrade Lima
    Luis Henrique Franca Bezerra
    Rayane Santos De Melo
    Roberta Avelino Oliveira
    Luiz Carlos Lacerda Bezerra
    Fabian Dalinson Da Silva Freitas
    Asla Cibelly Costa Targino
    Andrea Laiza Costa Sena
    Amanda Quinani Justino
    Igor Ramom Costa Duarte
    Gabriel Lucas De Sousa
    Moisés Emanuel Ribeiro
    Rudson Matheus Carvalho De Melo
    Narla Luiza Correiade Souza
    Luiza Emanoely Abreu De Sousa
    Helaine Michaelly De Oliveira Penha
    Jessica Nascimento De Andrade Tavares

     

    Aguardando 2ª chamada:

    Alisson Kenede Camara De Lima
    Maria Sara Izidio Da Silva
    Williane Vivian De Souza Queiroz
    Raquel Thaise Oliveira Da Silva
    Maria Eduarda De Paula Sena
    Lucia Kareninny Do Nascimento Silva
    Joice Larissa Barreto Peixoto
    Arielly Thais de Moura Barros
    Caio Juliano Saldanha Lopes
    Alexandre da Silva Costa

     

    Fonte: SENAC RN  

    0Comentários

    Detran notifica motoristas com 20 ou mais pontos de penalidades na CNH

    Foto: reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) notificou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) mais de 150 condutores que devem ter o direito de dirigir suspenso por motivo de ter atingido 20 ou mais pontos relativos à infração de trânsito no período de 12 meses. A instauração do processo administrativo de suspensão do direito de dirigir juntamente com a relação nominal dos motoristas notificados pode ser conferida no DOE. 

     

    Agora os condutores notificados têm até o dia 09 de março para apresentar sua defesa no sentido de tentar reverter a punição. A notificação via DOE se fez necessária devido as várias tentativas de deixar o condutor ciente do fato por meio de remessa postal não alcançarem sucesso. Nesse caso, o condutor relacionado na instauração de processo administrativo que quiser apresentar justificativa tem que interpor a defesa encaminhando a mesma escrita a Direção Geral do Detran, sendo o documento datado, assinado e acompanhado de documento de identificação civil.

     

    A defesa deve ser protocolada no setor de Impedimentos e Liberações do Detran Sede (Cidade da Esperança, Natal-RN), nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou nas Centrais do Cidadão distribuídas no Estado. Pode ainda ser enviada pelo correio para o Detran/RN, no endereço: Avenida Perimetral Leste, 113, bairro de Cidade da Esperança, Natal/RN. Ao fim do prazo sem a apresentação da defesa por parte do condutor o processo será julgado à revelia.

     

    O condutor julgado culpado por motivo de alcançar 20 pontos ou mais na CNH por registro de infrações fica impossibilitado de conduzir veículo automotor por um período de seis meses a um ano. Se for constatado que houve reincidência no tempo de 12 meses a punição é ampliada de oito meses até dois anos. Outro ponto é que o condutor deve passar por um curso de reciclagem.

     

    Quando ocorre a suspensão do direito de dirigir a CNH do condutor infrator é retida, sendo somente devolvida após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem. No caso específico do prazo da penalidade imposto pelo órgão de trânsito, o mesmo só começa a vigorar no momento em que a CNH do condutor for registrada pelo Detran/RN como retida.

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN

    0Comentários

    Vereadores acreditam que ano legislativo será de muita produtividade

    Foto: reprodução

    A Câmara Municipal de Natal (CMN) retornou do recesso parlamentar nesta quinta-feira (15) com a leitura da Mensagem Anual do Chefe do Poder Executivo já com perspectivas de ampliar a produção legislativa e de aumentar o papel de órgão fiscalizador. Participaram da sessão os parlamentares, os secretários municipais, servidores, líderes religiosos, além de representantes da sociedade civil organizada.

     

    A vereadora Nina Souza (PEN), líder da bancada governista, acredita que esse será um ano de discussões em torno de grandes projetos como a organização do transporte público de Natal e a revisão do Plano Diretor da cidade. "As expectativas são as melhores possíveis, haja vista que ano passado conseguimos aprovar, muito antes do prazo, o orçamento e mais de 90 projetos. Esse ano entramos nas discussões com a pauta enxuta. A grande discussão desse ano será a organização do transporte público de Natal. Na sequencia discutiremos a revisão do Plano Diretor de Natal, mas esse é um assunto que deve entrar na pauta lá para o final do ano", completou.

     

    O vereador Cícero Martins (PTB) acredita que um dos grandes papéis da Casa para este ano legislativo será a fiscalização do Poder Executivo. "A gente espera que a gente tenha mais fiscalização município. Natal já tem uma quantidade de leis suficientes para funcionar. na verdade, tem até mais, porque só funcionam, em média, 30% das leis que são aprovadas aqui. Quero ver dos meus colegas o contato mais firme com a fiscalização do erário e isso eu senti um pouco de falta no ano passado", disse.

     

    O parlamentar Kleber Fernandes (PDT), destacou o papel da bancada de sustentação do governo na Câmara. Para ele, os vereadores terão um papel importante na aprovação de projetos que veneficiem a sociedade. "Estamos iniciando hoje os trabalhos com a leitura da mensagem do prefeito Carlos Eduardo, onde foram apresentados os investimentos e perspectivas para 2018, além de uma prestação de contas de tudo o que foi feito em 2017. A exemplo do que foi feito no ano anterior, a base haverá de cumprir esse papel de dar apoio àqueles projetos que tenham o objetivo de melhorar o desempenho da gestão e que tragam melhorias para o povo de Natal", observou.

     

    A vereadora Natália Bonavides (PT) acredita que a Câmara manterá o importante papel da fiscalização como ocorreu em 2017. Ela também enalteceu que a oposição deverá ter um papel importante na construção de leis como a de Licitação dos Transportes Públicos que deve entrar na pauta de discussões ainda esse mês. "Acho que 2018 vai ser um ano de debates muito importantes como a Lei da Licitação dos Transportes, que é sempre acalorado. A oposição terá esse papel essencial de discutir, mas também de crucial de estar sempre fiscalizando. No ano passado, o papel foi tão importante que descobrimos um rombo de R$ 80 milhões na previdência, que vinha sendo negado pelo Executivo. Esse ano vamos continuar com esse papel", avisou.

     

    As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Natal serão retomadas na próxima terça-feira (20), conforme estabelecido no Regimento Interno da Casa.

     

    Fonte: CMNAT 

    0Comentários

    Grupo de Trabalho do Ministério da Integração e Nordeste Forte discute obras de infraestrutura na região

    Foto: reprodução

    As obras da transposição das águas do Rio São Francisco prosseguem sem interrupção e deverão chegar ao reservatório de Japi, no Ceará, até julho deste ano. Trata-se de um trecho do “Eixo Norte”, que também vai beneficiar as bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte.

     

    As informações foram apresentadas na mais recente reunião do Grupo de Trabalho formado por representantes do Ministério da Integração e da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega as Federações das indústrias da região e é presidida pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo.

     

    A ordem de serviço para a execução da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco foi assinada em junho de 2017, após decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que suspendeu o embargo à continuidade do trecho.

     

    O Eixo Norte também deverá percorrer o oeste de Pernambuco. De lá, seguirá pelos canais para contemplar também cidades da Paraíba e o Rio Grande do Norte. A água do São Francisco vai beneficiar cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios nesses estados.

     

    Coube ao diretor de Projetos Estratégicos do ministério da Integração, Antônio Luitgards Moura, apresentar o relato sobre o andamento das obras da transposição, durante a reunião do Grupo de Trabalho, que além de equipes do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), é formado por representantes do Banco do Nordeste; das Federações das Indústrias dos estados nordestinos – reunidos na Nordeste Forte – e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

     

    Segundo o secretário executivo da Nordeste Forte, Ernani Bandeira, durante a reunião foram apresentados possíveis ajustes no projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, que trata de renegociações do Crédito Industrial.

     

    Na ocasião, o coordenador-geral de Planejamento da Transmissão do Ministério das Minas e Energia, Thiago Prado ainda informou que o órgão está fazendo a manutenção nos sistemas de linhas de transmissão no Nordeste e planejando os próximos leilões de abril e junho.

     

    O Grupo de Trabalho do Ministério da Integração e Nordeste Forte terá uma nova reunião na próxima quarta-feira (21).

     

    Fonte: FIERN 

     

    0Comentários

    Parnamirim mantem equipes em alerta devido a previsão de mais chuvas

    Foto: reprodução

    Com o intenso volume de chuvas em Parnamirim e a previsão de mais precipitações nos próximos dias, a Prefeitura manteve hoje, 15, a situação de alerta e equipes de plantão. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) na terça-feira o volume de chuva foi de 98 mm e na quarta-feira o registro foi de 85 mm, totalizando 183 milímetros, o que representa quase o dobro do que é esperado para o mês de fevereiro todo.

     

    Duas lagoas tiveram problemas de alagamento – a Aderbal e a Antônio Pontes, mas tão logo a chuva deu uma trégua, o nível das águas baixou e os pontos críticos tiveram as vias liberadas. Por determinação do prefeito Rosano Taveira, equipes estão em alerta para atuarem assim que preciso. “O volume de água foi muito grande. E, para darmos apoio aos moradores disponibilizamos números de telefone para que liguem em casos de emergência”, disse o gestor.

     

    A população pode acionar os números 190 e 193, que funcionam 24h, para casos de risco como alagamentos em qualquer área da cidade ou o telefone 98855.2254.

     

    Fonte: Prefeitura de Parnamirim 

     

    0Comentários

    NAGI apresenta amanhã (16) projeto sobre inovação industrial

    Foto: reprodução

    O Núcleo de Apoio à Inovação (NAGI) realizará no dia 16 de fevereiro, às 8 horas, na Casa da Indústria, um café da manhã para apresentar aos empresários a ampliação do projeto estruturado a partir do Convênio CNI/SEBRAE, que trata da implantação de planos de inovação nas indústrias/empresas para a inserção da inovação e gestão estratégica.

     

    De acordo com a Gestora do NAGI, Susie Alves de Macêdo, será necessário desenvolver novos modelos de negócios, novas tecnologias, produtos e serviços para ampliar a competitividade. “É preciso também elevar o grau de maturidade em gestão da inovação nas micro e pequenas indústrias do Rio Grande do Norte; estimular a inovação nos setores privados; e transferir conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes, objetivando contribuir para a melhoria do desempenho empresarial”, explicou.

     

    Ela afirma que o projeto propõe ações de gestão da inovação. “Oferece serviços e ferramentas com aplicabilidade, bem como, promove soluções para as empresas industriais no estado do RN”.

     

    Susie Alves acrescenta que ocorrerá no evento uma apresentação metodológica da consultoria consultiva e espaço para adesão formal do empresariado ao convênio. Os atendimentos do Projeto começaram em 2017, com a participação de 20 empresas.

     

    Fonte: FIERN 

    0Comentários

    Senac móvel chega a Monte Alegre e Parnamirim

    Foto: reprodução

    Os municípios de Monte Alegre e Parnamirim serão os primeiros beneficiados deste ano com cursos gratuitos do Senac, por meio do Programa Senac Móvel. O Sistema Fecomércio RN disponibilizará 120 vagas em cursos de capacitação profissional, a partir de parceria com as prefeituras locais.

     

    Para marcar o início das atividades, na segunda-feira (19), Monte Alegre sediará cerimônia, a partir das 19h, ao lado da Secretaria de Assistência Social, local onde a Unidade Móvel está instalada.

     

    A população da cidade terá a oportunidade de participar de cursos como Cabeleireiro Assistente, Corte de Cabelo: Tendências Atuais, Penteados para Festas e Design de Sobrancelhas.

     

    Na quarta-feira (21), será a vez de Parnamirim receber a Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria. A partir das 9h, no Auditório Clênio José dos Santos, ocorrerá a aula inaugural. O município receberá os cursos de Auxiliar de Cozinha, Preparação de Sanduíches Quentes e Frios, Técnicas de Produção de Sobremesas e Bolos e Tortas. 

     

    Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, “a presença das Unidades Móveis do Senac em Monte Alegre e Parnamirim garante que a população dessas localizadas tenham acesso à educação profissional de qualidade e possam ter acesso à oportunidades de trabalho e geração de renda”.

     

    Programa Senac Móvel
    Com o objetivo de democratizar o acesso à educação para o trabalho e ampliar o acesso ao seu padrão de excelência, o Senac conta com unidades do Programa Senac Móvel nas áreas de Beleza, Turismo e Hotelaria e Informática e Gestão. Elas são equipadas com materiais específicos da área de formação, a fim de reproduzir internamente o ambiente real de trabalho de áreas.

     

    Fonte: SENAC RN  

    0Comentários

    SENAI-RN abre matrículas para o curso de costura industrial no Centro Clóvis Motta

    Foto: reprodução

    O Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta (SENAI-RN) está com matrículas abertas para o curso de qualificação profissional em Costura Industrial do Vestuário, que ocorrerá no período de 21/02 a 08/05/2018, no horário das 19 às 22 horas.

     

    Com a qualificação na elaboração de atividades de confecção em máquinas de costura reta e overloque em tecido plano e de malha, o aluno aprenderá métodos e técnicas operacionais de acordo com padrões de qualidade, produtividade, normas técnicas, noções de higiene e segurança para desenvolver peças do vestuário.

     

    Segundo o Diretor do Centro, Genildo Peixoto, o concluinte do curso tem a opção de trabalhar nas operações de costura das indústrias, sendo uma excelente oportunidade para ingresso no mercado de trabalho.

     

    Chayene Gomes, Agente de Mercado do SENAI Clóvis Motta, ressalta que ainda estão disponíveis cursos básicos nesta área como corte e costura e costura básica.

     

    As matrículas podem ser realizadas através do site www.rn.senai.br ou pelo telefone (84)3211-4586.

     

    Fonte: FIERN 


Notice: Undefined index: user in /home/storage/1/b9/e2/robsoncarvalho2/local/lib/Page.php on line 185

Warning: Variable passed to each() is not an array or object in /home/storage/1/b9/e2/robsoncarvalho2/local/lib/Page.php on line 190